Todo mundo que gosta de moto, e até mesmo quem não se interessa muito pelas duas rodas, pelo menos já ouviu falar na Suzuki Hayabusa. Afinal de contas, a "Busa" é uma das motocicletas mais admiradas e cobiçadas do mundo, uma verdadeira lenda.
Tivemos um contato breve com a terceira geração da Suzuki Hayabusa durante o Concurso Moto Premium 2023. Evolução é uma das palavras-chave para definir a moto, lançada originalmente em 1999.
Essa moto sempre impressionou, seja pelas formas, seja pelo desempenho. Agora, a Hayabusa tem muita tecnologia embarcada, o que a torna uma motocicleta ainda mais gostosa e segura de pilotar.
Ao montar na Suzuki Hayabusa, não parece que você tem 264 quilos de moto entre as pernas. A ciclística da motocicleta e o baixo centro de gravidade proporcionam uma experiência fantástica. Sem falar do motor, um quatro cilindros em linha de 1.340 cm³, que entrega 190 cv de potência e 15,3 kgf.m de torque.
Para gerenciar toda essa força e desempenho, a nova Suzuki Hayabusa tem um seletor de modos de potência, além de controles anti-empinamento, de freio motor, de tração e ainda de partida. O motociclista pode escolher dentre três modos, que explico a seguir.
O primeiro, chamado de Modo 1, fornece respostas mais nítida ao acelerador, com potência máxima. É uma escolha sólida para o piloto experiente em busca de esportividade. Já o segundo, Modo 2, oferece respostas mais suaves e entrega de potência mais linear. Isso torna a moto mais prática para passeios diários.
O Modo 3, por sua vez, fornece respostas e curva de potência ainda mais suaves, com entrega reduzida. Ou seja, é ideal para andar em estradas molhadas ou escorregadias, ou enquanto o piloto ainda está se acostumando com todo o potencial esportivo da moto.
Se pilotar essa moto na rua é um verdadeiro deleite, fico imaginando como deve ser essa máquina na pista... Apesar de ter percorrido pouco mais de 10 quilômetros com a nova Suzuki Hayabusa durante o Concurso Moto Premium 2023, foi possível notar como esse modelo pode ser dócil e, ao mesmo tempo, insano e empolgante.
Pode parece exagero, mas em diversos momentos parece que você está em cima de uma bicicleta, tamanha a maneabilidade da moto. A Hayabusa faz curvas com maestria, deita sem medo e ganha velocidade com vigor, acelerando também a frequência cardíaca e entregando altas doses de adrenalina ao piloto.
Com o auxílio do quickshifter bidirecional (não é preciso acionar a embreagem para subir ou descer marchas), as trocas de marchas são perfeitas e suaves. O desempenho da nova embreagem assistida e deslizante garante mudanças precisas e confortáveis.
Todo esse desempenho e potência são contidos com segurança pelo sistema de freios motion track. Esse sistema combina os dados de postura do veículo detectados pela IMU (unidade de medição inercial Bosch de seis eixos) com os dados do sensor de velocidade das rodas dianteira e traseira para ativar o ABS não apenas em linha reta, mas também nas curvas. Com isso, é menos provável que a motocicleta tente se empurrar para cima ou perder tração, em vez de manter seu raio e ângulo de inclinação para cumprir a melhor trajetória ao longo da curva.
Apesar de ser uma moto de desempenho esportivo, a Suzuki Hayabusa é muito confortável - sua posição de pilotagem, é quase de sport-touring. É possível pilotá-la sem precisar ficar "carenado" o tempo todo - escondido atrás da pequena bolha -, um aspecto altamente positivo. A vida do garupa que pode não ser das melhores nessa moto.
A Suzuki Hayabusa é uma moto que vale a pena ter. É uma delícia acelerar e sentir o ronco do motor que sai do escape duplo dessa lenda de duas rodas. A Hayabusa não é uma das superesportivas mais caras, mas ainda assim tem preço alto: custa R$ 124.500 (mais frete). Mesmo que você não possa ter uma, se um dia tiver a chance de experimentá-la em um test-ride, não desperdice a oportunidade. Posso garantir: você vai sair de cima da moto renovado, com um sorriso de orelha a orelha.
Preço: a partir de R$ 124.500
Motor: quatro cilindros em linha, refrigerado a líquido, 1.340 cm³, potência de 190 cv a 9.700 rpm e torque de 15,3 kgf.m a 7.000 rpm
Transmissão: câmbio de seis marchas com quickshifter, embreagem assistida e deslizante, e secundária por corrente
Suspensões: dianteira com garfos telescópicos invertidos e 12 cm de curso; traseira monochoque com curso não divulgado00
Freios: a disco duplo na frente e simples atrás, ABS
Pneus: 120/70 R17 na frente e 190/50 R17, sem câmara
Dimensões: comprimento de 2,18 m, largura de 73 cm, altura de 1,16 m, entre-eixos de 1,48 m, banco a 80 cm do solo, vão livre de 12,5 cm e peso de 264 quilos em ordem marcha
Tanque: 20 litros