Esta avaliação começará diferente. O leitor poderá saber neste primeiro parágrafo a conclusão do repórter após testar o Evoque 2014, veículo equipado com o primeiro sistema de transmissão de nove velocidades no Brasil. E o fato é que os versos da famosa música de Gabriel Gava explicam tudo. Andar neste Land Rover “é fácil, é mole, é lindo”.
Para explicar melhor o porquê deste veredito sobre o Evoque 9 marchas, esta matéria será dividida em 9 tópicos. Vamos a eles.
O Evoque deriva do conceito LRX, revelado pela Land Rover em 2008. E é um dos poucos modelos que chegou à versão de produção bastante parecido com o protótipo. Isto porque o design do modelo foi muito bem concebido e aceito pelo público. Prova disso é que se vão seis anos da apresentação do conceito - outros três anos do lançamento da versão final, de 2011 - e o Evoque chega à metade de sua geração sem necessidade daquele tipo de reestilização no qual a montadora troca uma lanterna, um farol e dá aquele tapinha nos para-choques.
O Evoque 2014 segue à risca a máxima do “time que está ganhando não se mexe”. Para a nova linha, foram introduzidas novas opções de cores externas e de acabamentos internos, rodas em liga leve de 18, 19 e 20 polegadas, além de novo design e espelhos retrovisores redesenhados. Menores que a versão anterior, as peças tiveram as luzes de seta substituídas por um filete em LED, quase invisíveis quando não acionados.
Mas por que tanta marcha? A tecnologia apresenta como resultado mais desempenho com redução do consumo de combustível e emissões de poluentes. Por ter relações de marchas mais curtas, possibilita melhorar o torque e a aceleração e diminuir o ruído em altas velocidades.
A caixa de câmbio presente no Evoque 2014 é a ZF-9HP. A empresa alemã conseguiu, mesmo incluindo três novas marchas, compactar o componente, que é apenas 6 mm mais largo e pesa 7,5 kg menos que a caixa anterior de seis velocidades.
Isto é possível por meio do seu design, que inclui uma bomba hidráulica que contribui também para uma maior eficiência, a qual se somam duas embreagens, em vez dos conjuntos de embreagens convencionais mais volumosos.
O Evoque é um festival de tecnologia. Vem equipado com Assistência de partida em ladeira, controle eletrônico de tração, sistema de navegação, controle de cruzeiro adaptativo, Sistema de Câmeras 360º, entre outros. De novidade na linha 2014 está o sistema start/stop, que interrompe o funcionamento do veículo em situações de congestionamento e religa o veículo imediatamente ao primeiro toque do motorista no acelerador. Há também o Park Exit, complementar ao já existente Park Assist, que auxilia em manobras de baliza sem a interferência do condutor. O novo sistema Perpendicular Assist permite também manobras automáticas em vagas a 90º, comuns em estacionamentos de shoppings.
Quem entra e conduz um Evoque pode viver em um mundo à parte do caos urbano. Dentro do carro o acabamento é impecável. Não há peças em plástico, material que, de tanto vermos por aí, acabamos nos acostumando. O painel recebe finalização em couro com costura dupla, alumínio, entre outros. Como os vidros são acústicos, o ruído externo é praticamente imperceptível para seus ocupantes. O novo câmbio também colabora para isso, já que mantém o motor trabalhando em baixas rotações.
Com tanta tecnologia e tantos aspectos positivos para se rodar na cidade, quase esquecemos a essência da marca Land Rover. O Evoque incorpora sim o DNA off-road da marca inglesa e também traz recursos que ajudam a enfrentar obstátculos fora de estrada (para quem tem coragem de colocar um carro desse valor na terra).
Para facilitar o trabalho, basta a seleção de um dos programas de condução. Com o toque de um botão, o motorista pode programar o carro para condições mais difíceis: areia, lama, terra e pisos escorregadios. Desta forma, o veículo faz uma série de ajustes que deixam o carro “na mão” em qualquer situação.
O Evoque 2014 está equipado com motor 2.0 turbo, capaz de entregar 240 cv de potência a 5.500 rpm. O torque é de 34,67 kgfm. Como já relatamos nesta matéria, o novo câmbio de nove marchas privilegia as rotações mais baixas do propulsor. Com uma gama enorme de marchas, a sensação é de que sempre a velocidade mais correta já está pronta. Ou seja, o carro sempre responde de forma eficiente às investidas no pedal. Caso uma potência extra seja necessária, como em uma ultrapassagem, por exemplo, basta um toque no paddle-shift para uma redução e voilá. A caixa de transmissão ainda oferece um modo de condução esportivo, que pode trabalhar em conjunto com o modo dinâmico de condução. Desta forma, o utilitário esportivo ganha pegada de hatch.
Segundo a Land Rover, o novo câmbio de 9 marchas pode proporcionar redução de combustível na casa dos 11% e de 10% para a emissão de poluentes. Durante teste de cerca de 120 quilômetros em circuito que predominantemente de estrada (e parte na cidade), o computador de bordo do Evoque registrou o consumo de gasolina na média de 6,5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada.
Além de itens já conhecidos como equipamentos de segurança (airbags, freios ABS, controle de tração e estabilidade, etc.), o Evoque 2014 traz o sistema Torque Vectorin. Esta tecnologia atua no diferencial e nos freios para equilibrar a distribuição de torque do motor entre as quatro rodas durante as curvas, freando as rodas de dentro e acelerando as rodas de fora do veículo. Resultado disso: um carro muito mais dinâmico e que convida a uma leve acelerada nas curvas. Isso dá ao utilitário um toque esportivo que muitas vezes não existem em veículos da mesma categoria.
Embora não tenha sofrido mudanças no design, o Evoque recebeu inúmeras versões ao longo de sua recente história. Entre elas está uma série especial feita em parceria com a ex-Spice Girl Victoria Beckham, que introduzia o tipo de couro chamado vintage tan (uma tonalidade mais escura, como caramelo). Este tipo de acabamento agora está disponível nas versões “comuns”, além de outras 16 opções de personalização.
A eficiência e a tecnologia embarcadas no Evoque 2014 deixaram o veículo mais caro. Sua versão de entrada, a Pure, é tabelada em R$ 192 mil. São R$ 12,6 mil a mais do que a linha atual. Segundo a marca, “culpa” do câmbio e do euro.
Confira abaixo todas as versões e preços do Range Rover Evoque 2014.
Pure Tech Pack – 5 portas – R$ 192.000
Dynamic – 5 portas – R$ 227.200
Prestige – 5 portas – R$ 219.100
Prestige Tech Pack – 5 portas – R$ 271.900
Dynamic Tech Pack – 5 portas – R$ 277.900
Pure Tech Pack – Coupé – R$ 195.800
Dynamic Tech Pack – Coupé – R$ 281.700