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Teste: Onix Plus anda bem, bebe pouco e é seguro

Rodamos com a versão Premier, a mais cara do sedã da Chevrolet, que quer manter o reinado... E tem atributos para isso

por André Deliberato

É difícil acreditar que um carro que já reina em seu segmento com folga - o Prisma é o atual sedã compacto mais vendido do Brasil, de longe -, que ganha motor 1.0 turbo extremamente esperto, super econômico e ao mesmo tempo eficiente e ainda recebe cinco estrelas de segurança nos testes do Latin NCAP não continue dominando a categoria.
Esse parágrafo acima descreve como é o Onix Plus. Ele assume o posto do Prisma (que já foi reposicionado e seguirá sendo vendido apenas em sua configuração de entrada, a Joy, baseada na geração anterior) e tem tudo para derrubar as vendas do Volkswagen Virtus, seu maior rival em termos de proposta, e também do Ford Ka Sedan, que agora carrega o status de um dos carros mais ultrapassados do segmento.

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ANDA MUITO

Vamos começar falando sobre seu desempenho. Foram praticamente 100 quilômetros de teste no Rio Grande do Sul, entre as cidades de Porto Alegre e Osório. Entro no carro e a primeira coisa que faço é reparar na posição de dirigir, mais baixa se comparada à do Prisma, mais perto do assoalho do carro e, portanto, mais divertida.
Ponho as mãos no volante, que também me agrada: melhor empunhadura, base achatadinha e aquele tamanho menor que os volantes convencionais reforçam essa sensação. Conecto meu celular ao wi-fi com rapidez, sem dificuldade, e ainda o coloco para recarga no carregador por indução. Poxa! Nem parece que estamos em um carro do segmento brasileiro de entrada... O preço do carro da avaliação era o maior disponível para o Onix Plus: R$ 77.780.
Ajustes feitos nos retrovisores e na altura do banco, é hora de dar a partida, que nesta geração pode ser feita por botão. Ligo o carro, coloco o câmbio no Drive e saio para conhecer a novidade, talvez a maior da categoria neste ano, um pouco à frente do também renovado Hyundai HB20S.
As primeiras arrancadas já impressionam por conta do bom torque - são 116 cv de potência e 16,8 kgf.m com etanol. Na prática, não é um desempenho poderoso como o do Virtus 1.0 TSI, que tem mais de 20 kgf.m, mas é bem suficiente para rodar na cidade e até mesmo em velocidades mais altas da estrada, a 120 km/h - o limite da freeway gaúcha. Segundo a Chevrolet, com etanol, o carro faz  0 a 100 km/h em 9,6 segundos.
Em alguns trechos de curva, o Onix Plus também demonstrou bom comportamento por ser um sedã de entre-eixos relativamente comprido (2,60 m): na "mão", ele responde muito bem aos comandos e dá até ligeira diversão a quem dirige, da mesma maneira que o Virtus consegue proporcionar.

CONSUMO

Meu pé não é leve, vale destacar. Fui checar o consumo quando terminei minha parte do roteiro. Rodando sempre em marchas mais altas e velocidade elevada, obtive a excelente média de 14 km/litro com etanol no tanque, o que, pessoalmente, é um recorde. Foram pouquíssimos trechos em descida que justificassem tal número. Ou seja, na prática, o carro é um monstro do consumo. Meu parceiro que fez o teste comigo conseguiu valores ainda melhores, batendo na casa dos 17 km/l.
Os pneus, embora não sejam especiais para melhorar a economia de combustível, certamente contribuíram para aferição tão significativa. O Onix Plus Premier tem pneus 195/55 R16. O peso total do carro, de apenas 1.117 kg, com certeza foi outro fator importantíssimo para tal medição. Segundo a GM, comparada à geração anterior, a estrutura usa 17% a mais de aços de alta resistência e, mesmo assim, houve redução de peso - foram 6 kg na suspensão e 15 kg no motor.

CONFORTO A BORDO

Por dentro o novo visual de cabine e a qualidade de acabamento são outros fatores que podem influenciar na compra: o Onix Plus talvez não tenha o mesmo capricho do Ka Sedan ou do Cronos (na minha opinião, os mais refinados em termos de materiais dessa categoria), mas está um passo à frente dos outros players do segmento.
O espaço interno foi outro quesito que evoluiu muito se comparado ao Prisma: são 19,4 cm a mais de comprimento e 7,2 cm na distância entre os eixos, o que reflete diretamente no espaço para as pernas de quem vai atrás - mesmo com o banco do motorista posicionado para uma pessoa de 1,80 m, a área para meus joelhos no espaço traseiro ainda é boa. Não é assombroso como no Virtus e no Versa, os mais espaçosos dessa categoria, mas ainda assim era suficiente. O vão para a cabeça também agrada.

CATÁLOGO 0km

Veja preços, versões e ficha técnica do Chevrolet Onix Plus
Ainda lá dentro, a central multimídia MyLink tem sinal até 12 vezes mais estável que o acesso à rede móvel por celular, como no Cruze, e a qualidade da internet oferecida, segundo meu carona, era excelente. Vale dizer que são 3GB ou três meses de cortesia oferecidos pela GM. Depois, o cliente pode adquirir planos de 2 GB até 20 GB por mês - ótima opção para quem for motorista de aplicativos.
Além disso, um app da Chevrolet permite consultar informações do computador de bordo, como, por exemplo, a pressão dos pneus e o nível de óleo do motor. E algumas funções do veículo podem ser comandadas de forma inteligente, como partida remota. A interface ainda permite parear dois celulares ao mesmo tempo e, claro, conexão com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
De volta ao volante, outra coisa que chama a atenção são os sensores de ponto cego nos retrovisores, muito bem posicionados. O controlador de velocidade com limitador e também o assistente de estacionamento, disponível somente no Premier, que quebra um belo galho.

AINDA É SEGURO

Você já deve estar convencido de que estamos rodando com um dos melhores carros brasileiros do segmento de entrada. Anda bem, é econômico, moderno, bem acabado e cheio de equipamentos tecnológicos voltados à conveniência. Mas ainda tem mais: ele também é extremamente seguro, embora os freios traseiros ainda sejam a tambor.
Durante a apresentação, a GM fez questão de ressaltar os resultados do Onix Plus nos testes do Latin NCAP, que alcançaram nota máxima de segurança para adultos e crianças, além do prêmio Advanced Award. Ou seja, o carro ainda se nivela ao Virtus também nesse quesito e supera o rival em vários outros, mesmo custando praticamente R$ 16 mil a menos em suas configurações mais completas (pois é, um Virtus Highline TSI com todos os opcionais sai por quase R$ 95 mil). De forma sucinta, dá para dizer que o Onix vai seguir reinando no pedaço, sem sombra de dúvidas.

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