O Toyota Corolla GR 2023 está confirmado para o mercado brasileiro. Com chegada prevista já para o primeiro semestre deste ano, o hatch será um dos protagonistas de um dos embates mais esperados do mercado brasileiro dos últimos tempos - contra ninguém menos que o Honda Civic Type R, que também desembarca por aqui em 2023.
Então, para começar a aquecer esse duelo de gigantes, confira a avaliação completa desse Toyota apimentadíssimo feita pelos nossos parceiros do Carsales, o maior ecossistema de compra e venda de carros da Austrália. Bora? Então aperte o cinto!
Ainda não sabemos exatamente qual a versão do Corolla encapetado será vendida no Brasil. Nessa avaliação, a opção é a GTS, que é menos – acredite se quiser – que a Morizo Edition. Importante destacar, aliás, que essa configuração também não lembra em absolutamente nada o Corolla GR-S, que além de ser sedã, só tem um visual mais invocadinho.
O preço começa em 62.300 dólares australianos, que representa aproximadamente R$ 217.800 em conversão direta (sem taxas e impostos). No país dos cangurus, o Corolla compete com Honda Civic Type R, Volkswagen Golf R e Hyundai i30 N.
Em um esforço para frear aqueles que apenas compram para depois revender, e fazer uma grana em cima – algo observado recentemente com o Volkswagen Gol Last Edition –, a Toyota está solicitando informações dos clientes, como envolvimento com clubes de automóveis e histórico de compras anteriores.
Apesar de seu inquestionável potencial de desempenho, o Corolla GR GTS ainda está coberto pela garantia Toyota de cinco anos (sem limite de quilometragem), com mais dois anos de cobertura para motor e câmbio.
Embora o uso em pista não seja especificamente coberto pela garantia, a Toyota diz que entende que muitos clientes desejam usar seu carro nesse ambiente e, portanto, analisarão as reivindicações caso a caso. Acho que o cliente brasileiro também vai querer esse diferencial. Vamos ver...
Essencialmente, o Toyota Corolla GR 2023 tem a especificação da configuração topo de linha. Isso inclui entrada e partida sem chave, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros de couro e camurça aquecidos (ajustáveis manualmente), volante aquecido, rodas de liga leve Enkei de 18 polegadas e iluminação de LED.
Felizmente, os fãs de desempenho não precisarão sacrificar a segurança, já que o Corolla GR é equipado com o conjunto do carro padrão, que é bem completo.
Além de sete airbags, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, o sistema Safety Sense da Toyota oferece frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres e ciclistas, controle de cruzeiro ativo (ACC), alerta de saída de faixa, assistente de manutenção de faixa, reconhecimento de placas de velocidade da via, farol alto automático, monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.
Um painel de instrumentos digital configurável de 12,3 polegadas encabeça a oferta de tecnologia do modelo, com várias telas oferecendo todos os tipos de informações do veículo. O head-up display também é muito útil, e mostra não apenas a velocidade, mas também as instruções da navegação por satélite.
O infotainment é controlado por uma tela sensível ao toque de oito polegadas e, embora não seja incrível em seu funcionamento, inclui conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem necessidade de fio, sistema de navegação por GPS, rádio AM/FM e Bluetooth, e aina reproduz através de um estéreo JBL de oito alto-falantes.
O carregamento do smartphone por indução (wireless charge) é de série, e também há uma porta de carregamento USB-C no console central.
O Toyota Corolla GR 2023 compartilha o notável motor turbo de três cilindros e 1.6 litro do Yaris GR, mas de forma aprimorada.
As principais melhorias estão em uma bomba de combustível com maior capacidade e do sistema de resfriamento do óleo mais eficiente. Também é preciso destacar a pressão de turbo maior (1,7 bar no total) e o conjunto de válvulas de escape mais forte. No entanto, a principal evolução na performance em relação ao Yaris GR é a contrapressão reduzida no escape, que tem uma incomum saída tripla.
Ao todo, a Toyota encontrou mais 28,5 cv e, embora o torque máximo de 37,7 kgf.m seja o mesmo, agora está disponível de 3.000 rpm a 5.500 rpm, em vez de 3.000 rpm a 4.600 giros, como acontece com o Yaris GR. Ao todo, o Corolla GR tem 300 cv.
Para aproveitar ao máximo a potência extra e ajudar a compensar a carroceria de cinco portas maior e mais pesada do Corolla, as relações de transmissão foram ligeiramente reduzidas, embora a própria caixa manual de seis marchas seja idêntica à do Yaris.
A Toyota reivindica um tempo muito preciso de zero a 100 km/h: 5,29 segundos (popular 5,3 segundos), com uma velocidade máxima de 230 km/h.
Ainda segundo a marca, o consumo de combustível combinado é de 11,9 km/l, usando apenas gasolina premium.
A melhor maneira de descrever a experiência de direção do Toyota Corolla GR 2023 é compará-lo à que tivemos com seu irmão mais novo, o Yaris GR. Sem surpresa, há um bom grau de semelhança entre os dois, especialmente em linha reta.
A vantagem de peso de 200 quilos do Yaris significa que provavelmente seja mais rápido no mundo real (ruas, avenidas e estradas), mas a combinação da potência extra do Corolla, a distribuição de torque mais ampla e a transmissão com relação mais curta significam que você certamente terá um altíssimo desempenho.
É um motor verdadeiramente surpreendente. Se você não conhecesse as especificações, talvez arriscasse dizer que se trata de um bloco de quatro cilindros de grande capacidade volumétrica, tal são seu torque e suas respostas, mas gira com entusiasmo além de 7.000 rpm. E também tem um ótimo som. Não artificialmente como em tantos de seus rivais, com som sintetizado e pop 'n' bangs, mas apenas um ronco puro.
A caixa manual de seis marchas é a parceira ideal: tem ótimas trocas de marchas, e é leve e precisa. Com embreagem fácil e leve, as relações estreitas oferecem uma marcha para cada curva. Como no estreito e tortuoso Circuito Sul no Sydney Motorsport Park, onde o mais indicado foi escolher a segunda ou a terceira marcha para muitas curvas. Mas isso depende das condições e do estilo de pilotagem de quem está ao volante.
No desafio dessas curvas é onde o Corolla GR se diferencia do Yaris, mas de uma maneira geralmente positiva. Uma das maiores melhorias está na posição de dirigir: o Corolla deixa você mais baixo no carro em comparação com o assento mais elevado do irmão menor.
Com eixos mais largos, maior distância entre os eixos e visão mais ampla, o Corolla GR 2023 entrega, sem saber, maior confiança para uma condução arrojada e desafiadora.
Combine isso com a tração nas quatro rodas e você terá um carro que pode agarrar rapidamente pela nuca e arremessar independentemente das condições.
A chuva consistente ao longo de nossa viagem pela pista não representou problemas para o temperamental Toyota, mesmo com pneus Yokohama que pareciam particularmente reforçados em seus ombros, mas que tinham muitos sulcos para limpar a água.
Nos trechos recentemente recapeados do Sydney Motorsport Park, o Corolla GR derrapou o suficiente para gerar ruídos dos pneus (mesmo no molhado!). No entanto, nas partes mais antigas da pista, que parecem ter sido encharcadas de óleo, ele perdia a tração frontal de maneira suave e transparente. A traseira também escorregava, mas de forma previsível.
A direção é muito direta com seu peso adequado, e os freios foram fortes e confiáveis volta após volta após volta (posso ter feito algumas tentativas…).
No lado negativo, ele não tem a agilidade do Yaris (menor e mais leve). Mas o Corolla não é melhor ou pior, é apenas diferente.
O sistema de tração nas quatro rodas tem três modos que alteram a distribuição da tração entre os eixos: 60/40 (Normal); 30/70 (Sport); e 50/50 (Track) – mas eles não fazem muita diferença. Sim, se você aplicar o acelerador muito cedo em uma pista molhada no modo Sport, que obterá algum oversteer de potência, mas na maioria dos cenários o carro pareceu bastante neutro, independentemente do modo escolhido.
Na estrada, o Toyota Corolla GR foi absolutamente confortável. Exibiu um pouco de ruído em velocidades mais altas, e os amortecedores não adaptativos certamente são mais firmes, mas é improvável que qualquer pessoa familiarizada com hot hatches ou carros com desempenho diferenciado ache isso um problema.
Há também maior visão, sem mencionar a praticidade adicional da carroceria de cinco portas.
Não espere muito do interior do Corolla GR, pois muitos dos elementos são compartilhados com configurações mais baratas do Toyota.
No entanto, isso também não é uma decepção. Como mencionado, a posição de dirigir é ótima, os pontos de contato comumente usados (volante, manopla de câmbio e freio de mão) são todos revestidos em couro, e há todas as sutilezas básicas mencionadas anteriormente, como head-up display, bancos aquecidos, ar-condicionado de duas zonas etc.
Ao contrário do Yaris, transportar passageiros agora é uma opção, embora o banco traseiro do Corolla não estabeleça novos padrões em termos de espaço ou conforto. Com apenas 213 litros, o porta-malas acomoda somente bagagem de mão para duas pessoas.
Não é possível saber exatamente onde o Corolla GR se encaixa na hierarquia dos hot hatches. Comparativos serão necessários, mas podemos cravar que o Toyota está no “bolo” dos modelos mais talentosos.
Crucialmente, oferece algo diferente dos jogadores atuais, com uma experiência mais crua que a proporcionada pelo Volkswagen Golf R, e uma tração nas quatro rodas que falta ao Hyundai i30 N e ao Renault Megane RS.
Seja por acidente ou por projeto, o Corolla GR ocupa perfeitamente a vaga deixada pelo agora extinto Subaru WRX STi. Forte herança de rally, tração nas quatro rodas, motor turbo, destreza nas pistas – todos os ingredientes estão lá. É melhor, no entanto. Motor mais forte, freios mais potentes, direção mais precisa, manuseio mais ajustável.
Os australianos tiveram que esperar muito, muito tempo por um hot hatch do Corolla digno de comemoração, mas a boa notícia é que valeu a pena esperar. E isso é excelente para nós, brasileiros, que teremos o Toyota em nosso mercado ainda esse ano.