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Teste: Toyota Corolla GR tem 300 cv de insanidade

Já aceleramos o hatch que está confirmado para o Brasil (yes!!!) e que tem a dura missão de encarar o Honda Civic Type R

por Carsales

O Toyota Corolla GR 2023 está confirmado para o mercado brasileiro. Com chegada prevista já para o primeiro semestre deste ano, o hatch será um dos protagonistas de um dos embates mais esperados do mercado brasileiro dos últimos tempos - contra ninguém menos que o Honda Civic Type R, que também desembarca por aqui em 2023.
Então, para começar a aquecer esse duelo de gigantes, confira a avaliação completa desse Toyota apimentadíssimo feita pelos nossos parceiros do Carsales, o maior ecossistema de compra e venda de carros da Austrália. Bora? Então aperte o cinto!
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Como é o Toyota Corolla GR 2023

Ainda não sabemos exatamente qual a versão do Corolla encapetado será vendida no Brasil. Nessa avaliação, a opção é a GTS, que é menos – acredite se quiser – que a Morizo Edition. Importante destacar, aliás, que essa configuração também não lembra em absolutamente nada o Corolla GR-S, que além de ser sedã, só tem um visual mais invocadinho.
O preço começa em 62.300 dólares australianos, que representa aproximadamente R$ 217.800 em conversão direta (sem taxas e impostos). No país dos cangurus, o Corolla compete com Honda Civic Type R, Volkswagen Golf R e Hyundai i30 N.
Em um esforço para frear aqueles que apenas compram para depois revender, e fazer uma grana em cima – algo observado recentemente com o Volkswagen Gol Last Edition –, a Toyota está solicitando informações dos clientes, como envolvimento com clubes de automóveis e histórico de compras anteriores.

Apesar de seu inquestionável potencial de desempenho, o Corolla GR GTS ainda está coberto pela garantia Toyota de cinco anos (sem limite de quilometragem), com mais dois anos de cobertura para motor e câmbio.
Embora o uso em pista não seja especificamente coberto pela garantia, a Toyota diz que entende que muitos clientes desejam usar seu carro nesse ambiente e, portanto, analisarão as reivindicações caso a caso. Acho que o cliente brasileiro também vai querer esse diferencial. Vamos ver...
Encontra e Corolla GR-S que procura na Webmotors
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Quais são os principais equipamentos?

Essencialmente, o Toyota Corolla GR 2023 tem a especificação da configuração topo de linha. Isso inclui entrada e partida sem chave, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros de couro e camurça aquecidos (ajustáveis ​​manualmente), volante aquecido, rodas de liga leve Enkei de 18 polegadas e iluminação de LED.
Felizmente, os fãs de desempenho não precisarão sacrificar a segurança, já que o Corolla GR é equipado com o conjunto do carro padrão, que é bem completo.

Além de sete airbags, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, o sistema Safety Sense da Toyota oferece frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres e ciclistas, controle de cruzeiro ativo (ACC), alerta de saída de faixa, assistente de manutenção de faixa, reconhecimento de placas de velocidade da via, farol alto automático, monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.

Itens de tecnologia

Um painel de instrumentos digital configurável de 12,3 polegadas encabeça a oferta de tecnologia do modelo, com várias telas oferecendo todos os tipos de informações do veículo. O head-up display também é muito útil, e mostra não apenas a velocidade, mas também as instruções da navegação por satélite.
O infotainment é controlado por uma tela sensível ao toque de oito polegadas e, embora não seja incrível em seu funcionamento, inclui conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem necessidade de fio, sistema de navegação por GPS, rádio AM/FM e Bluetooth, e aina reproduz através de um estéreo JBL de oito alto-falantes.
O carregamento do smartphone por indução (wireless charge) é de série, e também há uma porta de carregamento USB-C no console central.

Qual o conjunto mecânico?

O Toyota Corolla GR 2023 compartilha o notável motor turbo de três cilindros e 1.6 litro do Yaris GR, mas de forma aprimorada.
As principais melhorias estão em uma bomba de combustível com maior capacidade e do sistema de resfriamento do óleo mais eficiente. Também é preciso destacar a pressão de turbo maior (1,7 bar no total) e o conjunto de válvulas de escape mais forte. No entanto, a principal evolução na performance em relação ao Yaris GR é a contrapressão reduzida no escape, que tem uma incomum saída tripla.
Ao todo, a Toyota encontrou mais 28,5 cv e, embora o torque máximo de 37,7 kgf.m seja o mesmo, agora está disponível de 3.000 rpm a 5.500 rpm, em vez de 3.000 rpm a 4.600 giros, como acontece com o Yaris GR. Ao todo, o Corolla GR tem 300 cv.

Para aproveitar ao máximo a potência extra e ajudar a compensar a carroceria de cinco portas maior e mais pesada do Corolla, as relações de transmissão foram ligeiramente reduzidas, embora a própria caixa manual de seis marchas seja idêntica à do Yaris.
A Toyota reivindica um tempo muito preciso de zero a 100 km/h: 5,29 segundos (popular 5,3 segundos), com uma velocidade máxima de 230 km/h.
Ainda segundo a marca, o consumo de combustível combinado é de 11,9 km/l, usando apenas gasolina premium.

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Como é dirigir o Toyota Corolla GR?

A melhor maneira de descrever a experiência de direção do Toyota Corolla GR 2023 é compará-lo à que tivemos com seu irmão mais novo, o Yaris GR. Sem surpresa, há um bom grau de semelhança entre os dois, especialmente em linha reta.
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A vantagem de peso de 200 quilos do Yaris significa que provavelmente seja mais rápido no mundo real (ruas, avenidas e estradas), mas a combinação da potência extra do Corolla, a distribuição de torque mais ampla e a transmissão com relação mais curta significam que você certamente terá um altíssimo desempenho.
É um motor verdadeiramente surpreendente. Se você não conhecesse as especificações, talvez arriscasse dizer que se trata de um bloco de quatro cilindros de grande capacidade volumétrica, tal são seu torque e suas respostas, mas gira com entusiasmo além de 7.000 rpm. E também tem um ótimo som. Não artificialmente como em tantos de seus rivais, com som sintetizado e pop 'n' bangs, mas apenas um ronco puro.

A caixa manual de seis marchas é a parceira ideal: tem ótimas trocas de marchas, e é leve e precisa. Com embreagem fácil e leve, as relações estreitas oferecem uma marcha para cada curva. Como no estreito e tortuoso Circuito Sul no Sydney Motorsport Park, onde o mais indicado foi escolher a segunda ou a terceira marcha para muitas curvas. Mas isso depende das condições e do estilo de pilotagem de quem está ao volante.
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No desafio dessas curvas é onde o Corolla GR se diferencia do Yaris, mas de uma maneira geralmente positiva. Uma das maiores melhorias está na posição de dirigir: o Corolla deixa você mais baixo no carro em comparação com o assento mais elevado do irmão menor.
Com eixos mais largos, maior distância entre os eixos e visão mais ampla, o Corolla GR 2023 entrega, sem saber, maior confiança para uma condução arrojada e desafiadora.
Combine isso com a tração nas quatro rodas e você terá um carro que pode agarrar rapidamente pela nuca e arremessar independentemente das condições.

A chuva consistente ao longo de nossa viagem pela pista não representou problemas para o temperamental Toyota, mesmo com pneus Yokohama que pareciam particularmente reforçados em seus ombros, mas que tinham muitos sulcos para limpar a água.
Nos trechos recentemente recapeados do Sydney Motorsport Park, o Corolla GR derrapou o suficiente para gerar ruídos dos pneus (mesmo no molhado!). No entanto, nas partes mais antigas da pista, que parecem ter sido encharcadas de óleo, ele perdia a tração frontal de maneira suave e transparente. A traseira também escorregava, mas de forma previsível.
A direção é muito direta com seu peso adequado, e os freios foram fortes e confiáveis volta após volta após volta (posso ter feito algumas tentativas…).
No lado negativo, ele não tem a agilidade do Yaris (menor e mais leve). Mas o Corolla não é melhor ou pior, é apenas diferente.

O sistema de tração nas quatro rodas tem três modos que alteram a distribuição da tração entre os eixos: 60/40 (Normal); 30/70 (Sport); e 50/50 (Track) – mas eles não fazem muita diferença. Sim, se você aplicar o acelerador muito cedo em uma pista molhada no modo Sport, que obterá algum oversteer de potência, mas na maioria dos cenários o carro pareceu bastante neutro, independentemente do modo escolhido.
Na estrada, o Toyota Corolla GR foi absolutamente confortável. Exibiu um pouco de ruído em velocidades mais altas, e os amortecedores não adaptativos certamente são mais firmes, mas é improvável que qualquer pessoa familiarizada com hot hatches ou carros com desempenho diferenciado ache isso um problema.
Há também maior visão, sem mencionar a praticidade adicional da carroceria de cinco portas.

Como é o interior?

Não espere muito do interior do Corolla GR, pois muitos dos elementos são compartilhados com configurações mais baratas do Toyota.
No entanto, isso também não é uma decepção. Como mencionado, a posição de dirigir é ótima, os pontos de contato comumente usados ​​(volante, manopla de câmbio e freio de mão) são todos revestidos em couro, e há todas as sutilezas básicas mencionadas anteriormente, como head-up display, bancos aquecidos, ar-condicionado de duas zonas etc.
Ao contrário do Yaris, transportar passageiros agora é uma opção, embora o banco traseiro do Corolla não estabeleça novos padrões em termos de espaço ou conforto. Com apenas 213 litros, o porta-malas acomoda somente bagagem de mão para duas pessoas.

É um carrão ou nem?

Não é possível saber exatamente onde o Corolla GR se encaixa na hierarquia dos hot hatches. Comparativos serão necessários, mas podemos cravar que o Toyota está no “bolo” dos modelos mais talentosos.
Crucialmente, oferece algo diferente dos jogadores atuais, com uma experiência mais crua que a proporcionada pelo Volkswagen Golf R, e uma tração nas quatro rodas que falta ao Hyundai i30 N e ao Renault Megane RS.
Seja por acidente ou por projeto, o Corolla GR ocupa perfeitamente a vaga deixada pelo agora extinto Subaru WRX STi. Forte herança de rally, tração nas quatro rodas, motor turbo, destreza nas pistas – todos os ingredientes estão lá. É melhor, no entanto. Motor mais forte, freios mais potentes, direção mais precisa, manuseio mais ajustável.
Os australianos tiveram que esperar muito, muito tempo por um hot hatch do Corolla digno de comemoração, mas a boa notícia é que valeu a pena esperar. E isso é excelente para nós, brasileiros, que teremos o Toyota em nosso mercado ainda esse ano.

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