A eletrificação é um movimento que veio para ficar e a Caoa Chery não quer ficar atrás. Em pouquíssimo tempo, o fabricante sino-brasileiro resolveu "hibridizar" a sua linha de automóveis e botou na roda até mesmo os modelos mais antigos. É o caso do Tiggo 5x Pro. Lançado em 2018, o SUV também ganhou uma variação Hybrid.
Fabricado em Anápolis (GO), o Tiggo 5x Pro Hybrid parte de R$ 169.990 e é o carro híbrido mais barato produzido no Brasil. Apesar do nome, o modelo é um híbrido leve, que é como são conhecidos os modelos eletrificados mais simples, no qual o motor a combustão ainda é o único responsável por mover o automóvel, embora com o auxílio de um pequeno propulsor elétrico.
Quer saber o que eu achei do SUV compacto híbrido? Confira nas linhas a seguir e não deixe de assistir também ao meu teste em vídeo com o SUV da Caoa Chery.
O Tiggo 5x Pro Hybrid é atualmente o carro mais antigo em produção pela Caoa Chery no Brasil. Mas seu visual está longe de ser cansado, já que em menos de quatro anos de mercado o SUV passou por duas reestilizações - que mexeram com a cara do modelo por dentro e por fora.
O resultado é que o SUV tem um visual bastante atual, com destaque para a grade frontal com elementos tridimensionais e os faróis de LED. Na lateral, a linha de cintura alta é combinada com rodas de 18 polegadas.
Completa o visual a traseira bacana, que apesar de ser a mesma desde o lançamento, não destoa do restante do conjunto do SUV sino-brasileiro.
O interior é, sem dúvidas, um dos pontos fortes do Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid. Logo no primeiro contato, saltam aos olhos o uso de materiais macios ao toque em boa parte das superfícies, além da presença da iluminação decorativa com LED.
Essa iluminação se estende do painel para as laterais da porta e é personalizável. Pode até ser configurada para piscar de acordo com as batidas da música que estiver rolando no sistema de som. Um elemento interessante, embora seu uso seja meio estranho.
O sistema de multimídia tem uma tela flutuante de 10,25 polegadas e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Para completar, o ar-condicionado automático de duas zonas é controlado por um painel com teclas sensíveis ao toque e a alavanca de câmbio é do tipo eletrônica.
Os bancos também merecem destaque. Os dianteiros têm espuma de boa densidade, ajustes elétricos para o motorista e largos apoios laterais.
Os passageiros do banco traseiro têm ainda saídas de ventilação dedicadas. O espaço interno para os passageiros é outro dos pontos fortes da cabine do Tiggo 5x. Mas o porta-malas, de 330 litros, é apenas razoável.
O resultado geral é um carro que passa a sensação de pertencer a uma categoria superior. Mas há pontos que poderiam melhorar: um deles é o painel digital. Apesar da tela colorida, tenta colocar muitas informações em um espaço pequeno, o que resulta em um conjunto de leitura confusa. Outro detalhe que poderia mudar é a escassez de luzes de leitura. Existe apenas uma luzinha no teto, posicionada na dianteira.
Além dos itens que já citei, a lista de equipamentos do Caoa Chery Tiggo 5x tem chave presencial, câmera 360°, carregador de celular por indução, faróis com acendimento automático, seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, controlador automático de velocidade de cruzeiro, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, e teto panorâmico.
O Tiggo 5x Pro Hybrid tem um motor 1.5 turbo de quatro cilindros, que recebe o auxílio de um pequeno motor elétrico para desenvolver 160 cv de potência e 25,5 kgf.m de torque. Um incremento significativo em relação ao "5x Pro" 100% a combustão, que desenvolve 150 cv e 21,4 kgf.m.
Com esse conjunto, o Tiggo 5x Pro Hybrid agrada pelo bom rendimento (principalmente acima de 2.000 rpm) e pela suavidade no funcionamento do câmbio, que é um automático CVT com nove marchas simuladas. A direção leve e a suspensão macia também são feitas para agradar aqueles que curtem uma rodagem mais confortável.
Mas, diferentemente do que se espera normalmente de um carro híbrido, os números de consumo do 5x híbrido não impressionam. De acordo com o Inmetro, abastecido com gasolina, o Tiggo 5x híbrido faz médias de 11,8 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada.
São números melhores que os do 5x 100% a combustão, que registra 9,9 km/l (cidade) e 11,5 km/l (estrada). Mas que ficam abaixo dos resultados de outros concorrentes sem a tecnologia híbrida.
Outro ponto que poderia melhorar no Caoa Chery é o pacote de assistentes tecnológicos. Apesar da bela lista de itens de conforto, itens como frenagem autônoma, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, monitor de pontos cegos e assistente de manutenção em faixa não estão presentes no modelo.
O Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid exibe bom desempenho, pacote de equipamentos de conforto respeitável e espaço interno satisfatório. Se você valoriza esses requisitos, então vale a pena botar o SUV sino-brasileiro na sua lista.
Por outro lado, vale lembrar também que o 5x Pro Hybrid está na mesma faixa de preços de modelos como o Volkswagen T-Cross Highline (R$ 163.510) e Hyundai Creta Ultimate (R$ 169.390). Ambos são SUVs com pacotes tecnológicos robustos e números de consumo bem próximos. Mesmo sem serem híbridos.
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