Toyota Corolla Cross Xr 2.0 Vvt Ie Flex Direct Shift 1676

Toyota Corolla Cross XR é SUV com a cara do Brasil

Aceleramos a versão mais vendida do utilitário, que pede R$ 158.780 e oferece motor 2.0 aspirado de 177 cv e câmbio CVT

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 21,4/4400 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 440 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.5

Overview

Aceleramos a versão de entrada - que também é a mais vendida - do SUV Toyota Corolla Cross, que usa motor 2.0 aspirado e câmbio automático do tipo CVT


  • + Proposta
  • + Confiabilidade da marca
  • + Segurança a bordo
  • - Acabamento
  • - Suspensão traseira
  • - Itens de série
 
  • 3.9 Estrela icone
  • 3.9 de 5 estrelas
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O sobrenome XR, hoje, identifica a versão mais emplacada do Toyota Corolla Cross, SUV médio da marca japonesa que tem vendido em média 3,6 mil carros/mês (são 14.444 unidades emplacadas de janeiro a abril, de acordo com a Fenabrave). Curiosamente, também é a configuração de entrada do utilitário, que custa R$ 158.780 e tem "a cara" do consumidor brasileiro. Quer saber o motivo?

O Toyota Corolla Cross é feito sobre a mesma plataforma GA-C (de Global Architecture – Compact) do sedã, só que com diferenças mecânicas. Resumidamente, cresce em altura - 17 cm em uma comparação direta com o sedã -, mas não tanto no vão livre do solo (o SUV tem a distância apenas 1,3 cm maior); perde em termos de entre-eixos e deixa de oferecer suspensão traseira independente.

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Como é o Toyota Corolla Cross XR

Muita gente questiona a Toyota por causa disso. Não acham justo o SUV cobrar mais de R$ 12 mil de diferença em relação à versão de entrada do sedã (que hoje sai por R$ 146.390) e ser empobrecido na comparação direta com o irmão mais antigo. Mas isso pode ser explicado de outra forma: a marca conhece e sabe do gosto do cliente brasileiro, e por isso moldou o carro exatamente da forma que o público sonha.

E o carro é bom.

Obviamente, comparado ao sedã, o Corolla Cross perde no acerto dinâmico por não ter suspensão independente na traseira, e isso é natural, mas para quem só roda na cidade e não "abusa" em curvas, pouco dá para sentir a diferença. Outra coisa: apesar do entre-eixos ser 6 cm menor que o do sedã (2,64 m contra 2,70 m), há mais espaço para as cabeças de quem vai atrás - embora menos para as pernas.

Aqui, vale o registro: o Corolla sedã tem 4,63 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,45 m de altura; já o SUV tem comprimento de 4,46 metros, largura de 1,82 m e altura de 1,62 m - compare os dados e note que o sedã é 17 cm mais longo, enquanto o SUV é 17 cm mais alto. Ruim para o porta-malas do SUV, que pode levar até 440 litros de bagagem, enquanto o sedã acomoda 470 l.

Motor valente

As versões de entrada do Toyota Corolla Cross são equipadas com o bom motor 2.0 de 177 cv de potência - já as duas mais caras têm o conjunto híbrido formado por um motor 1.8 e dois elétricos, totalizam 122 cv. Para quem pensa em um SUV mais tecnológico, as versões híbridas têm esse lance mais sustentável, agora, para quem gosta do Corolla Cross e não quer gastar quase R$ 200 mil, o XR é o caminho.

E o fato dessa versão de entrada ser a mais vendida mostra que muitos clientes pensam assim. E isso é igual no sedã e no SUV: as versões híbridas são mais caras e compensam a potência reduzida com o torque instantâneo dos motores elétricos e no consumo de combustível reduzido, principalmente na cidade.

Já o Corolla com motor 2.0 segue a receita mais tradicional do modelo, de oferecer propulsor com bom fôlego para rodar na cidade e na estrada e que não bebe tanto assim, embora tenha números mais gastões que os das versões híbridas, obviamente. Vamos comparar os dados:

Consumo do Corolla Cross 2023

Versões de entrada com motor 2.0 aspirado
8 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol
Versões de entrada com motor 2.0 aspirado
11,5 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada com gasolina
Versões mais caras com conjunto 1.8 híbrido
11,8 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol
Versões mais caras com conjunto 1.8 híbrido
17 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina

Completinho

Apesar de ser a versão de entrada, o carro é bem equipado. O nível de acabamento cai um pouco na comparação com as versões mais caras - e também quando o colocamos lado a lado com o Corolla sedã -, mas a configuração XR não faz feio na lista de itens de série que oferece por R$ 158.780.

Na parte de segurança, o Toyota Corolla Cross XR vem com seis airbags; controles eletrônicos de tração e estabilidade; faróis com regulagem de altura; luzes DRL em LED; sensor de estacionamento traseiro; faróis e lanternas de neblina; assistente de partida em rampa; rodas de liga leve aro 17" e ganchos Isofix para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro.

Toyota Corolla Cross Xr 2.0 Vvt Ie Flex Direct Shift 1573
Multimídia flutuante é clássica, com Carplay e Android Auto, mas sistema operacional é defasado
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Já em termos de conforto, vem com ar-condicionado com função automática; direção elétrica; banco do motorista com ajuste de altura; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; faróis com acendimento automático; vidros e travas elétricos; retrovisores rebatíveis eletricamente e com ajuste elétrico e multimídia com Carplay e Android Auto, entrada USB e conexão bluetooth.

Conjunto digno de um carro dessa categoria, apesar de não oferecer equipamentos e mimos de conforto e conveniência mais modernos, como câmera de ré, sistemas semiautônomos de condução, carregador de celular sem fio e quadro de instrumentos digital, como alguns rivais - como o líder Jeep Compass e o Volkswagen Taos - conseguem dispor.

Esses itens, diga-se, estão na lista das versões híbridas, mais caras.

Toyota Corolla Cross Xr 2.0 Vvt Ie Flex Direct Shift 1669
Toyota Corolla Cross é 17 cm mais alto que um Corolla sedã, mas 17 cm mais curto também
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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E como anda?

Nesse sentido, ponto positivo para o carro, moderno, confortável e seguro. O freio de estacionamento por pedal e a suspensão traseira semi-independente são itens que jogam contra, assim como o tipo de tecido escolhido pela Toyota para forrar todo a cabine, mas de resto o SUV mostra ser um excelente parceiro para o dia a dia.

Com câmbio CVT que simula dez marchas, o Corolla Cross roda gostoso e não precisa de força para sair do zero, já que o torque de 21,4 kgf.m chega aos 4.400 giros. O peso - de 1.420 kg - ajuda. Segundo a Toyota, o SUV com esse conjunto acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e pode chegar a 195 km/h.

Em suma, SUV bem equipado, bonito e bem resolvido visualmente (embora as discussões a respeito do silenciador de tamanho exagerado no final do escapamento devam continuar), que oferece toda a confiabilidade da marca em um utilitário com o sobrenome mais desejado da atualidade, Cross, e o nome do carro mais vendido e possivelmente um dos mais famosos da história automotiva, Corolla.

É um SUV com a cara do Brasil, tanto do lado negativo como também do positivo. Não tinha como dar errado.

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

TOYOTA - COROLLA CROSS - 2022
2.0 VVT-IE FLEX XR DIRECT SHIFT
R$ 158690

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 2.0
  • Cilindrada cm³
  • 1998
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Álcool
  • Alimentação
  • Aspirado
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • DYNAMIC FORCE
  • Potência (cv/rpm)
  • 177/6600
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 21,4/4400
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 169/6600
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 21,4/4400

Transmissão +

  • Transmissão
  • CVT
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • Direct shift
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4460
  • Largura (mm)
  • 1825
  • Altura (mm)
  • 1620
  • Entre-eixos (mm)
  • 2640
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 161
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 47
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 440
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1420

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • CD/MP3 player
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 8
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 17
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 215/60
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 17
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 215/60
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 60
  • No Bolso8.4
  • Tecnologia8.2
  • Vida a bordo8.4
  • Desempenho9.0
  • Opinião do repórter9.0
  • + Proposta
  • + Confiabilidade da marca
  • + Segurança a bordo
  • - Acabamento
  • - Suspensão traseira
  • - Itens de série
 
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