Toyota RAV4 deixa a robustez e agrega o CVT

Longe de usar o DNA da Bandeirante ou do SW4, novo SUV da Toyota usa os elementos de um crossover


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Rodrigo Samy
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No final de 2012, a Toyota mostrou o RAV4 no Salão do Automóvel de Los Angeles. O estilo ousado e a ausência do estepe na tampa traseira foram os fatores que mais chamaram a atenção do público presente. Em maio de 2013, a Toyota nacional lançou o novo RAV4 de 4ª geração em três versões: 2,0L 4x2, 2,0L 4x4 e a topo de linha com motor 2,5L com tração 4x4. 

O WebMotors avaliou a opção intermediária por uma semana e chegou a conclusão que o SUV amadureceu diante de sua gerações anteriores. O grande “xis” da questão ficou por conta do seu design inovador e ao mesmo tempo contestado. 

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Apesar de a primeira impressão ser a do estranhamento, o Toyota RAV4 surpreende com o conceito “keen look”. O mesmo molde foi aplicado no novo Corolla. Durante a avaliação alguns motoristas nos questionaram sobre a novidade, chegaram a classificar o carro como modelo coreano. Se a onda dos modelos coreanos é boa, sorte a do japonês. Na traseira, por exemplo, o que chama a atenção são as lanternas que se estenderam horizontalmente, invadindo a tampa do porta-malas. O avanço chega ser tão grande, que é possível você colocar um copo de requeijão.  

Nesta geração do RAV4, o estepe foi retirado da tampa do porta-malas, com isso, a abertura da tampa traseira passou a ser vertical, o que facilita o acesso. Abrir horizontalmente já ficou coisa do passado. Repare que poucos SUV ainda utilizam o tal recurso. A maior parte usa o mesmo sistema do dos hatches. 

O modelo avaliado pelo WebMotors usa o motor 2,0L, que de acordo com medições do INMETRO, obteve nota “A”. As versões 2.0L 4x2 e 4x4 consomem 9,5km/l na cidade e 10,9km/l na estrada. Com 145 cv a 6.200 rpm e um torque máximo de 19,1 kgfm a 3.600 rpm, o modelo sofre no trânsito urbano. A falta de agilidade é nítida, porém compensada na hora da bomba de gasolina. 

A transmissão automática é a CVT com sete escalonamentos. Morosa e suave, ela consegue dar conta do recado na mão dos menos exigentes. Um dos pontos a se considerar é que o SUV pesa 1.525 kg, algo que dá uma relação peso/potência de 10,52 kg/cv. Outro ponto que entrega a árdua missão de rodar rapidamente é a aceleração de 0 a 100 km/h, em 12,6s.

Os principais equipamentos de série do RAV4 de entrada são: ar-condicionado manual, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, retrovisores eletrorretráteis com ajuste elétrico e desembaçador, sistema de áudio (AM/FM, CD, MP3, USB, AUX, entrada para aparelhos MP3 e com quatro caixas de som, tecnologia Bluetooth) e sensor de estacionamento. O volante é multifuncional e revestido em couro, ele conta com regulagem de altura e profundidade. O Novo RAV4 está disponível nas seguintes cores: branco perolizado, prata metálico, cinza metálico, verde escuro metálico e preto metálico. 

*Crossover são modelos mais leves e mais econômicos se comparados com os SUVs. Porém, eles usam motores menos potentes. Ao contrário dos SUVs, eles usam a base de um automóvel, enquanto os utilitários utilizam como base um chassi, baseado nas caminhonetes.  

Preços sugeridos ao consumidor:

RAV4 2013 4x4 (2.5L) = R$119.900

RAV4 2013 4x4 (2.0L) = R$109.900*

RAV4 2013 4x2 (2.0L) = R$96.900

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