Toyota Yaris Xs Connect 1.5 Flex Multidrive 0783

Toyota Yaris XS é seguro, confiável e econômico

Aceleramos a versão mais vendida do modelo mais barato da marca japonesa, que sempre teve média de emplacamentos regular

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 14,9/4000 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 8,8 km/litro
      Estrada: 10,0 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 310 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.1

Overview

Aceleramos a versão mais vendida do hatch compacto, que não emplaca como Onix, mas não faz feio nas vendas e ainda vem completinha de fábrica.


  • + Lista de equipamentos
  • + Confiabilidade da marca
  • + Pós-venda barato
  • + Bom valor de revenda
  • - Preço
  • - Espaço interno e porta-malas
  • - Falta de tecnologias mais atuais
 
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Hoje vamos falar sobre o Toyota Yaris XS, modelo de entrada da marca no Brasil em sua configuração mais emplacada por aqui - intermediária, ou a segunda em uma escala de um a três -, cotada hoje a R$ 102.090. O modelo já emplacou 7.472 unidades esse ano, de janeiro a abril (média de 1.868 carros/mês), cerca de um terço do que vende Onix e HB20, média que mantém desde que foi lançado por aqui.

Em um breve resumo do que você verá a seguir, falaremos de um carro com projeto mais antigo que o da maioria do rivais - e aqui falamos de Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Polo e Fiat Argo -, que tem preço de SUV compacto na versão de entrada e tecnologias que já podem ser consideradas ultrapassadas - e que mesmo assim não faz dele um mau carro.

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Toyota Yaris XS: panela velha que faz comida boa

Nunca um título musical encaixou tão bem em uma avaliação de automóvel como esse, mesmo o Yaris não sendo tão "velho" assim - foi lançado no Brasil em junho de 2018, ainda que o projeto original seja datado do final dos anos 1990. O carro vendido por aqui é a terceira geração do modelo em sua história.

Mas o carro pode ser considerado desatualizado em alguns quesitos por um grande motivo: lá fora já existe uma nova geração, apresentada mundialmente em 2019 - esta que conhecemos é de 2013. É por isso que em termos de tecnologia aplicada, o Yaris não se nivela aos rivais, que são na maioria das vezes mais novos (Onix e HB20 são de 2019; Argo e Polo são de 2017).

Mas o Yaris é um bom automóvel. E para quem é fã de carro japonês pela confiabilidade e segurança que os veículos de marcas orientais nos passam, o Yaris faz bem essa representação.

O Yaris é bem recheado, vem com alerta para escapadas de faixa; assistente de partida em rampa; controles de tração e estabilidade; sete airbags; Isofix e câmera traseira para manobras na parte de segurança, mas o carro não entrega (por idade de projeto) itens mais novos como ACC e frenagem autônoma de emergência, como faz por exemplo o Peugeot 208, mais um rival direto.

Em termos de conforto, vem com ar-condicionado com função automática; computador de bordo de alta resolução com 16 funções no painel de instrumentos; direção elétrica; paddle-shifters no volante; controlador de velocidade; chave presencial e botão de ignição - e na central multimídia, o carro oferece espelhamento da tela do celular por cabo e uma entrada USB para passageiros no banco de trás.

Isso tudo significa exatamente o que você entendeu: o Yaris XS é um ótimo carro, bem recheado e com visual bacana.

Yaris XS Connect 2023 é bom carro, mas manteve o nível de quando foi lançado, em 2018
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Acabamento japonês

Outra coisa que não podemos deixar de falar é sobre o nível de acabamento, que mistura plástico e couro, e reforça a sensação de que estamos em um carro que já tem certa idade. Os bancos de couro combinam texturas e impressões visuais que parecem ter vindo de um mundo pré-pandêmico, afinal nada disso mudou na linha 2023.

O esmero dos materiais de painel e de porta também seguem esse conceito: são muito bons, mas condizem com a época em que o carro foi lançado, em 2018.

Acabamento e painel é legítimo de carro japonês: organizado, completo e bem-feito. Falta tecnologia...
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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E como anda o Yaris XS 2023?

Desde a última atualização de linha, o Yaris deixou de oferecer o conjunto 1.3 aspirado e só oferece a opção de motor 1.5 DVVTi (de duplo comando de válvulas) capaz de entregar 110 cv e 14,9 kgf.m de torque (com gasolina, os dados caem para 105 cv e 14,3 kgf.m). O câmbio é sempre automático do tipo CVT com simulação de sete marchas.

E, apesar de ser um projeto antigo - essa dupla de motores 1.3 e 1.5 começou a ser vendida por aqui com o lançamento do finado Etios no Brasil, em 2012 -, o Yaris não faz feio. O Yaris 1.5 acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e chega a 173 km/h de velocidade máxima, números muito próximos ao de outros modelos dessa faixa de preço que não usam turbo.

Em relação ao consumo, os números oficiais divulgados pelo Inmetro garantem que o Yaris faz 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol e 12,6 km/l e 13,8 km/l, respectivamente, com gasolina. Em nossas mãos, durante nosso teste, o hatch nunca passou da casa dos 7 km/l para cima, mas é válido ponderar que o carro estava sempre com ar-condicionado ligado e duas pessoas a bordo.

Conjunto de suspensões trabalha muito bem, mesmo sendo por eixo de torção na traseira - que também tem freios a tambor. Na frente, o Yaris vem com conjunto independente do tipo McPherson e os freios são a discos ventilados - o que faz sentido, já que a maior parte do peso do automóvel está ali.

Para quem curte uma tocada mais divertida, a entrega é contrária: o Yaris tem como foco o conforto dos ocupantes e não passa a quem dirige aquela sensação emocionante, ainda que você tente usar as borboletas para trocar as marchas. Repito: seu objetivo é conquistar clientes que hoje têm R$ 100 mil e pensam em hatches ou sedãs topo de linha ou mesmo versões de entrada de SUVs compactos.

Toyota Yaris 2023 deixou de oferecer versões com motor 1.3 e agora só usa o 1.5 DVVTi de até 110 cv
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Conclusão

O que você vai ler aqui é o que fica bem explícito quando entramos no Yaris: é um ótimo carro. Ou melhor, é um ótimo carro de 2018. Em resumo, é um bom carro de lembranças ainda recentes em nossa memória. Um bom hatch, superseguro e confiável, que consegue ser bem econômico quando roda com gasolina e que certamente não te dará dor de cabeça durante a fase pós-venda. Se esses pontos são importantes para você, pode assinar o cheque sem medo de ser feliz.

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

TOYOTA - YARIS - 2021
1.5 16V FLEX XS CONNECT MULTIDRIVE
R$ 87490

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.5
  • Cilindrada cm³
  • 1496
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de cilindros (comercial)
  • 4 em Linha
  • Taxa de compressão
  • 13:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16V
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Aspirado
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • Dual VVT-i
  • Potência (cv/rpm)
  • 110/5600
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 14,9/4000
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 105/5600
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 14,3/4000
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 8,8
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 10,0
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 12,6
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 13,8
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • CVT
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • Multidrive
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4145
  • Largura (mm)
  • 1730
  • Altura (mm)
  • 1490
  • Entre-eixos (mm)
  • 2550
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 150
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 45
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 310
  • Peso bruto (kg)
  • 1550
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1135

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • Toyota Play+
  • USB
  • Sim
  • CD/MP3 player
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 7
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 15
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 185/60
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 15
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 185/60
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 60
  • Garantia total do veículo - Duração (km)
  • 100000
  • No Bolso8.0
  • Tecnologia8.2
  • Vida a bordo8.2
  • Desempenho8.5
  • Opinião do repórter8.5
  • + Lista de equipamentos
  • + Confiabilidade da marca
  • + Pós-venda barato
  • + Bom valor de revenda
  • - Preço
  • - Espaço interno e porta-malas
  • - Falta de tecnologias mais atuais
 
8.1

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