Aceleramos a versão mais vendida do hatch compacto, que não emplaca como Onix, mas não faz feio nas vendas e ainda vem completinha de fábrica.
Hoje vamos falar sobre o Toyota Yaris XS, modelo de entrada da marca no Brasil em sua configuração mais emplacada por aqui - intermediária, ou a segunda em uma escala de um a três -, cotada hoje a R$ 102.090. O modelo já emplacou 7.472 unidades esse ano, de janeiro a abril (média de 1.868 carros/mês), cerca de um terço do que vende Onix e HB20, média que mantém desde que foi lançado por aqui.
Em um breve resumo do que você verá a seguir, falaremos de um carro com projeto mais antigo que o da maioria do rivais - e aqui falamos de Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Polo e Fiat Argo -, que tem preço de SUV compacto na versão de entrada e tecnologias que já podem ser consideradas ultrapassadas - e que mesmo assim não faz dele um mau carro.
Nunca um título musical encaixou tão bem em uma avaliação de automóvel como esse, mesmo o Yaris não sendo tão "velho" assim - foi lançado no Brasil em junho de 2018, ainda que o projeto original seja datado do final dos anos 1990. O carro vendido por aqui é a terceira geração do modelo em sua história.
Mas o carro pode ser considerado desatualizado em alguns quesitos por um grande motivo: lá fora já existe uma nova geração, apresentada mundialmente em 2019 - esta que conhecemos é de 2013. É por isso que em termos de tecnologia aplicada, o Yaris não se nivela aos rivais, que são na maioria das vezes mais novos (Onix e HB20 são de 2019; Argo e Polo são de 2017).
Mas o Yaris é um bom automóvel. E para quem é fã de carro japonês pela confiabilidade e segurança que os veículos de marcas orientais nos passam, o Yaris faz bem essa representação.
O Yaris é bem recheado, vem com alerta para escapadas de faixa; assistente de partida em rampa; controles de tração e estabilidade; sete airbags; Isofix e câmera traseira para manobras na parte de segurança, mas o carro não entrega (por idade de projeto) itens mais novos como ACC e frenagem autônoma de emergência, como faz por exemplo o Peugeot 208, mais um rival direto.
Em termos de conforto, vem com ar-condicionado com função automática; computador de bordo de alta resolução com 16 funções no painel de instrumentos; direção elétrica; paddle-shifters no volante; controlador de velocidade; chave presencial e botão de ignição - e na central multimídia, o carro oferece espelhamento da tela do celular por cabo e uma entrada USB para passageiros no banco de trás.
Isso tudo significa exatamente o que você entendeu: o Yaris XS é um ótimo carro, bem recheado e com visual bacana.
Outra coisa que não podemos deixar de falar é sobre o nível de acabamento, que mistura plástico e couro, e reforça a sensação de que estamos em um carro que já tem certa idade. Os bancos de couro combinam texturas e impressões visuais que parecem ter vindo de um mundo pré-pandêmico, afinal nada disso mudou na linha 2023.
O esmero dos materiais de painel e de porta também seguem esse conceito: são muito bons, mas condizem com a época em que o carro foi lançado, em 2018.
Desde a última atualização de linha, o Yaris deixou de oferecer o conjunto 1.3 aspirado e só oferece a opção de motor 1.5 DVVTi (de duplo comando de válvulas) capaz de entregar 110 cv e 14,9 kgf.m de torque (com gasolina, os dados caem para 105 cv e 14,3 kgf.m). O câmbio é sempre automático do tipo CVT com simulação de sete marchas.
E, apesar de ser um projeto antigo - essa dupla de motores 1.3 e 1.5 começou a ser vendida por aqui com o lançamento do finado Etios no Brasil, em 2012 -, o Yaris não faz feio. O Yaris 1.5 acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e chega a 173 km/h de velocidade máxima, números muito próximos ao de outros modelos dessa faixa de preço que não usam turbo.
Em relação ao consumo, os números oficiais divulgados pelo Inmetro garantem que o Yaris faz 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol e 12,6 km/l e 13,8 km/l, respectivamente, com gasolina. Em nossas mãos, durante nosso teste, o hatch nunca passou da casa dos 7 km/l para cima, mas é válido ponderar que o carro estava sempre com ar-condicionado ligado e duas pessoas a bordo.
Conjunto de suspensões trabalha muito bem, mesmo sendo por eixo de torção na traseira - que também tem freios a tambor. Na frente, o Yaris vem com conjunto independente do tipo McPherson e os freios são a discos ventilados - o que faz sentido, já que a maior parte do peso do automóvel está ali.
Para quem curte uma tocada mais divertida, a entrega é contrária: o Yaris tem como foco o conforto dos ocupantes e não passa a quem dirige aquela sensação emocionante, ainda que você tente usar as borboletas para trocar as marchas. Repito: seu objetivo é conquistar clientes que hoje têm R$ 100 mil e pensam em hatches ou sedãs topo de linha ou mesmo versões de entrada de SUVs compactos.
O que você vai ler aqui é o que fica bem explícito quando entramos no Yaris: é um ótimo carro. Ou melhor, é um ótimo carro de 2018. Em resumo, é um bom carro de lembranças ainda recentes em nossa memória. Um bom hatch, superseguro e confiável, que consegue ser bem econômico quando roda com gasolina e que certamente não te dará dor de cabeça durante a fase pós-venda. Se esses pontos são importantes para você, pode assinar o cheque sem medo de ser feliz.
TOYOTA - YARIS - 2021 |
1.5 16V FLEX XS CONNECT MULTIDRIVE |
R$ 87490 |
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