O Brasil é um dos países onde a Triumph mais vende suas motos da linha Tiger. A Tiger 900 GT Aragón é uma homenagem à participação de Iván Cervantes no Baja Aragón de 2022, onde triunfou com sua Tiger 900 Rally Pro.
Por isso, a marca lançou a edição especial com a mesma pintura da moto vencedora e também com muitos equipamentos já de fábrica apara deixá-la ainda mais atrativa.
A Tiger 900 GT Aragón exibe um equilíbrio notável entre desempenho e conforto.
Com roda de liga leve de 19 polegadas na frente e suspensão com curso menor que a da versão Rally, a GT Aragón é pensada para melhor uso no asfalto.
O motor é conhecido tricilíndrico de 888 cm³, que entrega 95 cv de potência e quase 9 kgf.m de torque. A moto ainda tem modos de pilotagem, embreagem deslizante e assistida, e um quickshifter que atua de forma suave, subindo ou descendo marchas sem precisar acionar a embreagem. Com tudo isso, a GT Aragón proporciona uma pilotagem realmente emocionante.
O painel TFT exibe uma variedade de recursos, incluindo modos de pilotagem personalizáveis e conectividade com smartphone via aplicativo My Triumph. Além disso, é possível integrar uma câmera GoPro ao painel, proporcionando conveniência e praticidade durante a gravação do passeio - você controla a câmera pelo botão que opera o painel, no punho esquerdo.
A oportunidade de provar uma moto como a Triumph Tiger 900 GT Aragón é sempre algo positivo. Não há como conter a empolgação ao assumir o controle dessa moto, que tem um visual que chama a atenção e cujo desempenho faz sua autoestima subir na hora.
Mas preciso deixar claro que essa moto não se destina ao ambiente urbano. Sua dimensão e peso significativos a tornam menos ágil em comparação com motos menores, o que pode prejudicar um pouco a experiência de condução em áreas urbanas congestionadas.
Além disso, em dias quentes e em engarrafamentos, o calor irradiado pelo motor pode ser desconfortável pela posição da ventoinha, que joga o ar quente direto nas pernas. A verdadeira essência da Tiger 900 GT Aragón é revelada, mesmo, nas estradas abertas.
Seu ótimo equilíbrio entre esportividade e conforto a tornam ideal para viagens longas ou para desafiar curvas sinuosas com uma dose extra de adrenalina. Em relação a consumo, no teste fiquei entre 13 km/l explorando os limites da moto e 18 km/litro andando mais tranquilamente. A emoção ao acelerar tem seu preço...
As suspensões Marzocchi oferecem precisão e estabilidade, enquanto os freios com disco duplo na dianteira proporcionam uma frenagem confiável, mesmo em altas velocidades.
A posição de pilotagem é ergonomicamente projetada para proporcionar bom nível de
conforto, com um guidão alto e largo, e uma relação ideal entre altura do guidão e banco e a posição das pedaleiras.
Mesmo pilotos mais altos como eu, que tenho 1,83 m, desfrutam de uma viagem tranquila e sem esforço. O ajuste manual do para-brisa também é um toque bem-vindo, proporcionando proteção contra o vento em velocidades mais altas.
A Tiger 900 GT Aragón é uma opção para motociclistas que valorizam desempenho no asfalto sem abrir mão de conforto: esse é o ponto alto desta moto. Sua capacidade off-road é limitada em comparação à das versões Rally da Tiger 900, mas dá para ir a qualquer lugar onde um carro de passeio comum vai sem muita dificuldade.
Apesar de não ser uma opção barata - comparada a motos menores - , a Tiger 900 GT Aragón oferece excelente custo-benefício, justificando o investimento pelo que entrega ao motociclista.
A nova geração da Triumph Tiger 900 vai chegar em breve, e certamente terá mais atrativos para os motociclistas interessados neste tipo de modelo. Lembre-se sempre da importância de cotar um seguro completo antes de comprar esse tipo de moto, garantindo tranquilidade e segurança no seu uso. E, sempre que possível, vá para a estrada, o melhor lugar para extrair o melhor da Tiger 900.
Acima da Tiger 900 existem motos maiores e mais potentes, mas penso que para a maioria absoluta o que essa moto faz atende muitíssimo bem.