Versões topo de linha geralmente contemplam o que de melhor um modelo pode oferecer ao cliente. Mas será que esta máxima vale para o Hyundai Creta Ultimate? Embora esbanje equipamentos de segurança ativa, a versão carrega o veterano motor 2.0 aspirado SmartStream, enquanto as configurações mais baratas ostentam o moderno propulsor 1.0 turbo Kappa.
Em relação a desempenho, o motor maior não dá margem a dúvidas. Com 167 cv de potência a 6.200 rpm, é mais desenvolto e ágil. A aceleração de 0 a 100 km/h é prova disso. Com 9,3 segundos, o Creta 2.0 é 1,2 s mais rápido do que o 1.0 turbo, que emana 120 cv. Ambos são casados com o câmbio automático de seis velocidades.
Por outro lado, o conjunto aspirado ajuda a deixar o SUV mais pesado e, consequentemente, mais ávido por combustível. Com 1.300 kg na balança, é 30 kg mais rechonchudo. Quanto ao consumo na cidade, tem média de 10,9 km/l com gasolina, e 7,7 km/l, com etanol. Nas mesmas condições, o conjunto turbinado tem índice de 11,6 km/l e 8,3 km/l, respectivamente.
A parte mecânica nos mostra, portanto, que o Creta Ultimate entrega uma experiência mais performática do que racional. Mas também é possível dizer que a versão completona é mais avançada em tecnologias dinâmicas.
Só essa configuração oferece piloto automático adaptativo, detector de fadiga, assistente de permanência em faixa e sistema de frenagem de emergência.
A parte externa da versão também conta com alguns diferenciais. As rodas diamantadas são de 18 polegadas, há sensores de estacionamento frontais, além de faróis e lanternas em LED, sendo que o feixe alto é adaptativo. Por outro lado, um vacilo é que os projetores de neblina ainda são halógenos. Até a geração anterior do modelo já trazia tais luzes em LED.
Por dentro, temos mais destaques. O layout do habitáculo é bicolor, com destaque para a tonalidade bege. Quem gosta de interior claro vai curtir. O mix de cores também chega aos bancos revestidos em couro, sendo que o do motorista é ventilado. Como falamos de um carro de R$ 161.190, tal assento bem que poderia ter ajustes elétricos.
Os itens exclusivos do Creta Ultimate são de grande valia, mas param por aqui. O que falaremos a seguir já pode ser encontrado em versões mais baratas do SUV produzido em Piracicaba (SP).
E isso não é demérito do carro. Aliás, mostra que freio de estacionamento eletrônico, teto solar panorâmico, carregador de celular por indução e câmera 360º são itens sofisticados que não precisam ficar restritos à configuração topo de linha.
Por falar em câmera, um chamariz do Creta é o monitor de ponto cego que exibe imagens no painel de instrumentos conforme acionamos a seta. O recurso pode parecer frescura, mas ajuda bastante em trocas de faixa ou manobras em estacionamentos cada vez mais apertados.
Chama atenção ainda a qualidade de acabamento do interior, mesmo que os materiais não sejam dos mais requintados. Há elementos do painel que parecem de couro, mas são plásticos com ranhuras e costuras.
O volante com formato mais esportivo também merece destaque, assim como o painel de instrumentos digital que muda de cor de acordo com o modo de condução selecionado. Mas aqui, precisamos fazer adendos.
O cluster é grande e poderia ser melhor explorado. Exibe poucas informações sobre viagem e não traz recursos mais avançados do que a exibição do ponto cego citada anteriormente. Já os modos de direção não fazem muita diferença na prática. São três. Um é voltado à esportividade, outro ao consumo de combustível, enquanto o terceiro propõe um equilíbrio de propostas.
Outro recurso que também poderia ser otimizado é a central multimídia de 10,1 polegadas. O visor é chamativo, intuitivo e enriquece a viagem. Por outro lado, precisa de cabo para ser pareado com os sistemas operacionais de smartphones e, quando isso é feito, boa parte da tela não exibe nenhuma informação.
Quanto ao espaço interno, pouca coisa mudou. Há oscilação de um a dois centímetros em relação à geração anterior. Com 4,30 m de comprimento e 2,61 m de entre-eixos, o Creta tem porte semelhante ao do Honda HR-V e Caoa Chery Tiggo 5X. É definitivamente um SUV espaçoso e que serve bem à família.
O porta-malas de 422 litros perdeu 10 l em relação ao Creta antecessor. Ainda assim, oferece espaço condizente com os melhores modelos da categoria no quesito bagageiro.
Outro ponto forte da Creta é o pós-venda. O modelo tem cinco anos de garantia e o valor das revisões é competitivo em relação aos principais concorrentes. A soma dos seis primeiros serviços é de R$ 4.214,18.
No fim das contas, o Hyundai Creta Ultimate é uma ótima opção para quem faz questão de ter uma experiência completa, ou seja, contar com todos os equipamentos oferecidos em um modelo. O único opcional é a pintura, com valores que oscilam entre R$ 700 e R$ 1.600.
O modelo mais ousado da categoria em termos de design também é opção para quem valoriza espaço e recursos avançados de tecnologia.
Mas vale ressaltar que as opções 1.0 também merecem atenção, principalmente porque já oferecem boa lista de equipamentos e melhor nível de consumo de combustível.
HYUNDAI - CRETA - 2022 |
2.0 FLEX ULTIMATE AUTOMÁTICO |
R$ 166490 |
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