Hyundai Creta Ultimate 2.0 6788

Vale a pena pagar mais pelo Hyundai Creta 2.0?

Versão Ultimate tem mais equipamentos, porém, motor que bebe mais do que o 1.0 turbo das outras configurações

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 20,6/4700 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 7,7 km/litro
      Estrada: 10,9 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 422 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.9

Overview


  • + Espaço
  • + Equipamentos
  • - Conectividade
  • - Consumo de combustível
 
  • 3.7 Estrela icone
  • 3.7 de 5 estrelas
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Versões topo de linha geralmente contemplam o que de melhor um modelo pode oferecer ao cliente. Mas será que esta máxima vale para o Hyundai Creta Ultimate? Embora esbanje equipamentos de segurança ativa, a versão carrega o veterano motor 2.0 aspirado SmartStream, enquanto as configurações mais baratas ostentam o moderno propulsor 1.0 turbo Kappa.

O Hyundai Creta Ultimate esbanja equipamentos de segurança ativa e é equipado com motor aspirado 2.0
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Em relação a desempenho, o motor maior não dá margem a dúvidas. Com 167 cv de potência a 6.200 rpm, é mais desenvolto e ágil. A aceleração de 0 a 100 km/h é prova disso. Com 9,3 segundos, o Creta 2.0 é 1,2 s mais rápido do que o 1.0 turbo, que emana 120 cv. Ambos são casados com o câmbio automático de seis velocidades.

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Por outro lado, o conjunto aspirado ajuda a deixar o SUV mais pesado e, consequentemente, mais ávido por combustível. Com 1.300 kg na balança, é 30 kg mais rechonchudo. Quanto ao consumo na cidade, tem média de 10,9 km/l com gasolina, e 7,7 km/l, com etanol. Nas mesmas condições, o conjunto turbinado tem índice de 11,6 km/l e 8,3 km/l, respectivamente.

A parte mecânica nos mostra, portanto, que o Creta Ultimate entrega uma experiência mais performática do que racional. Mas também é possível dizer que a versão completona é mais avançada em tecnologias dinâmicas.

Só essa configuração oferece piloto automático adaptativo, detector de fadiga, assistente de permanência em faixa e sistema de frenagem de emergência.

A parte externa da versão também conta com alguns diferenciais. As rodas diamantadas são de 18 polegadas, há sensores de estacionamento frontais, além de faróis e lanternas em LED, sendo que o feixe alto é adaptativo. Por outro lado, um vacilo é que os projetores de neblina ainda são halógenos. Até a geração anterior do modelo já trazia tais luzes em LED.

Por dentro, temos mais destaques. O layout do habitáculo é bicolor, com destaque para a tonalidade bege. Quem gosta de interior claro vai curtir. O mix de cores também chega aos bancos revestidos em couro, sendo que o do motorista é ventilado. Como falamos de um carro de R$ 161.190, tal assento bem que poderia ter ajustes elétricos.

Os itens exclusivos do Creta Ultimate são de grande valia, mas param por aqui. O que falaremos a seguir já pode ser encontrado em versões mais baratas do SUV produzido em Piracicaba (SP).

Show de câmeras do Hyundai Creta

E isso não é demérito do carro. Aliás, mostra que freio de estacionamento eletrônico, teto solar panorâmico, carregador de celular por indução e câmera 360º são itens sofisticados que não precisam ficar restritos à configuração topo de linha.

Por falar em câmera, um chamariz do Creta é o monitor de ponto cego que exibe imagens no painel de instrumentos conforme acionamos a seta. O recurso pode parecer frescura, mas ajuda bastante em trocas de faixa ou manobras em estacionamentos cada vez mais apertados.

Chama atenção ainda a qualidade de acabamento do interior, mesmo que os materiais não sejam dos mais requintados. Há elementos do painel que parecem de couro, mas são plásticos com ranhuras e costuras.

Qualidade do acabamento interno do SUV da marca sul-coreana chama a atenção
Crédito: Ricardo Rollo/WM!
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O volante com formato mais esportivo também merece destaque, assim como o painel de instrumentos digital que muda de cor de acordo com o modo de condução selecionado. Mas aqui, precisamos fazer adendos.

O cluster é grande e poderia ser melhor explorado. Exibe poucas informações sobre viagem e não traz recursos mais avançados do que a exibição do ponto cego citada anteriormente. Já os modos de direção não fazem muita diferença na prática. São três. Um é voltado à esportividade, outro ao consumo de combustível, enquanto o terceiro propõe um equilíbrio de propostas.

Outro recurso que também poderia ser otimizado é a central multimídia de 10,1 polegadas. O visor é chamativo, intuitivo e enriquece a viagem. Por outro lado, precisa de cabo para ser pareado com os sistemas operacionais de smartphones e, quando isso é feito, boa parte da tela não exibe nenhuma informação.

Quanto ao espaço interno, pouca coisa mudou. Há oscilação de um a dois centímetros em relação à geração anterior. Com 4,30 m de comprimento e 2,61 m de entre-eixos, o Creta tem porte semelhante ao do Honda HR-V e Caoa Chery Tiggo 5X. É definitivamente um SUV espaçoso e que serve bem à família.

Hyundai Creta Ultimate tem 4,30 m de comprimento e 2,61 m de entre-eixos
Crédito: Ricardo RollWM1
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O porta-malas de 422 litros perdeu 10 l em relação ao Creta antecessor. Ainda assim, oferece espaço condizente com os melhores modelos da categoria no quesito bagageiro.

Pós-venda

Outro ponto forte da Creta é o pós-venda. O modelo tem cinco anos de garantia e o valor das revisões é competitivo em relação aos principais concorrentes. A soma dos seis primeiros serviços é de R$ 4.214,18.

No fim das contas, o Hyundai Creta Ultimate é uma ótima opção para quem faz questão de ter uma experiência completa, ou seja, contar com todos os equipamentos oferecidos em um modelo. O único opcional é a pintura, com valores que oscilam entre R$ 700 e R$ 1.600.

Hyundai Creta Ultimate é boa opção para quem quer um carro repleto de equipamentos
Crédito: Ricardo Rollo/WM!
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O modelo mais ousado da categoria em termos de design também é opção para quem valoriza espaço e recursos avançados de tecnologia.

Mas vale ressaltar que as opções 1.0 também merecem atenção, principalmente porque já oferecem boa lista de equipamentos e melhor nível de consumo de combustível.

Ficha Técnica

HYUNDAI - CRETA - 2022
2.0 FLEX ULTIMATE AUTOMÁTICO
R$ 166490

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 2.0
  • Cilindrada cm³
  • 1999
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Aspirado
  • Start-Stop
  • Sim
  • Potência (cv/rpm)
  • 167/6200
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 20,6/4700
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 157/62000
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 19/4700
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 190
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 9,3
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 7,7
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 10,9
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 8,7
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 12,4
  • Fonte consumo
  • Montadora

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • AUTOMÁTICO
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4300
  • Largura (mm)
  • 1790
  • Altura (mm)
  • 1620
  • Entre-eixos (mm)
  • 2610
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 190
  • Ângulo de ataque (graus)
  • 20,4
  • Ângulo de saída (graus)
  • 28,3
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 50
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 422
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1270
  • Carga útil (kg)
  • 430

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • BlueNav
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Comando de voz
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 10,25''
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2
  • Concierge - Segurança
  • Sim
  • Concierge - Emergência
  • Sim
  • Concierge - Diagnóstico técnico
  • Sim

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 18
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 215/55
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 18
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 215/55

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 60
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 60
  • No Bolso8.8
  • Tecnologia8.9
  • Vida a bordo9.1
  • Desempenho8.7
  • Opinião do repórter8.8
  • + Espaço
  • + Equipamentos
  • - Conectividade
  • - Consumo de combustível
 
8.9

  • Lukas Kenji
  • Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.
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