Vectra GT: a metade do caminho do Astra nacional ao Europeu

Hatch da General Motors é paparicado por onde passa, mas é julgado por não oferecer o DNA da Opel


  1. Home
  2. Testes
  3. Vectra GT: a metade do caminho do Astra nacional ao Europeu
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Há mais de dois anos o WebMotors publicou uma avaliação sobre o Vectra GT-X. Na época, colocamos o recém-chegado ao lado de seus “correligionários” Chevrolet Corsa 1.8 SS e Astra 2.0 SS e lançamos a seguinte questão: “Antes da largada em quem você apostaria?”

Atualmente, a história não é muito diferente daquela que foi contada, principalmente, se a corrida for baseada no volume de vendas. O Vectra GT esboça cerca de mil unidades ao mês, enquanto o Astra atinge mais de 3 mil emplacamentos. O Corsa também ultrapassa fácil a barreira das 3,3 mil unidades comercializadas por mês.

O que mudou daquele tempo para cá? O Chevolet Corsa perdeu a virilidade do motor 1,8-litro e o Astra ficou mais completo.

Para entender o que acontece no mercado de hatches, o WebMotors rodou com o Chevrolet Vectra GT remixado durante 10 dias. A dianteira reformulada com faróis maiores rendeu olhares de admiração. Porém, analisando friamente, a pequena reestilização do modelo só atuou no capô, no conjunto óptico e na grade do radiador.

O motor de 4-cilindros em linha, agora, desenvolve 140 cv a 5.600 rpm com álcool e 133 cv com gasolina na mesma rotação. O torque está em 193 Nm com o combustível retirado da cana e 185 Nm com o gasolina a 2.600 rpm. O modelo anterior da remixada tinha 121 cv com gasolina e 127,6 cv com álcool a 5.200 rpm, com torque de 180 Nm com gasolina a 2.600 rpm e 192 Nm com álcool a 2.400 rpm.

Com isso, o desempenho do Vectra GT ficou melhor que o do anterior, ele atinge a velocidade máxima de 190 km/h quando abastecido com álcool e 187 km/h com gasolina, e acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 s, com álcool, e 10,5 s, com gasolina.

De acordo com a GM, o Vectra GT automático igual ao desta avaliação faz 14,7 km/l na estrada, 10,1 km/l na cidade, com gasolina, e 9,6 km/l na estrada e 7,0 km/l na cidade, com álcool. Conduzido pelo o WebMotors, o Vectra GT fez 7,3 km/l na rodovia e 5 km/l de álcool na cidade.

Pausa para o lanche

Vale lembrar que este modelo utiliza a plataforma encurtada do Chevrolet Zafira. A geração que é fabricada na Europa está à frente da que é comercializada no Brasil. No velho continente o mesmo carro chama-se Opel Astra. Lá ele é o sucessor do Chevrolet Astra fabricado aqui. Outra nota importante é que o Astra fabricado aqui segue na liderança isolada dos hatches médios. Você teria coragem de tirar um atacante que faz gols em todos os jogos?

Liderança

No início dessa reportagem colocamos que o Astra, agora, vem completo de fábrica. O valor inicial dele é de R$ 45.565. Já o Vectra GT tem um valor sugerido de R$ 54.313. A diferença de quase R$ 10 mil interfere e muito no volume das vendas de ambos os modelos, tanto para mais, como para menos. Já com R$ 33.348 você, também, pode comprar um Corsa 1.4 completo. Repare que nos três modelos citados há uma escada com degraus que custam R$ 10 mil cada um.

Por isso, o Vectra GT não tem uma posição favorável perante aos modelos mais tradicionais. Durante 2009 foram comercializados 24.539 Astra, 17.035 Golf, 13.588 Focus e 9.530 Vectra GT. Na “rabeira” do Chevrolet ainda estão o Fiat Stilo com 9.393 unidades, Peugeot 307 com 8.470 e Hyundai i30 com 7,49 mil.

Mas o terreno do Vectra GT é “árduo”, tanto que há muitos outros modelos de olho na sua pegada. A evolução do Vectra GT diante do Astra antigo é nítida. No índice de segurança do Cesvi Centro de Experimentação e Segurança Viária o modelo antigo da Chevrolet marcou duas estrelas, enquanto o GT três. A visibilidade do modelo atual também é melhor, três estrelas e meia contra duas e meia. Logo, o que vale mais? Um Astra velho ou um novo que é velho lá fora? Coloque suas prioridades antes de decidir a compra.

FICHA TÉCNICA – Vectra GT

MOTOR Transversal, 4 cilindros em linha, de 1.998 cm³
POTÊNCIA 140 cv a 5.600 rpm com álcool e 133 cv a 5.600 rpm com gasolina
TORQUE193 kgm a 2.400 rpm com álcool e 185 kgm a 2.600 rpm com gasolina
ALIMENTAÇÃO Injeção Eletrônica
CÂMBIO Automático de 4 velocidades
TRAÇÃO Dianteira
DIREÇÃO Assistida, por pinhão e cremalheira
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 17”, de liga-leve
PNEUS Dianteiros e traseiros 215/45R17
COMPRIMENTO 4,28 m
ALTURA 1,46 m
LARGURA 2,01 m
ENTREEIXOS 2,61 m
PORTA-MALAS 445 l
PESO em ordem de marcha 1.283 kg manual e 1.325 kg automático
TANQUE52 l
SUSPENSÃO Dianteira: Independente, McPherson, com molas helicoidais com compensação de carga lateral e amortecedores telescópicos hidráulicos a gás. Traseira - Semi-independente, viga de torção soldada com 2 braços fundidos de controle, molas tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores telescópicos hidráulicos a gás
FREIOS Discos com ABS
PREÇO R$ 54.313 entrada – R$ 63.857 todos opcionais e transmissão automática


_________________

Twitter
_________________

_________________

Twitter
_________________

Gosta de hatches médios?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Fiat Stilo

Peugeot 307

Peugeot 306

Volkswagen Golf

Renault Mégane

Chevrolet Astra

Ford Focus

Leia também:

SEGREDO - Novo Fiat Doblò sairá de linha em 2010 na Europa SEGREDO - Auto.QQ.com exibe primeiras fotos do Nissan Micra

Hyundai anti-Nano, o H800, deve ser vendido no Brasil

Nova geração do Nissan Micra será feita no Brasil

Kia Cadenza dará origem ao novo Hyundai Azera

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Comentários