Volkswagen ID. Buzz 2022

VW ID. Buzz 2022: como anda a "Kombi elétrica"

Modelo que quer ressuscitar a praticidade da "velha senhora" tem virtudes, e também limitações impostas pela modernidade


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O ID. Buzz estreou como carro-conceito no Salão do Automóvel de Detroit de 2017 e  demorou para vira modelo de série, mas atualmente já é vendida na Europa. Não há previsão para sua chegada ao mercado brasileiro, mas a marca - disfarçadamente - já faz pesquisas locais de aceitação: como quem não quer nada, a "Kombi elétrica" tem desfilado no no Rock in Rio.

Nova Kombi Elétrica
A Volkswagen ID. Buzz 2022 deve demorar pelo menos mais um ano para ser lançada no Brasil
Crédito: carsales.com.au
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Que preços teria por aqui?

É mais do que concebível que a Volkswagen ID. Buzz padrão ultrapassará os R$ 300 mil quando - e se - chegar por aqui, o que provavelmente deve acontecer em 2024.

Com poucos subsídios para veículos elétricos no Brasil, não como impedir os preços ainda altos, e isso vai limitar o mercado para a van de duas filas, independentemente de quão fofa alguém ache.

Como exemplo, o preço do Volkswagen ID. Buzz começa em 64,5 mil euros na Alemanha, o que corresponde a uns R$ 336 mil, sem impostos e taxas.

Preço no Brasil? Estimamos que a Volkswagen ID. Buzz 2022 deverá custar mais de R$ 300 mil
Crédito: carsales.com.au
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A Mercedes-Benz poderá lançar o modelo EQV de oito lugares no Brasil, mas ainda não deu uma indicação do custo da van de três filas. Portanto, o Mercedes-Benz EQV será um rival, mas com certeza custará muito mais por ser um modelo mais "premium".

Outros potenciais rivais da ID. Buzz, talvez suas maiores ameaças, usem o mesmo emblema, como uma versão totalmente elétrica da Volkswagen T7 Multivan, que já está disponível em mercados internacionais com um trem de força híbrido plug-in.

Como é por dentro

A ID. Buzz 2022 é grande por dentro, mas nem tanto por fora. Tem 4,71 m de comprimento, sendo 26 cm mais curta que a T7. O entre-eixos de 2,98 m é 13,5 cm mais curto, mas é um tamanho justo de espaço para a maioria dos padrões.

A ID. Buzz é grande e divertida por dentro: tem duas fileiras de bancos e alguma sofisticação
Crédito: carsales.com.au
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A primeira ID. Buzz terá duas fileiras de bancos e amplo espaço para bagagens - leva 1.121 litros. Uma segunda possível versão virá com três fileiras e menos espaço lá trás. A versão Cargo que existe lá fora, que leva mais 2.000 litros de carga e só tem assentos para motorista e um passageiro, é a que tem menos chances de vir.

 

Na versão com duas fileiras de bancos, a ID. Buzz acomoda 1.121 litros de capacidade de bagagem
Crédito: carsales.com.au
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A ID. Buzz tem alguns baratos práticos, como o ajuste longitudinal da segunda fileira de bancos em 15 cm, para aumentar ou reduzir o espaço para pernas e ganhar mais um pouco de área no porta-malas. Além disso, esses bancos rebatem em proporção de 40/60, o que proporciona alguma modularidade interna.

Na frente, os dois assentos individuais do ID. Buzz têm ajuste longitudinal de 24,5 cm comprimento e de 6,1 cm na altura. O painel de instrumentos é digital de 5,3 polegadas e no centro do tablier há uma uma tela multimídia sensível ao toque de 10 polegadas.

Detalhe da visão do motorista na nova Kombi elétrica
Crédito: carsales.com.au
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Do tipo flutuante, essa tela é bem acessível para os ocupantes da frente.  Na Europa a ID. Buzz pode ter com sete tomadinhas USB, multimídia maior (12 polegadas) e vários nichos porta-objetos espalhados por toda a cabine. Outro recurso a bordo é o carregador de smartphone por indução, que fica no painel e em posição levemente inclinada, para que o celular não caia no assoalho.

Detalhe dos bancos dianteiros da novidade da Volkswagen: cores alegres e ambiente claro
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Pelo tamanho e pelas dimensões internas, a ID. Buzz parece capaz de carregar bastante coisa. Mas não é bem assim: seu peso de 2.471 quilos significa que sua capacidade de carga é de apenas 529 quilos - a versão de carga também não impressiona: leva 648 quilos. É o preço da modernidade...

A ID. Buzz pode ser 100% carregado em apenas 30 minutos, dependendo da fonte de energia
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Motor elétrico do ID. Buzz

Tanto a ID. Buzz como a ID. Cargo usam o motor elétrico APP 310, que é alimentado por uma bateria de 77 kWh e rende o equivalente a 31,6 kgf.m de torque (de 150kW) e vai montado no eixo traseiro. A autonomia prometida fica entre 402 e 423 quilômetros (dependendo dos opcionais, como as rodas, que variam de 18 a 21 polegadas).

Dessa forma, supera a futura concorrente Mercedes-Benz EQV, cujo alcance é de 356 quilômetros. A rival, porém, tem 5,7 kgf.m de torque a mais e bateria mais forte, com 90 kWh.

Ok, ela é quadrada como a antiga, mas a ID. Buzz tem um estilo interessante. Imagine duas pranchas de surfe ali no teto!
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No recarregamento, vantagem também para o modelo da VW: a Mercedes afirma que o EQV recarregará de 10% a 80% em 45 minutos, carregando a 110 kW em uma tomada DC. A ID. Buzz vai de zero a 100% em apenas 30 minutos, puxando 170 kW de potência. É ainda mais rápido que seu rival em corrente alternada, levando 7h30 em um wallbox de 11kW. Também é bidirecional, por isso pode ser usado para alimentar uma casa ou escritório em um blecaute.

Com câmbio de marcha única, a velocidade máxima da ID. Buzz é de 145 km/h, e o zero a 100 km/h é feito em 10,9 segundos. Ou seja, este não é um veículo elétrico extremamente rápido nem veloz.

O design da ID. Buzz  tenta claramente remeter à velha Kombi, mas com elementos modernos
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Outros detalhes da ID. Buzz

A minivan elétrica tem faróis de LED como padrão, mas eles podem ser trocados por opções Matrix LED. A bordo, vai um software de última geração – como encontrado no Volkswagen ID.5 –, para fornecer conexão em tempo integral à Internet e a capacidade de receber atualizações pelo ar.

Volkswagen ID. Buzz 2022 pode ser equipado com uma variedade de aros
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Um dos grandes benefícios que a Volkswagen tem é a capacidade de aderir à tecnologia "Swarm" (enxame), que permite ao veículo "conversar" e identificar outros carros e infraestruturas a até 800 metros de distância. Com isso, as chances de acidentes são reduzidas.

Outro de de bons recursos é a capacidade de fazer todas as suas comunicações diretamente com o ponto de carregamento, em vez de precisar de aplicativos ou cartões de crédito. Então você simplesmente aparece no ponto de carregamento, carrega e depois dirige.

Modelo passou por aprimoramentos

Felizmente, as versões de produção do Volkswagen ID. Buzz estão melhores do que as versões pré-produção. Ainda há detalhes críticos, como  o piso escalonado, mas a Volkswagen agora oferece um piso falso removível para torná-lo plano.

Além disso, ainda há algum ruído de rodagem vindo da parte dianteira. Mas o resto do veículo e sua dirigibilidade deram um salto de qualidade. A versão de produção também passou para outro nível na suspensão e agora só "pula" sob extrema provocação - em grandes lombadas planas, por exemplo.

A ID. Buzz promete entre 402 e 423 quilômetros de autonomia
Crédito: carsales.com.au
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Mas é no trânsito urbano que a ID. Buzz fica mais à vontade. Até porque é aí que entra o modo de direção com regeneração máxima. Não é exatamente uma condução de um pedal, mas há uma considerável recuperação de energia.

A direção, porém, ainda não é muito direta, mas é leve e o raio de giro é surpreendente, dado o comprimento total.

Estreitos, levemente agressivos e muito estilosos, os faróis da ID. Buzz são de LED - assim como as luzes de rodagem diurna
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As almofadas do banco traseiro permanecem mais duras e mais finas do que esperávamos, e a eventual retirada do console central removível amplia o espaço da cabine. Os materiais de acabamento interno não são páreo para os do EQV, mas são uma melhoria em relação às das primeiras ID. Buzz.

Os plásticos do painel, em particular, ainda são muito frágeis para um carro de mais de R$ 300 mil, embora não sejam tão ruins quanto eram, e o painel do ID. Cargo parece mais convincente e prático do que da versão padrão.

O infotainment continua sendo um bicho-papão da Volkswagen. Agora eles fizeram todos os blocos da tela sensível ao toque da mesma cor, então eles são quase impossíveis de se usar intuitivamente - antes é preciso dar uma boa olhada neles.

Versão de produção do Volkswagen ID. Buzz 2022 passou para outro nível de organização
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Conclusão

Há bom nível de praticidade no Volkswagen ID. Buzz 2022. A menos que você já tenha uma T7 Multivan – que não está disponível no Brasil, mas, pelo menos na Europa. A T7 pesa 349 quilos a menos, reboca 600 quilos a mais (1.600 quilos) e, como mencionamos, também vem com um motor híbrido plug-in.

Há ID. Buzz é maia charmosa, exibe aprimoramentos em relação ao protótipo e leva vantagem no carregamento - principalmente em relação à Mercedes-Benz EQV. Esses atributos não devem ser desprezados.

Até as rodas da ID. Buzz são estilosas: cinco pontas, pintura preta e prata e efeito tridimensional
Crédito: carsales.com.au
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Há versatilidade, força, conforto e praticidade, e dirigir esta minivan nunca parece algo tenso ou cansativo. É o tipo de máquina que você usa para fazer coisas triviais e aceita bem tudo o que você quiser botar nela. Além disso, é forte o suficiente no tráfego diário e o motorista tem ótima visão periférica.

Ainda há áreas de melhoria necessárias na van elétrica da Volkswagen – especialmente no sistema de informação e entretenimento e alguns dos materiais internos –, mas a ID. Buzz será o centro de uma enorme curiosidade quando chegar ao Brasil. E merece ser.

 

*com informações do site carsales.com.au

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