Aceleramos a única versão do Volkswagen Jetta, que tem motor 2.0 turbo de 231 cv, faz de 0 a 100 km/l em 6,7 segundos e ainda vem bem equipado
Conforme publicado no WM1 em abril, o Volkswagen Jetta GLi voltou a ser importado do México para nosso país com alguns ajustes no motor e uma nova caixa de câmbio automatizada, agora com sete marchas.
O preço anunciado há quatro meses foi de R$ 216.990, mas vale registrar que houve uma queda para R$ 215.230 por conta da redução do IPI.
Testamos o carro na pista também há algumas semanas, mas agora pegamos outra unidade do modelo para explorá-lo no dia a dia, já que ele é um dos remanescentes do segmento de sedãs médios e tem uma tocada esportiva digna de quem amava o Golf GTI. Bora dar um rolê comigo?
O Jetta é um sedã médio que, pelo tamanho, seria classificado como rival de Toyota Corolla e também do Chevrolet Cruze, os dois últimos sedãs médios que - ainda - existem no mercado brasileiro.
Só que o Corolla tem um lado mais ecológico por ser híbrido e o Cruze é muito mais barato. O sedã da Toyota custa entre R$ 145 mil e R$ 190 mil, enquanto o modelo da Chevrolet nem chega na casa dos R$ 150 mil.
O VW Jetta, por sua vez, sai por R$ 215 mil, o que significa que realmente está em outro patamar. E justamente por esse preço e pela pegada de carro esportivo, acaba disputando clientes de outro tipo de segmento: o de carros premium.
Pode apostar que quem levar um Jetta GLi para casa terá dado uma olhada em Audi A3 Sedan e BMW Série 3, rivais que também têm tocada divertida, mas que custam muito mais caro, já perto dos R$ 270 mil.
É por isso que o Jetta, hoje, é um carro único.
Gosto muito do estilo do Jetta. É grande, um legítimo sedã médio de família, mas traz algumas características que víamos no Golf GTi, como o friso vermelho que percorre a parte de cima da grade. Sobressaem os faróis full LED e o novo estilo do para-choques, com uma peça na vertical, na parte inferior.
De perfil, sem dúvida, os maiores destaques são as rodas em dois tons de 18 polegadas com desenho bem agressivo. O Jetta tem perfil bem tradicional, o que é ótimo para quem gosta de sedãs. São 4,75 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,48 m de altura e 2,68 m de entre-eixos.
Na parte traseira o que me deixa mais curioso é o que o Jetta não tem o nome "Jetta" gravado na tampa do porta-malas - aliás, você não vê o nome do carro em lugar nenhum.
A única coisa no "bumbum" do carro é o logo GLi, que segundo a Volks significa "Grand Luxe Injection", ou "Grande Injeção de Luxo", na tradução literal.
E, sim, a própria marca "admite" que o Volkswagen Jetta GLi é uma espécie de versão sedã do Golf GTi - que ainda existe lá fora, em sua oitava geração, mas que passa longe de voltar para cá.
Na cabine encontramos o máximo nível de luxo, tecnologia e bom acabamento que um carro da Volks oferece, como também encontrávamos no Tiguan - que está "fora de linha" até a marca decidir trazer o modelo já reestilizado, no ano que vem.
Materiais macios ao toque e uma série de peças em preto brilhante deixam claro que a proposta do Jetta GLi é conquistar não só pela esportividade, mas também pela percepção de qualidade.
O volante com ótima empunhadura e a posição de dirigir bem próxima ao assoalho também me encantam. Mas, sem dúvida, o que mais se destaca aqui dentro são os equipamentos de série, como os faróis automáticos na esquerda, o volante com botões táteis dos dois lados e a central multimídia VW Play no centro do painel - falaremos sobre isso em instantes.
Enfim, o Jetta GLi é bem completo!
Do lado esquerdo do volante o sedã oferece ao motorista a opção dos sistemas semiautônomos de condução mais atuais da empresa, com controle automático de velocidade com função Stop&Go; sistema de frenagem autônoma de emergência; frenagem automática pós-colisão e detector de fadiga.
Senti falta do corretor de faixa, mas talvez essa não seja uma das preferências desse tipo de cliente.
Mas o Jetta tem muito mais coisa. Quadro de instrumentos digital atrás do volante, ar-condicionado automático com duas zonas, bancos personalizados e com costuras diferenciadas, VW Play com conexão para CarPlay e Android Auto sem fio, uma série de entradas USB do tipo C, teto solar, chave presencial e um carregador de celular sem fio na frente do console são outros itens interessantes.
O carro também tem conexão Wi-Fi via smartphone e um sistema de HD interno com 10 GB de capacidade.
É de fato um carro muito completo e visivelmente bem feito. Mas falamos de um carro que também será comprado por muitas famílias. Então, como é o conforto do modelo no banco traseiro?
Atrás não temos como deixar de enaltecer o bom espaço para as pernas e para as cabeças que o carro oferece para dois adultos - embora não tanto para três, já que o túnel central é bem alto.
Mas se você viver em dois ou quem estiver atrás for criança, há espaço e uma série de mimos como descansa-braço central, luz de cortesia e entradas USB para poder recarregar seus equipamentos. E tudo isso sem atrapalhar o excelente porta-malas do carro, que tem 510 litros.
Agora vamos pisar fundo, que esse carro é um tesão.
Hora de fazer o que eu mais gosto com o carro que, para muitos, é considerado o sucessor do Golf GTi aqui no Brasil. E se você olhar a proposta, um Volks com motor 2.0 turbo, tração dianteira e câmbio de dupla embreagem, verá que a única diferença técnica entre os dois é justamente o terceiro volume do sedã.
E essa é a melhor notícia que poderia existir.
Sob o capô o Jetta GLI usa um motor 2.0 turbo de 231 cv e 35,7 kgfm de torque, aliado agora a um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem, já que antes usava um de seis. Com esses números, alcança 249 km/h de velocidade máxima e faz de zero a 100 km/h em 6,7 segundos.
Entro, ajusto o cinto, já boto o carro no modo Sport - existe também um "Eco", um "Normal" e um personalizável - e já sinto o ronco agressivo entrar na cabine. Na verdade, não é bem "entrar", mas só um ecoar, já que esse som só pode ser ouvido lá dentro - o Proconve L7 não permitiria que o Jetta roncasse alto do lado de fora.
Mesmo assim o ronco é bem gostoso. Uma marcha engole a outra sem dó se você tiver espaço para acelerar. E se você pensar em comprar um Jetta para usar na pista, confesso que é difícil achar algo zero-quilômetro tão divertido quanto esse Jetta GLi nessa faixa de preço.
Mas no dia a dia o modelo também sabe se comportar e dá conta do recado se você usá-lo no modo normal ou mesmo no Eco. Nesses modos, ele age como um sedã comportado, sem berrar alto e até com bom consumo de combustível.
Na minha mão, com o pé pesado, o carro ficou na casa dos 5,5 km/l - lembrando que só bebe gasolina. Na estrada, com ar ligado, mas a 100 km/h, conseguimos atingir incríveis 12 km/l. Vale lembrar que a Volks anuncia oficiais 9,9 km/l e 12,2 km/l, respectivamente.
Bom, resumo da ópera: o Jetta GLi é hoje um dos carros com pegada esportiva com um dos preços mais atraentes do mercado, já que poucos veículos têm tocada tão arisca com valor parecido.
O Jetta GLi saltou de R$ 145 mil para R$ 215 mil em três anos (de 2019 para 2022), é verdade, mas precisamos ser justos: nesse período, o aumento da inflação foi de cerca de 45%. E se você fizer a regra de três, verá o preço do carro subiu mais ou menos na mesma proporção.
Esse sedã é, de fato, um sucessor de respeito para quem amava o Golf GTi, como eu. E também um ótimo sedã para quem busca estilo, segurança, bom espaço interno e tecnologia. De forma única e bastante exclusiva.
VOLKSWAGEN - JETTA - 2020 |
2.0 350 TSI GASOLINA GLI DSG |
R$ 176490 |
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