É claro que esse movimento da marca alemã não foi um tiro no escuro. Para criar o seu novo popular, a marca partiu do compacto premium Polo, que mesmo lançado em 2017 ainda é um modelo bastante atual para a categoria, com destaque para a plataforma modular MQB A0.
Mas ficou curioso para saber como foi esse nosso primeiro contato com o Polo Track? Então confira nas próximas linhas e não deixe de ver também o teste em vídeo.
O Polo Track
Por fora
Com a mesma estrutura das versões mais caras, o Polo Track tem um visual exclusivo. Começando pela dianteira com faróis halógenos no lugar do conjunto de LED visto no restante da linha, além de para-choques redesenhados para dar um ar mais aventureiro e condizente com o "Track" do seu nome.Em busca de um Volkswagen Polo? Confira as opções disponíveis no estoque da Webmotors!
Aliás, o para-choque redesenhado fez o vão livre do Polo crescer 10 mm na comparação com as versões mais caras, chegando a 166 mm. Já na lateral, as únicas diferenças são as calotas escurecidas (e com desenho exclusivo) nas rodas de aço de 15 polegadas, calçadas com borrachudos pneus 185/65.
Na traseira, o Polo Track além das lanternas com máscara escurecida, o para-choque tem um aplique plástico para amplificar o ar aventureiro da versão. Na tampa do porta-malas, os logotipos seguem o padrão mais recente da Volkswagen, como o logo da marca e o nome "Track" (sem o Polo) centralizados.
Interior e equipamentos
Apesar da proposta de despojado, o Polo Track repete, basicamente, o visual da versão MPI, com um interior marcados pelos plásticos rígidos (embora com variação de texturas) e os mesmos bancos com apoio de cabeça integrado (mas com forração exclusiva).O quadro de instrumentos combina instrumentos analógicos com uma tela digital que exibe as informações do computador de bordo. Item que junto do rádio Media Plus II e do volante multifuncional fazem parte da lista de opcionais do modelo.
Uma curiosidade é que esses itens serão oferecidos de série em todos os Polo Track da primeira leva. Por conta disso, o preço desse pacote opcional não foi divulgado pelo fabricante.
Com 4,08 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,47 m de altura e entre-eixos de 2,57 m, o Polo Track é um dos maiores hatches compactos do mercado brasileiro. Oferece espaço adequado para levar com conforto dois adultos na dianteira e dois no banco traseiro (três viajam no aperto, algo típico nessa categoria). O porta-malas leva 300 litros. Capacidade boa frente aos concorrentes.
Mesmo sem os opcionais obrigatórios dos Track da primeira leva, o Polo basicão é bem equipado.
Tem direção elétrica, banco e cinto de segurança do motorista com regulagem de altura, ar-condicionado, airbags laterais, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, travas e vidros dianteiros elétricos.
Ao volante
O Polo Track tem como única opção de motorização o 1.0 MPI de 84 cv de 10,3 kgf.m a 3 mil rpm, combinado com o câmbio manual de cinco marchas. Com esse conjunto, o hatch vai a 169 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos.Em consumo, segundo os números oficiais do Inmetro, o Track registra médias com gasolina de 15 km/l (estrada) e 13,5 km/l (cidade). Com etanol, o consumo médio é de 10,5 km/l (estrada) e 9,3 km/l (cidade).
Na comparação com o Polo MPI, o Track é 16 quilos mais leve (1.054 quilos) e repete a configuração do conjunto McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, mas com novos amortecedores.
Tivemos a oportunidade de testar o Polo Track em um percurso entre a capital paulista e a cidade de São Bento do Sapucaí (SP). Um trajeto de ida e volta de cerca de 400 quilômetros em que rodamos por vários tipos de piso e até enfrentando ladeiras para lá de íngremes (e com o ar-condicionado ligado 100% do tempo).
A direção precisa e o conjunto de suspensão que segura bem a carroceria em curvas e absorve os impactos dos pisos irregulares com competência - características que são destaques dessa geração atual do Polo - estão presentes também nesse Track, que é um carro bem gostoso de guiar.
Já o motor de três cilindros deixa bem claro que a estrada não é o seu lugar favorito, apesar dos bons números de desempenho para um 1.0 aspirado. É preciso manter o propulsor girando por volta de 3.000 rpm para extrair o melhor rendimento do conjunto.
Por outro lado, o câmbio tem engates leves e precisos. Algo que não é exatamente uma novidade em um carro da Volkswagen. Outro ponto que chama a atenção neste Polo é o bom isolamento acústico: só se ouve o ronco do motor 1.0 realmente invadir a cabine acima de 4 mil rpm.
Polo Track e os concorrentes
O Volkswagen Polo Track chega ao mercado a partir de R$ 79.990. Nessa mesma faixa de preços, estão disponíveis como concorrentes diretos o Hyundai HB20 Sense (R$ 79.490), o Citroën C3 1.0 Live Pack (R$ 77.990), e o Fiat Argo 1.0 (R$ 78.590). Pouco acima está o Chevrolet Onix 1.0 (R$ 82.490).Com as mesmas qualidades dos Polo mais caros, embora com uma lista de equipamentos mais enxuta em itens de conforto, o Track é uma opção adequada principalmente para quem precisa de um carro zero quilômetro para o uso diário na cidade, mas não quer ou não pode investir em modelos mais sofisticados.
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