Volkswagen Polo TSI

Volkswagen Polo TSI: um carro para os órfãos do Up

Novidade da linha 2023, versão TSI do compacto chega com o motor 1.0 turbo combinado a um câmbio manual de cinco marchas

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 16,8/1750 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 300 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.1

Overview

Com o novo propulsor 1.0 TSI, o Volkswagen Polo é opção interessante para os fãs dos carros compactos com motor turbo com câmbio manual


  • + Desempenho
  • + Consumo
  • + Prazer ao dirigir
  • + Espaço interno
  • + Porta-malas
  • - Equipamentos de conforto
  • - Ausência dos airbags de cortina
 
  • 4.5 Estrela icone
  • 4.5 de 5 estrelas
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O Volkswagen Polo de sexta geração estreou no Brasil em 2017 com a missão de ser o compacto premium da marca alemã. De lá para cá, o mercado mudou muito. Fox e Up! MPI e TSI se despediram do mercado e o Gol está prestes a dizer adeus. Já os concorrentes ganharam novas gerações e subiram de nível.

Era preciso que o compacto premium passasse a sobressair mais pelo custo-benefício, mas sem perder as qualidades reconhecidas pelo mercado.

E foi exatamente o que aconteceu no Polo 2023, que além de uma atualização visual chega às concessionárias neste mês de outubro com várias novidades em equipamentos e a nova configuração TSI - , que parece feita sob medida para atender aos órfãos do Up! TSI, ao juntar o motor turbo com o câmbio manual.

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A dianteira do Polo TSI combina o visual mais simples, sem cromados, com os novos faróis de LED
Crédito: Divulgação/Luís França
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Por fora do Polo TSI

Posicionado na linha acima da versão MPI, o TSI é o único Polo a combinar o motor 1.0 TSI com um câmbio manual de cinco marchas. Entra na linha para substituir o antigo Polo 1.6, que era equipado com um motor 1.6 16V aspirado de 117 cv.

Apesar da ausência de elementos cromados, o TSI repete a dianteira do carro europeu, marcada pelos novos faróis de LED com luzes diurnas. Já nas laterais a versão sai de fábrica com rodas de liga leve de 15 polegadas e novo desenho, inédito no modelo.

A traseira do Polo TSI repete o visual das versões mais caras, com novas lanternas e o "Polo" centralizado
Crédito: Divulgação/Luís França
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Na traseira, a Volkswagen apelou para um visual exclusivo para o mercado brasileiro. No lugar das lanternas que invadem a tampa do porta-malas, o nosso Polo 2023 tem peças com o mesmo visual da linha 2022, mas com um novo arranjo de luzes e máscara preta.

Para não dizer que não há nada do europeu na traseira, o modelo agora tem o novo logotipo Volkswagen e o "Polo" centralizados, e com nova grafia.

Por dentro do Polo TSI

O Polo TSI exibe algumas novidades pontuais (mas bem importantes) no interior. O painel ganhou um novo revestimento em material brilhante, enquanto as laterais das portas dianteiras receberam um revestimento em plástico com textura e cor diferentes. Melhorias que ajudaram a enriquecer (um pouco) o aspecto do interior.

Os bancos são totalmente novos e agora têm encosto de cabeça integrados. Na traseira, faltam as portas USB ou as saídas de ventilação vistas nos Polo mais caros. Mas a cabine tem largura e altura elogiáveis, e bom espaço para pernas na traseira.

O porta-malas comporta 300 litros de capacidade. Esse volume fica dentro da média dos compactos premium. Mas faz falta uma maçaneta externa para a abertura da tampa, que pode ser aberta por um botão na chave ou no console central.

Este conteúdo é um oferecimento de Auto Compara
Crédito: Divulgação/Auto Compara
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Equipamentos

Na lista de equipamentos, o grande destaque é o painel digital configurável com tela de 8 polegadas. A multimídia é a veterana Composition Touch, que tem menos recursos que a VW Play das versões mais caras. Mas espelha o celular (com cabo) via Android Auto e Apple CarPlay.

A lista de equipamentos tem airbags laterais, faróis de LED, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional, ar-condicionado, vidros travas e retrovisores elétricos e direção elétrica.

É uma boa lista, mas que deixa de fora itens como airbags de cortina, faróis com acendimento automático, coluna de direção ajustável e controlador automático de velocidade. Todos estes recursos estão presentes em alguns dos concorrentes.

O câmbio manual é o famoso MQ200-5F, de cinco marchas, já usado no Polo MPI e em outros modelos
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Mecânica

O motor 1.0 turbo estreia uma nova calibração na linha 2023. Agora na configuração "170 TSI", é descendente direto do motor usado no antigo Up! TSI, mas com mudanças em hardware e software.

São 116 cv e 16,8 kgf.m a partir de 1.750 rpm. Estes números são inferiores ao vistos no Polo até 2022, que era equipado com o 1.0 turbo "200 TSI", de 128 cv e 20,4 kgf.m a partir de 2.000 rpm.

Mesmo assim, os números do Polo ainda estão na média do segmento: o Chevrolet Onix LTZ Turbo manual tem os mesmos 116 cv e 16,8 kgfm. Já o HB20 Comfort turbo fica um pouco acima, com 120 cv e 17,5 kgfm.

O câmbio é o famoso MQ200-5F, uma transmissão de cinco marchas que já era usada nas versões 1.0 e 1.6 do Polo e também em outros modelos da linha Volkswagen, como o Gol.

Outra mudança do Polo na linha 2023 é a troca do freio traseiro a disco por um conjunto com tambores. Apesar da aparente involução, o conjunto ainda é bastante eficiente, parando o carro de 100 km/h a zero em 38,3 metros.

Os cavalos a menos do Polo 2023 e os freios a tambor na traseira não fizeram diferença no uso cotidiano
Crédito: Divulgação/Luís França
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Ao volante do Polo TSI

Muito além da sopa de números que marca essa troca do motor "200 TSI" pelo "170 TSI", a verdade é que, na prática, o motorista não sente a diferença ao volante. Além disso, nesta versão TSI, o compacto entrega ótimos números de consumo. Com gasolina, são 14 km/l (cidade) e 16,4 km/l (estrada).

O Polo segue se destacando pelo ótimo ajuste de direção e pelas respostas ágeis do motor 1.0 turbo. Segundo a Volkswagen, o modelo ganhou novos amortecedores para deixar o acerto mais macio. Mas o compacto ainda exibe ajuste firme, o que colabora para a estabilidade em curvas.

Mesmo com coluna de direção sem regulagens, não é difícil achar uma posição ideal de direção regulando o assento e o cinto de segurança. Mas a alavanca de câmbio poderia ter uma manopla menor e mais ergonômica.

Apesar disso, o câmbio manual de cinco marchas tem engates macios e precisos, e permite que o Polo TSI acelere de zero a 100 km/h em 10,1 segundos, atingindo 197 km/h de velocidade máxima. No geral, um comportamento feito para agradar aos órfãos do antigo Up! TSI - com a vantagem do espaço interno maior e do projeto mais atual.

Mercado

O Polo TSI parte de R$ 92.990. Com esse preço, oferece um conteúdo adequado em termos de equipamentos. Ponto que se soma ao bom acerto dinâmico - garantia de diversão - para tornar o compacto uma opção interessante aos motoristas que prezam o prazer ao dirigir.

Por outro lado, mesmo com novidades como o painel digital e os faróis de LED, esta versão TSI ainda fica devendo em recursos tecnológicos e de conforto frente aos concorrentes, além de cometer deslizes bobos, como a ausência da coluna de direção regulável.

O modelo turbo mais barato da Volkswagen fica posicionado abaixo dos concorrentes Chevrolet Onix LTZ manual (R$ 93.340) e Hyundai HB20 Comfort turbo (R$ 94.290).

Ancora: Conclusão Score

VÍDEO

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Ficha Técnica

VOLKSWAGEN - POLO - 2023
1.0 170 TSI MANUAL
R$ 95990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.0
  • Cilindrada cm³
  • 999
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 3
  • Taxa de compressão
  • 10,5:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 12V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Total Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • TSI
  • Potência (cv/rpm)
  • 116/5000
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 16,8/1750
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 109/5000
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 16,8/1750
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 197
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 10,1

Transmissão +

  • Transmissão
  • Manual
  • Número de marchas
  • 5
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira
  • Diferencial
  • Com bloqueio

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4074
  • Largura (mm)
  • 1751
  • Altura (mm)
  • 1471
  • Entre-eixos (mm)
  • 2566
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 52
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 300
  • Peso bruto (kg)
  • 1510
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1112
  • Carga útil (kg)
  • 398

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Aço
  • Tipo de roda - Calotas
  • Integrais
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 15
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 185/65
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 15
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 185/65
  • Estepe
  • Space saver

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso9.3
  • Tecnologia8.4
  • Vida a bordo8.6
  • Desempenho9.5
  • Opinião do repórter9.7
  • + Desempenho
  • + Consumo
  • + Prazer ao dirigir
  • + Espaço interno
  • + Porta-malas
  • - Equipamentos de conforto
  • - Ausência dos airbags de cortina
 
9.1

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