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Volkswagen Polo TSI: um carro para os órfãos do Up

Novidade da linha 2023, versão TSI do compacto chega com o motor 1.0 turbo combinado a um câmbio manual de cinco marchas

por Evandro Enoshita

O Volkswagen Polo de sexta geração estreou no Brasil em 2017 com a missão de ser o compacto premium da marca alemã. De lá para cá, o mercado mudou muito. Fox e Up! MPI e TSI se despediram do mercado e o Gol está prestes a dizer adeus. Já os concorrentes ganharam novas gerações e subiram de nível.
Era preciso que o compacto premium passasse a sobressair mais pelo custo-benefício, mas sem perder as qualidades reconhecidas pelo mercado.
E foi exatamente o que aconteceu no Polo 2023, que além de uma atualização visual chega às concessionárias neste mês de outubro com várias novidades em equipamentos e a nova configuração TSI - , que parece feita sob medida para atender aos órfãos do Up! TSI, ao juntar o motor turbo com o câmbio manual.
https://www.webmotors.com.br/comprar/volkswagen/polo/10-200-tsi-highline-automatico/4-portas/2022/43974402

Por fora do Polo TSI

Posicionado na linha acima da versão MPI, o TSI é o único Polo a combinar o motor 1.0 TSI com um câmbio manual de cinco marchas. Entra na linha para substituir o antigo Polo 1.6, que era equipado com um motor 1.6 16V aspirado de 117 cv.
Apesar da ausência de elementos cromados, o TSI repete a dianteira do carro europeu, marcada pelos novos faróis de LED com luzes diurnas. Já nas laterais a versão sai de fábrica com rodas de liga leve de 15 polegadas e novo desenho, inédito no modelo.
https://www.webmotors.com.br/comprar/volkswagen/polo/10-mpi-total-flex-manual/4-portas/2019-2020/43791270


Na traseira, a Volkswagen apelou para um visual exclusivo para o mercado brasileiro. No lugar das lanternas que invadem a tampa do porta-malas, o nosso Polo 2023 tem peças com o mesmo visual da linha 2022, mas com um novo arranjo de luzes e máscara preta.
Para não dizer que não há nada do europeu na traseira, o modelo agora tem o novo logotipo Volkswagen e o "Polo" centralizados, e com nova grafia.

Por dentro do Polo TSI

O Polo TSI exibe algumas novidades pontuais (mas bem importantes) no interior. O painel ganhou um novo revestimento em material brilhante, enquanto as laterais das portas dianteiras receberam um revestimento em plástico com textura e cor diferentes. Melhorias que ajudaram a enriquecer (um pouco) o aspecto do interior.
Os bancos são totalmente novos e agora têm encosto de cabeça integrados. Na traseira, faltam as portas USB ou as saídas de ventilação vistas nos Polo mais caros. Mas a cabine tem largura e altura elogiáveis, e bom espaço para pernas na traseira.
O porta-malas comporta 300 litros de capacidade. Esse volume fica dentro da média dos compactos premium. Mas faz falta uma maçaneta externa para a abertura da tampa, que pode ser aberta por um botão na chave ou no console central.

Equipamentos

Na lista de equipamentos, o grande destaque é o painel digital configurável com tela de 8 polegadas. A multimídia é a veterana Composition Touch, que tem menos recursos que a VW Play das versões mais caras. Mas espelha o celular (com cabo) via Android Auto e Apple CarPlay.
A lista de equipamentos tem airbags laterais, faróis de LED, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional, ar-condicionado, vidros travas e retrovisores elétricos e direção elétrica.
É uma boa lista, mas que deixa de fora itens como airbags de cortina, faróis com acendimento automático, coluna de direção ajustável e controlador automático de velocidade. Todos estes recursos estão presentes em alguns dos concorrentes.

Mecânica

O motor 1.0 turbo estreia uma nova calibração na linha 2023. Agora na configuração "170 TSI", é descendente direto do motor usado no antigo Up! TSI, mas com mudanças em hardware e software.
São 116 cv e 16,8 kgf.m a partir de 1.750 rpm. Estes números são inferiores ao vistos no Polo até 2022, que era equipado com o 1.0 turbo "200 TSI", de 128 cv e 20,4 kgf.m a partir de 2.000 rpm.
Mesmo assim, os números do Polo ainda estão na média do segmento: o Chevrolet Onix LTZ Turbo manual tem os mesmos 116 cv e 16,8 kgfm. Já o HB20 Comfort turbo fica um pouco acima, com 120 cv e 17,5 kgfm.
O câmbio é o famoso MQ200-5F, uma transmissão de cinco marchas que já era usada nas versões 1.0 e 1.6 do Polo e também em outros modelos da linha Volkswagen, como o Gol.
Outra mudança do Polo na linha 2023 é a troca do freio traseiro a disco por um conjunto com tambores. Apesar da aparente involução, o conjunto ainda é bastante eficiente, parando o carro de 100 km/h a zero em 38,3 metros.

Ao volante do Polo TSI

Muito além da sopa de números que marca essa troca do motor "200 TSI" pelo "170 TSI", a verdade é que, na prática, o motorista não sente a diferença ao volante. Além disso, nesta versão TSI, o compacto entrega ótimos números de consumo. Com gasolina, são 14 km/l (cidade) e 16,4 km/l (estrada).
O Polo segue se destacando pelo ótimo ajuste de direção e pelas respostas ágeis do motor 1.0 turbo. Segundo a Volkswagen, o modelo ganhou novos amortecedores para deixar o acerto mais macio. Mas o compacto ainda exibe ajuste firme, o que colabora para a estabilidade em curvas.
Mesmo com coluna de direção sem regulagens, não é difícil achar uma posição ideal de direção regulando o assento e o cinto de segurança. Mas a alavanca de câmbio poderia ter uma manopla menor e mais ergonômica.
Apesar disso, o câmbio manual de cinco marchas tem engates macios e precisos, e permite que o Polo TSI acelere de zero a 100 km/h em 10,1 segundos, atingindo 197 km/h de velocidade máxima. No geral, um comportamento feito para agradar aos órfãos do antigo Up! TSI - com a vantagem do espaço interno maior e do projeto mais atual.

Mercado

O Polo TSI parte de R$ 92.990. Com esse preço, oferece um conteúdo adequado em termos de equipamentos. Ponto que se soma ao bom acerto dinâmico - garantia de diversão - para tornar o compacto uma opção interessante aos motoristas que prezam o prazer ao dirigir.
Por outro lado, mesmo com novidades como o painel digital e os faróis de LED, esta versão TSI ainda fica devendo em recursos tecnológicos e de conforto frente aos concorrentes, além de cometer deslizes bobos, como a ausência da coluna de direção regulável.
O modelo turbo mais barato da Volkswagen fica posicionado abaixo dos concorrentes Chevrolet Onix LTZ manual (R$ 93.340) e Hyundai HB20 Comfort turbo (R$ 94.290).

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