Volkswagen Taos Comfortline 250 Tsi 8073

Volkswagen Taos Comfortline: o topo é logo ali

Avaliamos a versão de entrada do SUV e mostramos quais são as distinções em relação à topo de linha, a Highline

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 25,5/1500 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 498 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.9

Overview


  • + Câmbio bem acertado
  • + Lista de Equipamentos
  • - Acabamento inferior ao dos rivais
  • - Opcionais encarecem versão
 
  • 4.3 Estrela icone
  • 4.3 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Testes
  3. Volkswagen Taos Comfortline: o topo é logo ali
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Volkswagen Taos, ao menos pelo que viu aqui, no WM1, você já conhece muito bem. Afinal de contas, já te mostramos em detalhes o modelo em sua configuração de topo, a Highline. Desta vez, contudo, a unidade testada ostenta o pacote mais básico do SUV médio. Nossa estrela é o Taos em sua versão de entrada.

Volkswagen Taos Comfortline é a versão de entrada do SUV lançado este ano
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

O Taos Comfortline, para começar, é oferecido em apenas quatro opções de cores. Uma delas é a Branco Puro, sólida, que se faz presente no modelo avaliado. Essa cor custa R$ 595, enquanto as metálicas saem por módicos R$ 1.410.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Na dianteira, a grande diferença entre a versão de entrada do Taos e a Highline é a ausência da tecnologia matricial IQ Light. Os faróis apresentam arranjo diferente e a grade do Comfortline não tem aquele filete de LED que faz as vezes de DRL.

Outra nuance é que não há opção rodas escurecidas. Elas, porém, assim como na Highline, são de 18 polegadas. Além disso, teto e retrovisor no Taos Comfortline sempre vêm na cor da carroceria. Isso porque a versão de entrada não recebe o pacote de lançamento do modelo.

Também não temos nesta configuração os cromados na base das janelas e, tampouco, a extensão cromada no nome da versão, na porta. O rack de teto é preto, e não em prata como na opção mais cara. Para fechar, não há sequer a possibilidade de termos no Taos Comfortline teto solar panorâmico — opcional exclusivo ao topo da cadeia.

No habitáculo, nós temos, sim, algumas diferenças entre Comfortline e Highline. Na versão de entrada, o painel de instrumentos tem tela de 8 polegadas, contra a de 10,25 polegadas da versão de topo. Só que o quadro, complementado por dois mostradores de LED que indicam consumo e temperatura, vale destacar, é 100% digital. Isso é algo que nem a configuração de topo do Toyota Corolla Cross, por exemplo, tem.

Volkswagen Taos Comfortline tem painel de instrumentos de oito polegadas
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Na unidade testada, os bancos têm revestimento em couro e aquecimento. O do motorista dispõe ainda de ajuste elétrico. Isso, porém, tem preço, e faz parte de pacote chamado pela montadora de Conforto.

Dimensões

Quem viaja aqui atrás goza de bom espaço, graças às dimensões do Taos. O túnel central, claro, é prejudicial, mas nada que incomode tanto. Além disso, os ocupantes do banco traseiro têm ainda à disposição saídas de ar-condicionado.

As dimensões do Volkswagen Taos Comfortline são as seguintes: 4,46 m de comprimento, 1,63 m de altura, 1,84 m de largura e 2,68 m de entre-eixos. O porta-malas tem 498 litros de capacidade, superior aos dos rivais Toyota Corolla Cross e Jeep Compass.

Itens de segurança e conforto

O Taos Comfortline, embora de entrada, vem bem equipado. O SUV tem, entre seus principais itens, ar-condicionado — que é de duas zonas —, carregamento de celular por indução, start-stop, retrovisor fotocrômico, acendimento automático dos faróis e central multimídia com tela de 10 polegadas e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. Para o CarPlay, bom frisar, não precisamos do glorioso fio.

No quesito segurança, o modelo já dispõe, nesta configuração, de seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e de tração e detector de fadiga. Se o cliente quiser, poderá levar ainda controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência com detector de pedestres. Só que nem tudo são flores. Estes fazem parte de pacote opcional.

Dinâmica

O Taos Comfortline é feito sobre a plataforma MQB. Vem com o já conhecido motor 1.4 turbo TSI, mesmo de T-Cross e Tiguan. O propulsor também equipa, claro, a versão Highline do modelo. O motor gera 150 cv a 5.000 rpm e 25,5 kgf.m entre 1.400 rpm e 4.000 rpm quando abastecido com etanol.

Casa com o propulsor, o bem acertado câmbio automático de seis marchas, cujas trocas manuais podem ser feitas nas borboletas no volante. É uma união sem sobras. O Taos até que tem boa dinâmica para um veículo do segmento, mas não é nada que salte aos olhos.

Volkswagen Taos é empurrado pelo motor 1.4 turbo TSI, mesmo de T-Cross e Tiguan
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

As respostas são rápidas, o Taos tem o seu vigor. Além disso, se porta como um típico carro Volkswagen. A suspensão é bem calibrada, e o carro apresenta uma tocada mais parecida com a do Tiguan do que com a do T-Cross. O Taos, vale destacar, tem mais estabilidade que Compass e que o Corolla Cross.

A direção é direta, super competente, sempre na mão do condutor. Outra cortesia da engenharia alemã, que também supera os rivais.

Único descompasso mesmo é o acabamento do interior. É verdade que a VW melhorou muito nesse quesito, e que há alguma vontade aqui. Mas falta ainda, principalmente ante ao Compass, algum esmero.

Quanto ao consumo, se você tiver o pé leve, o Taos vai te deixar com um sorriso no rosto. Conseguimos boas médias de 11,2 km/l em ciclo urbano e 13,6 km/l em ciclo rodoviário.

Conclusão

Embora a Volkswagen tenha deixado o Taos Comfortline um pouco de lado e voltado seus olhos para o Highline, a versão de entrada do SUV não faz feio. Tem dinâmica típica dos modelos da marca e lista recheada de itens.

Os pacotes opcionais, porém, o deixam um pouco mais salgado e lhe falta maior possibilidade de customização, presente na versão de topo. Mesmo assim é um bom produto, que bate de frente com as opções mais caras da concorrência.

 

Ficha Técnica

VOLKSWAGEN - TAOS - 2022
1.4 250 TSI TOTAL FLEX COMFORTLINE AUTOMÁTICO
R$ 178020

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.4
  • Cilindrada cm³
  • 1395
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Total Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • 250 TSI
  • Potência (cv/rpm)
  • 150/5000
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 25,5/1500
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 150/5000
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 25,5/1500
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 194
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 9,3

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4461
  • Largura (mm)
  • 1841
  • Altura (mm)
  • 1626
  • Entre-eixos (mm)
  • 2680
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 498
  • Peso bruto (kg)
  • 1420

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • VW PLAY
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 8
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 6

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 18
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 18

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.6
  • Tecnologia9.0
  • Vida a bordo8.9
  • Desempenho9.2
  • Opinião do repórter8.9
  • + Câmbio bem acertado
  • + Lista de Equipamentos
  • - Acabamento inferior ao dos rivais
  • - Opcionais encarecem versão
 
8.9

Compartilhar
Comentários
Wid badge