O SUV Volkswagen Tiguan deixou saudades no Brasil. O modelo com configuração para até sete pessoas deixou de ser vendido oficialmente por aqui em 2021, mas a marca alemã se posicionou oficialmente dizendo que ele voltará a ser comercializado em nosso mercado em sua nova geração. Só não cravou quando, e em quais versões – uma híbrida é possível...
Então, enquanto o novo Tiguan 2023 não aparece em solo brasileiro, nós levamos você até a Austrália para andar no SUV, que por lá tem uma série chamada Monochrome Edition (Edição Monocromática, em tradução livre). A Volkswagen poderia trazê-la para nós com a insígnia Black Style. O que acha?
Então bora junto com nossos parceiros do Carsales, o maior ecossistema de compra e venda de carros da terra dos cangurus, acelerar o SUV que pode vir a ser o pior pesadelo do Jeep Commander em nosso mercado. #Partiu?
Disponível (no mercado australiano) nas configurações Tiguan “normal” (cinco ocupantes) e Tiguan Allspace (sete pessoas), a versão Monochrome Edition é essencialmente um exercício de estilo, que se baseia, para a nossa alegria, na versão R-Line, aquela que aqui no Brasil era a topo de linha e que era mais rápida que o Golf GTI - mas que não fazia questão de dizer para não constranger o hatch.
Lá na Austrália, os preços da edição partem de 53.390 e chegam a 55.690 dólares australianos, aproximadamente R$ 190.300 e R$ 198.500, respectivamente, em conversão direta (sem impostos e taxas que envolveriam a importação do carro para o Brasil, que continua sendo fabricado no México). Atualmente, o Commander é vendido entre R$ 245.490 e R$ 317.990, mas há versões com motor turboflex e a diesel.
O Volkswagen Tiguan Monochrome Edition 2023 se posiciona como um Tiguan de nível médio com elementos de estilo preto por dentro e por fora.
Isso significa que os compradores perdem assentos estofados em couro e com aquecimento na frente (e bancos traseiros aquecidos para Allspace), ajuste elétrico do banco, volante aquecido, tampa do porta-malas elétrica e lanternas traseiras de LED premium – itens oferecidos de série no Tiguan R-Line.
O sistema de entretenimento também é menor em tamanho e o Monochrome não tem alguns equipamentos de segurança devido à escassez contínua de semicondutores. Mas destacamos esse assunto nos detalhes mais à frente. Continue conosco...
O que você obtém são rodas de liga leve Valencia de 19 polegadas em preto brilhante, vidros traseiros escurecidos, um pacote de estilo exterior preto, bancos R-Line de tecido ajustáveis manualmente, partida e entrada sem chave (somente portas dianteiras), faróis e lanternas de LED, e ar-condicionado de três zonas.
A pintura metálica, que geralmente custa mais, também é oferecida como padrão. Existem três cores disponíveis - em tons monocromáticos de preto, cinza e prata - enquanto um Oryx White perolado de "três camadas" adiciona 900 dólares australianos (R$ 3.210). Um teto-solar panorâmico de vidro também é opcional e não sai por menos de 2.100 dólares australianos (R$ 7.500).
O Tiguan Monochrome Edition tem garantia de cinco anos (sem limite de quilometragem), com manutenção programada a cada 12 meses ou 15.000 km, o que ocorrer primeiro. Aqui no Brasil o Tiguan tinha as três primeiras revisões gratuitas, e os serviços periódicos aconteciam a cada 12 meses ou 10.000 km, o que chegasse primeiro.
O Volkswagen Tiguan 2023 Monochrome Edition é equipado com sete airbags e itens básicos de segurança, como controle eletrônico de estabilidade (ESC) e freios ABS, além de monitoramento da pressão dos pneus.
A edição, no entanto, não tem alguns recursos importantes de segurança, que a opção R-Line tem de série. Isso inclui monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e um sistema proativo de proteção de ocupantes.
Dito isto, você ainda está recebendo frenagem autônoma de emergência (AEB), incluindo AEB de baixa velocidade em ré, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmera de ré.
O Tiguan 2023 Monochrome Edition troca a tela sensível ao toque Discover Pro de 9,2 polegadas do Tiguan R-Line por uma tela ligeiramente menor, de 8,0 polegadas. Lembrando que o VW Play, sistema de entretenimento desenvolvido pela Volkswagen do Brasil e que estreou mundialmente no Nivus, em 2020, tem uma tela de 10,25 polegadas.
A unidade ainda oferece rádio digital, sistema de áudio com oito alto-falantes, Apple CarPlay e Android Auto sem a necessidade de fio, sistema de navegação e carregamento de celular por indução (wireless charger). Existem duas saídas de carregamento USB-C na frente.
A tela sensível ao toque menor tem a vantagem de ter um botão de volume físico, o que é uma pequena vitória para a praticidade quando se está dirigindo.
Um display digital ocupa o painel de instrumentos, como acontece com outras classes Tiguan de especificação superior.
Sob o capô do Tiguan Monochrome Edition está o excelente motor 2.0 TSI de quatro cilindros (turbo) que bebe somente gasolina. Desenvolve 220 cv de potência máxima e torque de 35,7 kgf.m – exatamente os mesmos números do Tiguan R-Line. A Volkswagen diz que o SUV faz o zero a 100 km/h em 6,8 segundos.
Para referência, é o mesmo motor que impulsiona o prodigioso Golf GTI, para não mencionar uma série de outros modelos Volkswagen, Skoda e Cupra.
A “Edição Monocromática” tem tração integral, e o câmbio é automático de dupla embreagem e sete marchas. Dentro desse conjunto 4MOTION há uma função de controle de descida e um bloqueio eletrônico do diferencial. A suspensão dianteira é tipo McPherson, e a traseira é independente multibraços.
Oficialmente, a Volkswagen diz que o motor turbo a gasolina EA888 do Monochrome Edition tem consumo de combustível de 11,6 km/l, e a boa notícia é que esse valor é amplamente alcançável no transporte diário.
Na verdade, em um trajeto de 350 quilômetros, fizemos uma média de 12,6 km/l em variadas condições. Teoricamente, isso fornece um alcance oficial de cerca de 800 quilômetros quando você leva em consideração seu tanque de combustível de 60 litros.
https://www.webmotors.com.br/comprar/jeep/commander/20-td380-turbo-diesel-limited-at9/4-portas/2022/45258377
Sem surpresas aqui: o Volkswagen Tiguan 2023 Monochrome Edition roda como qualquer outro Tiguan. É confortável e sólido em uma infinidade de situações, seja levando a turma para a escola ou trafegando em uma estrada secundária acidentada.
A experiência de dirigir é inicialmente marcada por alguma hesitação do câmbio ao partir do zero, uma característica da transmissão automática de dupla embreagem.
Além desse ponto, no entanto, o progresso do motor é agradável e suave, com mudanças de marcha convenientes, cirúrgicas e com o refinamento que se espera de todo esse conceituado sistema de transmissão.
Com amplo torque, o motor se acomoda naturalmente em uma cadência de baixas a médias rotações. Mas mostra seus músculos sem dificuldades quando precisa trabalhar com giros mais elevados, puxando fortemente para o corte a 6.500 rpm.
A direção elétrica e bem calibrada e o ajuste cuidadoso dos principais controles confere ao Tiguan 2023 Monochrome Edition uma verdadeira "sensação europeia" na estrada.
É também um veículo incrivelmente fácil de conduzir na cidade e até mesmo de estacionar, graças ao seu tamanho relativamente compacto e ao raio de giro de 11,9 m.
Há a possibilidade de uma condução mais esportiva. Ponto positivo para o desempenho das rodas de 19 polegadas e para a suspensão, que assimila os golpes dos pequenos, médios e grandes buracos.
A cabine é bem isolada dos ruídos externos, uma característica que compensa em viagens mais longas.
Mesmo com uma traseira um pouco maior na configuração para até sete pessoas, o Tiguan Monochrome também é elogiável em uma estrada rural acidentada. A distância entre-eixos de 2,79 m assegura uma ótima performance nas rodovias, e o peso relativamente leve de 1.800 quilos faz o SUV da Volkswagen ser extremamente obediente.
O Tiguan 2023 Monochrome Edition sente falta do equipamento de segurança de seus pares na estrada? Na prática, não.
A visibilidade externa é boa graças aos espelhos retrovisores externos grandes – assim como a área envidraçada –, mitigando parcialmente a ausência de monitoramento de ponto cego.
Com uma distância em relação ao solo de 18,6 cm, diríamos que o Volkswagen Tiguan Monochrome Edition pode se aventurar com segurança em superfícies de cascalho e em trilhas ocasionais, mas nada além disso.
O SUV também tem um pneu sobressalente que economiza espaço, em vez de tamanho normal.
O Monochrome Edition, de fabricação mexicana, combina habilmente conforto e praticidade dentro da cabine.
Os assentos forrados de tecido e camurça são confortáveis. Com 4,73 m de comprimento, o espaço interno é extremamente agradável para todos os ocupantes.
Na verdade, em comparação com o Volkswagen Tiguan de cinco lugares com distância padrão entre os eixos, o Allspace mede 4,73 m (22 cm a mais) e tem uma saliência traseira muito mais longa (10,6 cm extras) para acomodar a terceira fileira.
No interior, isso se traduz em 85 litros adicionais no espaço do porta-malas (700 litros no total), enquanto a queda da segunda linha libera impressionantes 1.775 litros na versão de maior distância entre-eixos (110 litros a mais). Com a terceira fila instalada, oferece capacidade para somente 230 litros – menor que a do Polo Track, que acaba de ser lançado no Brasil.
É um veículo adequado para uma família de três ou quatro pessoas. A primeira e a segunda fileiras são generosas em seus layouts, com amplo espaço para as pernas, altura para a cabeça e para os joelhos, acesso à ventilação e uma estufa aberta para criar um ambiente arejado na cabine.
A terceira fila é melhor apenas para uso ocasional, com acesso estreito e espaço limitado (embora admiremos a cobertura total do airbag na terceira fila e as grandes aberturas das portas na segunda fila).
Existem dois pontos de fixação Isofix nos assentos externos da fileira do meio e três pontos de fixação superior. Não existem tais acessórios na terceira fileira, reforçando seu uso ocasional.
Materiais de qualidade adornam os pontos de contato na primeira e na segunda filas, mas os plásticos ocultos empregam materiais mais baratos – em linha com o preço do Tiguan.
Na verdade, preferimos a tela de entretenimento menor de oito polegadas no que diz respeito à praticidade na estrada, graças à presença de um botão de volume físico (a unidade maior, de 9,2 polegadas, não tem esse botão).
Da mesma forma, os comandos e os mostradores do ar-condicionado abaixo do painel central inferior são facilmente acessados e muito mais práticos do que em alguns dos outros modelos da Volkswagen.
Isso se trata de preferência pessoal. O Volkswagen Tiguan 2023 Monochrome Edition acaba não tendo alguns itens importantes de segurança e conforto. No entanto, em uma análise mais ampla, essa edição do SUV é uma alternativa atraente para o sempre bom Tiguan.
Isso, claro, se você não se importar de ficar sem assentos aquecidos...