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Volkswagen Virtus 2023: as primeiras impressões

Não foi só um tapa no visual: o sedã compacto da marca alemã ganhou novo motor, equipamentos e até... novas dimensões


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Lançado em janeiro de 2018, o Virtus nunca quis ser o sedã do Polo. Mas, por dentro e por fora, o modelo não tinha como esconder esse parentesco. Pois a linha 2023 chegou e a Volkswagen decidiu dar uma cara nova para distanciar o sedã do hatch.

As mudanças começam pela dianteira. É o mesmo visual lançado no ano passado e inclui a adoção de faróis (de LED em toda a linha), grade frontal, para-choques e luzes de neblina completamente novos. Não estranhe se o visual lhe parecer familiar.

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Sai o conjunto ótico do Polo para entrar o do SUV Nivus. Essas alterações deixaram o Virtus 2023 6,9 cm mais longo apenas no balanço dianteiro. Já as laterais permaneceuram praticamente idênticas. A maior novidade foi a adoção de rodas de liga leve em toda a linha. Dependendo da versão, elas podem ser de 15, 16, 17 e até de 18 polegadas.

Na traseira, as mudanças foram um pouco mais sutis que na dianteira. Lanternas de LED com novo arranjo de luzes, logotipos no novo padrão Volkswagen (com o nome Virtus centralizado) e um para-choque redesenhado e 1 cm mais saliente.

O Virtus 2023 por dentro

No interior, a Volkswagen fez mudanças mais pontuais. O painel ganhou um revestimento em material vinílico e com costuras duplas - embora ainda com plásticos rígidos ao toque - enquanto a alavanca de câmbio é nova e segue o padrão visto no T-Cross e no Taos.

Os bancos dianteiros, com apoio de cabeça integrados, são os mesmos vistos no Polo reestilizado. Já o volante multifuncional é o mesmo usado no Virtus.

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Crédito: Divulgação/Auto Compara
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Ainda no interior, a Volkswagen aproveitou para colocar na lista de equipamentos o painel digital como item padrão (de oito polegadas nas versões de entrada e 10,25 polegadas nas mais caras) e, ainda mais importante, o modelo incorporou (finalmente?) os airbags de cortina.

Novo Volkswagen Virtus 2023
O painel digital e os airbags de cortina agora são itens de série em todas as versões do Virtus 2023
Crédito: Divulgação
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Versões e equipamentos

Mas os itens que eu citei acima não foram as únicas novidades do Virtus quando em equipamentos. Todas as versões com câmbio automático agora saem de fábrica com o controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro e a frenagem autônoma, e saídas de ar-condicionado para o banco traseiro.

A versão TSI manual passa a ser a configuração de entrada do Virtus 2023, seguida da TSI automática, da Comfortline e da Highline. Todas essas estarão disponíveis a partir do lançamento do modelo, em março.

Mas até o final do primeiro semestre a Volkswagen vai botar no mercado a configuração Exclusive, que toma da esportiva GTS (agora descontinuada) o posto de topo de linha. A lista completa de versões e equipamentos do Virtus 2023 pode ser consultada aqui.

O novo motor 170 TSI

Outro item visto inicialmente no Polo e que também chega ao Virtus é o motor 170 TSI. Sigla usada pela Volkswagen para definir o 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgf.m, o propulsor equipa as versões TSI da linha 2023 e pode ser combinado ao câmbio manual de cinco marchas ou ao automático de seis velocidades.

Com a transmissão manual, vai a 100 km/h em 9,8 segundos e alcança 196 km/h de máxima. Já com o câmbio automático, acelera de zero a 100 km/h em 11,7 segundos e atinge 192 km/h de máxima.

O conhecido 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgf.m (conhecido como 200 TSI) segue disponível nas versões Comfortline e Highline e pode ser combinado ao câmbio automático de seis marchas. Vai de zero a 100 km/h em 10 segundos e alcança 196 km/h.

O topo de linha Exclusive, por sua vez, herda todo o conjunto mecânico do antigo GTS: motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm (250 TSI) e câmbio automático de seis marchas. Vai de zero a 100 km/h em 8,5 segundos e atinge 207 km/h de máxima.

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Bom de guiar, o Virtus 2023 ainda agrada pelo bom espaço interno para passageiros e bagagem
Crédito: Divulgação
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Ao volante

No test-drive, realizado nos arredores de Buenos Aires (Argentina), pudemos rodar tanto com as versões TSI quanto com o carro equipado com o motor 200 TSI.

A Volkswagen garante que o pacote de modificações mecânicas incluiu também novos amortecedores, com um acerto para deixar mais confortáveis os carros equipados com os motores 1.0. Mas o Virtus 2023 ainda se destaca pelo equilíbrio do conjunto, que é firme, sem afetar o conforto.

Na prática, tanto o 170 TSI quanto o 200 TSI se comportam de maneira bastante parecida e agradam pelo bom desempenho. O câmbio automático poderia ter respostas mais ágeis, mas as aletas para trocas de marcha manuais no volante estão presentes desde o TSI automático - para alegria daqueles que querem explorar ao máximo o ótimo comportamento dos motores turbo de injeção direta.

Principais predicados do carro lançado em 2018, o porta-malas de 521 litros e a ampla cabine (principalmente para os passageiros do banco traseiro) continuam iguais no carro reestilizado, que ainda sobressai pela boa ergonomia.

Novo Volkswagen Virtus 2023
Nova versão de topo, a configuração Exclusive recebe o motor e o conjunto mecânico da antiga versão esportiva GTS
Crédito: Divulgação
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E o preço?

O Virtus agora parte de R$ 103.990 na versão TSI manual. Mas o pacote mais interessante do modelo em custo-benefício é o da configuração seguinte, a TSI automática, que parte de R$ 112.990.

Por um preço mais baixo que os de concorrentes como o Chevrolet Onix Plus Premier, Hyundai HB20S Platinum e Honda City EX, o sedã da Volkswagen agora tem uma lista de equipamentos de conforto e segurança equivalente, mas com exclusividades como o controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro.

A linha tem ainda as versões Comfortline (R$ 121.990) e Highline (R$ 130.030) e também a Exclusive, que vai demorar um pouco mais a chegar, mas já tem preço: R$ 144.990.

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