VW Nivus Comfortline 200TSI

VW Nivus é boa compra mesmo na versão mais básica

SUV vem com diversos itens de conforto e segurança na opção Comfortline, que já tem motor turbo e câmbio automático

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 20,4/2000 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 7,7 km/litro
      Estrada: 9,4 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 415 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.2

Overview


  • + Segurança
  • + Pós-venda
  • - Acabamento
  • - Preço base
 
  • 4.3 Estrela icone
  • 4.3 de 5 estrelas
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O Volkswagen Nivus chegou ao mercado com a proposta de ser um carro familiar seguro, conectado, com visual despojado e espaço decente para o um SUV compacto. Mas será que ele cumpre esta promessa já na versão de entrada Comfortline 200 TSI?

Volkswagen Nivus Comfortline 200TSI
Versão mais barata do SUV, VW Nivus Comfortline é boa opção para quem não quer gastar muito
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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O modelo sofreu reajuste de preços em pouco mais de quatro meses de lançamento. Na configuração base, chegou por R$ 85.890 e agora sai por R$ 87.830. Já a completona Highline era vendida por R$ 98.290, enquanto a tabela atual é de R$ 99.950. A diferença entre as versões é, portanto, de R$ 12.120.

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Se você se assustou com o valor, deve estar ainda mais ansioso para saber se o VW Nivus Comfortline atende suas necessidades. Para começar, vamos falar sobre visual. Ele perde elementos em preto brilhante, alguns cromados, além de faróis de neblina e as imponentes rodas aro 17" – inclusive, o conjunto é o item que mais escancara a diferença para a Highline.

Por outro lado, mantém itens de série como faróis, luzes diurnas e lanternas de LED e rack de teto. É verdade que o plástico fosco que sublinha para-choques e para-lamas fica mais evidente, mas o SUV consegue manter a personalidade no design muito graças à carroceria com estilo cupê.

Outros elementos externos de série no VW Nivus Comfortline são sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré e rodas de liga leve de 16 polegadas.

Interior (bem) mais simples

VW Nivus Comfortline tem acabamento bem mais simples do que a versão Highline
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Mas é na parte interna que a opção Comfortline não consegue esconder sua identidade de versão básica. De cara, o elemento mais aparente é o painel de instrumentos analógico. Apesar de contar com um computador de bordo com muitas funções, não chega perto do atraente cluster totalmente digital da versão mais cara.

Já no quesito central multimídia, a Volkswagen nos deu uma colher de chá. A unidade testada veio equipada com o sistema VW Play, de 10 polegadas. Ele é tido como um dos principais atrativos do modelo e vai fazer parte dos próximos lançamentos da marca. Carrega consigo um acabamento em preto brilhante, o que agrega muito ao visual interno do carro.

O diferencial da nova central é a disponibilidade de aplicativos nativos, além da conexão com a internet sem um chip extra. No caso, o sistema utiliza o pacote de dados do seu smartphone.

Na prática, não foram sentidas vantagens tão expressivas. Embora seja moderna e tenha funcionamento que remete a um tablet, o gadget não é tão intuitivo como parece. Foi preciso parar e olhar com atenção ao sistema para encontrar algumas funcionalidades.

O bom é que ela tem conectividade com Android Auto e Apple CarPlay – quem tem iPhone, pode parear o sistema via wi-fi, portanto, sem a necessidade de plugar um cabo USB.

O modelo sai de fábrica originalmente com uma central multimídia menor, de 6,5”, chamada Composition Touch, que já é bastante completa e também tem conectividade com os sistemas de pareamento de Google e Apple.

Configuração de entrada do SUV-Cupê perde detalhes em preto brilhante, cromados e as imponentes rodas aro 17"
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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A central VW Play é um opcional que está incluso em um pacote que custa R$ 3.590. O kit oferece ainda sistema de frenagem autônoma de emergência, aletas para trocas de marcha, além de ACC, o piloto automático adaptativo. De série, o Nivus já vem com piloto automático, mas sem frenagem autônoma.

Outros itens de série são ar-condicionado analógico, direção elétrica, trio e freio a disco nas quatro rodas. Bancos de couro, sensores de estacionamento dianteiros, chave presencial com partida por botão, além de sensores crepuscular e de chuva são itens exclusivos do VW Nivus Highline. Já teto solar e sistema start-stop não estão disponíveis em nenhuma versão.

Segurança é destaque

Mas quando o assunto é segurança, o Nivus se destaca. Tem seis airbags, assistente de partida em rampa, além dos obrigatórios controles de estabilidade e tração, Isofix e encosto de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes.

Outro ponto em que o SUV-cupê da Volkswagen se destaca é o prazer ao dirigir. A receita manjada de Polo e Virtus mostra-se bem sucedida novamente.

Falamos do conjunto formado entre motor 1.0 turboflex de até 128 cv e transmissão automática de seis velocidades. Mas uma diferença fundamental é que a posição de guiar do Nivus é um pouco mais alta do que nos compactos, apesar de a carroceria não passar de 1,49 metro.

A estatura baixa do carro também ajudou no acerto de suspensão. Não há efeito mergulho ou torcionamento excessivo. É possível rodar com segurança em curvas de alta velocidade na estrada, enquanto a rotina na cidade também é suave graças a um ajuste mais macio se compararmos novamente ao Polo, hatch que divide plataforma com o Nivus.

Por R$ 87.830, VW Nivus Comfortline usa o mesmo conjunto com o bom motor turbo três-cilindros
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Mas a versatilidade para ser um bom companheiro nas rodovias e na zona urbana se dá pela mecânica eficiente. Com torque de 20,4 kgf.m já aos 2.000 rpm, o SUV roda a maior parte do tempo em regimes de baixa rotação de forma que retomadas e ultrapassagens são tarefas das mais simples.

Tal fator contribui ainda com o silêncio na cabine e consumo de combustível satisfatório. Na cidade, a média é de 10,7 km/l e 7,7 km/l com gasolina e etanol, respectivamente. Na mesma ordem, o consumo na estrada é de 13,2 km/l e 9,4 km/l.

O único gargalo em termos de desempenho fica pelo leve atraso no escalonamento em retomadas na cidade, como aquelas após uma lombada ou uma desaceleração convencional. Fica a sensação de que o câmbio de seis velocidades tem dúvidas sobre qual é o momento certo de fazer a troca, o que proporciona um breve solavanco.

Medidas

Se você tem família pequena, o Nivus também não te deixa na mão em relação a conforto. A carroceria de 4,26 metros de comprimento tem distância entre os eixos de 2,56 m. Esta última medida é a mesma do Polo.

Isso significa, sobretudo, que viajam tranquilamente na parte de trás aqueles que têm estatura mediana. Há espaço bom para as pernas e para a cabeça. Mas quem já está na casa de 1,80 m pode sofrer um pouco.

Crossover é baseado no Polo e mantém a mesma medida de entre-eixos do hatch compacto
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Mas a medida de destaque para o SUV compacto é a do porta-malas, que tem 415 litros de capacidade. É maior até do que a do primo mais caro T-Cross, que tem bagageiro de 390 litros.

É preciso dizer ainda que a galera que viaja atrás dispõe de saídas de ar-condicionado, além de uma entrada USB. Há apenas uma outra entrada para quem vai na frente. É muito provável que um adaptador para mais entradas seja necessário.

Pós-venda de respeito

Se como produto o Nivus apresenta-se como opção bastante atraente, o mesmo pode ser dito em relação ao pós-venda. O modelo tem o melhor custo de reparação entre todos os SUVs testados pelo Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária). Segundo o instituto, o Volks apresentou valor 86% mais em conta no conserto da parte traseira, e 53%, da extremidade dianteira.

A entidade constatou ainda que Nivus tem valor de cesta de peças 28% mais barato do que a média dos utilitários testados. O orçamento do VW é de R$ 18.923.

Outro ponto de destaque do VW Nivus diz respeito às revisões. Os três primeiros serviços são grátis, o que já cobre o tempo de garantia do carro. Já o valor das três revisões seguintes somadas é R$ 2.136,88.

Revisões "gratuitas" são bons argumentos de venda para a linha VW Nivus
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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O número é semelhante ao da apólice de seguro mais em conta para o modelo no AutoCompara: R$ 2.145,52. A título de comparação (mais uma vez) com o Polo, o valor para o hatch é de R$ R$ 2.055,91, uma diferença inferior a R$ 90.

Assim, é possível não só dizer que o VW Nivus Comfortline 200 TSI é uma boa compra, mas também que é mais atrativo em relação à versão mais cara Highline, que belisca os R$ 100 mil. O SUV já traz lista recheada de equipamentos de conectividade e conforto, sobretudo, de segurança, na versão base.

Soma-se, ainda, o fato de que o conjunto motor/câmbio é o mesmo para ambas as versões, de forma que o Nivus Highline é, muito mais, opção apenas para quem não dispensa equipamentos tecnológicos como painel de instrumentos digital, além de itens como chave presencial, faróis de neblina e bancos de couro.

Veja o nosso vídeo com o VW Nivus Comfortline

 

 

Ficha Técnica

VOLKSWAGEN - NIVUS - 2021
1.0 200 TSI TOTAL FLEX COMFORTLINE AUTOMÁTICO
R$ 101090

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.0
  • Cilindrada cm³
  • 999
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 3
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 12V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Total Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • 200 TSI
  • Potência (cv/rpm)
  • 128/5500
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 20,4/2000
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 116/55000
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 20,4/2000
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 189
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 10
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 7,7
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 9,4
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 10,7
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 13,2
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4266
  • Largura (mm)
  • 1757
  • Altura (mm)
  • 1493
  • Entre-eixos (mm)
  • 2566
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 176
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 52
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 415
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1199

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • VW PLAY
  • USB
  • Sim
  • CD/MP3 player
  • Sim
  • SD-Card
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 6,5
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 6

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 16
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 205/60
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 16
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 205/60

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso9.2
  • Tecnologia9.1
  • Vida a bordo9.2
  • Desempenho9.5
  • Opinião do repórter9.3
  • + Segurança
  • + Pós-venda
  • - Acabamento
  • - Preço base
 
9.2

  • Lukas Kenji
  • Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.
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