Volkswagen Taos Highline 250 Tsi 6967

VW Taos chega depois, e quer ser o azarão dos SUVs

SUV médio da marca alemã tem como pontos fortes o bons espaço interno, nível de equipamentos e conjunto mecânico

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 25,5/1500 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 498 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.1

Overview

Se fosse um atleta, sem dúvida o Taos teria boas habilidades para fazer bonito numa prova. Espaço interno, bom nível de equipamentos, mecânica


  • + Segurança
  • + Tecnologia embarcada
  • + Espaço interno
  • - Acabamento interno
  • - Preço
 
  • 4.3 Estrela icone
  • 4.3 de 5 estrelas
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O último colocado não ganha medalha. Será que a frase cunhada nas Olimpíadas vale também como gancho para o Volkswagen Taos, último lançamento entre as recentes novidades em SUVs médios no país? Para responder a esta pergunta nada melhor que avaliarmos a versão completa do VW Taos, a Highline, que chega por R$ 181.790 no estado de São Paulo.

Os concorrentes diretos do candidato alemão ao pódio são o também recém-lançado japonês Toyota Corolla Cross e o ítalo-americano Jeep Compass, que domina o circuito praticamente desde o seu lançamento, em 2016. Porém, a lista de rivais é longa, já que o segmento é um dos queridinhos do público brasileiro. Mas para usar como comparação para esta avaliação, vou ater a minha atenção apenas ao mais vendido e o mais recente.

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Já que entrei no espírito de competição olímpico vou elencar como primeiro ponto desta avaliação o preço do Taos frente a alguns dos participantes estabelecidos na disputa.

Vindo do país cede dos Jogos Olímpicos 2020, o representante do Sol nascente entra de salto alto no tatame e pede R$ 187.590 pela sua versão XRV Hybrid. O preço mais salgado talvez possa ser atribuído ao fato do Corolla Cross ser o único dos três a ter motorização híbrida. Mas R$ 5.800 de diferença para o VW é duro de justificar.

Já no outro corner temos o atual primeiro lugar no ranking de vendas da categoria, o Compass, que na sua versão equivalente, a Limited T270, sai por R$ 182.878.

Fato é que nenhum deles é leve no bolso, pelo contrário. Porém vale dizer que todos vêm bem equipados, principalmente nos quesitos segurança e tecnologia. E, nestes pontos, o Taos chega para encarar a competição bem aparelhado.

Conta, por exemplo, com controle adaptativo de velocidade (ACC), assistente também presente no Toyota, mas apenas opcional no Jeep, assistente de pré-colisão com frenagem autônoma (opcional no Compass), seis airbags (contra sete nos rivais), assistente para partida em subida, controle de estabilidade e tração (assim como nos concorrentes), banco do motorista com regulagens elétricas como no Jeep (mas sem seletor de memória, que está presente no rival), detector de fadiga, sistema de detecção de pontos cegos e alerta de tráfego cruzado, entre outros apetrechos.

Ainda sobre os equipamentos, dois pontos favoráveis ao Taos são a tela de instrumentos totalmente digital e configurável de 10,25 polegadas, maior entre os seus pares (o Corolla tem ainda parte da tela analógica) e a central multimídia, a VW Play de 10 polegadas com resolução HD, que é compatível Android Auto e Apple Car Play (este último sem fio), uma das mais modernas do país.

A tela de instrumentos digital e configurável e a central multimídia são destaques no VW Taos
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Porém, aqui, há duas ressalvas. O cluster, já que é digital, poderia trazer mais opções de configuração, como, por exemplo, exibir mapas, o que não acontece. O segundo pênalti vai justamente para a central multimídia, que apesar de ser bem completa e ter ótima resolução ainda apresenta alguns bugs. Durante o teste, por exemplo, travou algumas vezes ao rodar o programa Spotfy e teve que ser reiniciada algumas vezes.

A própria marca tem soltado atualizações do equipamento, que foi desenvolvido pela engenharia local, e, acredito, que em breve os problemas estarão solucionados.

Espaço para todos e para tudo

Se fosse um atleta, o Taos seria um daqueles corpulentos, grandes, típicos do arremesso de peso ou do wrestiling. Digo isso pelo tamanho avantajado do seu espaço interno. Trata-se de um dos maiores da sua categoria. Por exemplo, no entre-eixos,  medida que garante mais conforto aos ocupantes, o modelo da VW traz 2,69 metros, seis centímetros a mais do que o rival da Jeep. Quando o assunto é porta-malas, outra imensidão. São 498 litros de capacidade contra 440 do Toyota.

Com 2,69 metros de entre-eixos, o Volkswagen Taos oferece bom espaço interno
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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O desenho do carro também ajuda a acomodar bem os mais altos. Eu, por exemplo, com 1,90 metro de altura, me encaixei como uma luva nos bancos do motorista e traseiro, mesmo com o assento da frente ajustado para mim. Algo raro de acontecer, mesmo neste tipo de segmento.

Ainda sobre a cabine, um ponto que vale como atenção ao Taos é o acabamento interno. Assim como os irmãos T-Cross e Nivus, o SUV médio da VW abusa dos plásticos. É certo que por ser mais caro há algum refinamento maior, mas ainda assim o novo modelo fica abaixo dos demais competidores do segmento.

A marca bem que buscou dar algum refinamento à cabine. Como, por exemplo, a discreta luz em LED que percorre o painel dianteiro, de uma ponta a outra das portas. Ou então com a forração em couro dos bancos e o descansa braço central. Mesmo assim, alguns pontos ainda o deixam abaixo dois demais.

Forração em couro dos bancos e o descansa braço central procuram dar refinamento à cabine
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Dois pontos de involução também chamam a atenção ao Taos. O volante, por exemplo, que ostenta o novo grafismo da marca, é de menor qualidade de material que o dos primeiros Nivus que foram vendidos por aqui e que tinham a peça emprestada do Golf europeu. É nítido o downgrade do material, seja na sua maior rugosidade ou por ser menos maleável ao tato.

Outra aparente economia sem sentido foi em relação ao sistema de abertura das portas sem chave. No Nivus - citamos novamente o irmão menor e mais barato - basta colocar a mão na maçaneta para que a peça destrave as portas. No Taos, apenas uma pequena parte da maçaneta conta com o sensor que faz o trabalho do keyless. O resultado é que algumas vezes a porta não abre porque a sua mão não está no ponto certo.

E como anda?

Sem dúvida o estreante entre os SUVs médios não é um corredor de 100 metros rasos. Também não é um maratonista, como era o Compass antes do facelift e o seu lento e já aposentado motor 2.0L (agora o modelo conta com um eficiente 1.3L turbo).

A VW calibrou bem o propulsor 1.4L turbo com injeção direta para o Taos. Os 150 cavalos de potência máxima e 25,5 Kgf.m de torque máximo dão agilidade na medida sem comprometer o consumo de combustível.

Motor 1.4L turbo do VW Taos Highline entrega 150 cv de potência e 25,5 kgf.m de torque
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Durante o nosso teste, o modelo chegou a marcar 11km/l de consumo de gasolina, num percurso misto. O que é um bom número para um carro deste porte e que pesa 1.420 quilos. Além disso, segundo dados do fabricante, o modelo acelera de 0 a 100km/h em apenas 9,3 segundos e a velocidade máxima é de 194 km/h.

O VW Taos roda tranquilo, filtra bem buracos e irregularidades do asfalto. A suspensão, que conta com uma eficiente multibraço na traseira, é bem adaptada para o nosso piso. Trabalha sem sobressaltos ou grandes oscilações em curvas e a cabine tem bom isolamento acústico.

O novo modelo cumpre bem o papel de um SUV familiar. Sua mecânica é eficiente, transmite segurança, mas não chega a empolgar. O câmbio de seis marchas trabalha bem para não ser notado. As borboletas atrás do volante são quase decorativas por conta da proposta do utilitário esportivo. Mas é bom saber que elas estão lá.

Conclusão

A Volks pode ser considerada como uma das últimas grandes montadoras a entrar no ringue dos SUVs, mas nem por isso tem feito feio, pelo contrário.

Se há alguns anos só podia contar com os luxuosos Touareg ou Tiguan, hoje tem um arsenal para todos os gostos. Principalmente depois do lançamento do Nivus (que tem mais um que de crossover, mas que também pode ser visto como um utilitário pequeno) e agora o Taos. O T-Cross ainda completa o quadro da marca, no segmento dominado por Renegade e Creta.

 

Volkswagen Taos Highline é um forte candidato no concorrido segmento de SUVs médios
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Se fosse um atleta, sem dúvida o VW Taos teria boas habilidades para fazer bonito numa prova. Espaço interno, bom nível de equipamentos, conjunto mecânico e tecnologia são os seus pontos fortes.

A questão é que a concorrência também está bem treinada e traz bons argumentos de compra. Seja pelo nível de acabamento, equipamentos exclusivos ou até motorização híbrido. Fato é que a prova final chega com bons candidatos ao título e o Taos, sem dúvida, é um dos fortes postulantes à medalha de ouro.

 

Ficha Técnica

VOLKSWAGEN - TAOS - 2022
1.4 250 TSI TOTAL FLEX HIGHLINE AUTOMÁTICO
R$ 205530

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.4
  • Cilindrada cm³
  • 1395
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Total Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • 250 TSI
  • Potência (cv/rpm)
  • 150/5000
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 25,5/1500
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 150/5000
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 25,5/1500
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 194
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 9,3

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4461
  • Largura (mm)
  • 2097
  • Altura (mm)
  • 1626
  • Entre-eixos (mm)
  • 2680
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 498
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1420

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • VW PLAY
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 10,1
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 6

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 18
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 215/55
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 18
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 215/55

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.8
  • Tecnologia9.4
  • Vida a bordo9.1
  • Desempenho9.0
  • Opinião do repórter8.7
  • + Segurança
  • + Tecnologia embarcada
  • + Espaço interno
  • - Acabamento interno
  • - Preço
 
9.1

  • Rodrigo Ferreira
  • Editor, amante dos carros desde criança e colecionador de revistas automotivas. Seu passatempo preferido é viajar de carro ouvindo um bom rock. No mundo automotivo, tem uma queda pelas peruas e pelos esportivos. Quando não está fuçando sobre carros tenta a sorte nas quadras de tênis.
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