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VW Tiguan R-Line 350 TSI é SUV divertido e luxuoso

Rodamos com a versão mais cara e forte do utilitário, que custa R$ 226.070 e consegue arrancar mais rápido que Golf GTI

por André Deliberato

Hoje vamos botar a banca. Vamos falar do Tiguan R-Line 350 TSI AllSpace, o SUV mais caro à venda pela Volkswagen no Brasil, que custa R$ 217.650 mas sobe para R$ 226.070 se configurado com cor especial e adicionado o teto panorâmico (opcional). E também vamos explicar por que esse carro subiu de patamar.
Antes de falar sobre o carro em si, precisamos lembrar: esse Tiguan vem do México, o que até ajuda na questão do valor, principalmente quando lembramos que a primeira geração, lançada no Brasil em 2009, vinha da Alemanha. Mas também temos que destacar que esse carro mudou muito nestes quase 12 anos. E no teste de hoje vamos te mostrar e explicar essa evolução.
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Em pauta: VW Tiguan R-Line 350 TSI

A primeira coisa é que o carro cresceu. Antes era um SUV compacto; hoje é um SUV médio com entre-eixos alongado e sete lugares - até existem versões menores com entre-eixos mais curto e cinco assentos, mas não aqui no Brasil. E por que mudou tanto (e para cima)? Simples: justamente para que a Volks pudesse lançar mais utilitários posicionados abaixo do Tiguan.
Vale lembrar que há 10 anos o Tiguan era um dos poucos utilitários que a marca tinha, ao lado do Touareg. Hoje, a Volks faz o Nivus, lá embaixo; disputa o segmento de SUVs compactos com o T-Cross; e vai lançar o Taos nos próximos meses para conquistar clientes de outros SUVs médios. Foi por isso que o Tiguan precisou subir. E, veja só, esse upgrade só lhe fez bem.
Visualmente, é possível notar que nessa versão mais cara - e mais forte - o Tiguan tem um jeitão mais esportivo, como se fosse uma versão utilitária do Golf GTI. Vincos mais retilíneos espalhados pela carroceria e as belas rodas aro 19" pintadas de cinza reforçam essa pegada mais nervosa, que é evidenciada pela sigla "R-Line". Isso significa que o motor tem que ser forte, certo?

Motor e câmbio

Como já era de se esperar pelo sobrenome 350 TSI, o carro é equipado com o conhecido e premiado motor 2.0 turbo de 220 cv e 35,7 kgf.m de torque - são desses 35 kgf.m que nasce a nomenclatura "350 TSI". Aliado a esse motor, a Volks equipa o carro com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas - banhado à óleo -, e sistema de tração integral sob demanda "4Motion".
Você pode até achar que são números acanhados para um 2.0 turbo, ainda mais depois que descobre o peso de 1.785 kg do carro, mas prepare-se para o que vamos falar agora: esse SUV é mais rápido na arrancada de 0 a 100 km/h do que o Golf GTI - o SUV acelera em 6,8 segundos, enquanto o hatch faz em 7 segundos. Como? Graças ao sistema de tração nas quatro rodas.
O Golf GTI tinha tração dianteira, somente, fato que impedia que sua arrancada fosse mais rápida. A diferença de peso entre os dois, por isso, só aparece na velocidade final: o Golf consegue chegar a 238 km/h, enquanto o Tiguan R-Line, em linha reta, não passa de 223 km/h.


Consumo

Falamos de força, arrancada e tudo mais, por isso precisamos falar de consumo. E nesse sentido os números não são tão empolgantes, embora não sejam ruins. Segundo o Inmetro, o Tiguan R-Line 350 TSI consegue fazer 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada, sempre com gasolina.
Para quem tem o pé um pouco mais pesado, é bom se preparar. Em um teste de uma semana, fizemos uma média de 6,4 km/l, sempre com o ar-condicionado ligado e duas pessoas no carro. Para se ter ideia, um tanque cheio de gasolina, com 60 litros, promete fazer o Tiguan rodar até 576 km.

Por dentro

No interior o Tiguan demonstra ser diferente de outros carros produzidos pela plataforma MQB, a mesma de Jetta, T-Cross, Nivus, Polo e Virtus e do futuro Taos. As peças de acabamento são mais refinadas e também mais luxuosas, algo que só pode ser visto nas versões mais caras desses modelos citados. São, por exemplo, vários detalhes em alumínio e revestimentos emborrachados.

Além disso, importante dizer que o modelo vem com quase tudo que um carro de mais de R$ 200 mil precisa oferecer: direção com assistência elétrica; sistemas semi-autônomos de condução, com ACC, alerta de colisão e frenagem automática de emergência; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; indicador de fadiga e até um sensor que oferece vetorização de torque, que distribui corretamente a força do motor para as quatro rodas para que o carro rode de maneira mais segura.
Em termos de conforto, são três zonas de ar-condicionado; porta-luvas climatizado; freio de estacionamento por botão; sistema start-stop; park-assist (que permite que o SUV estacione sozinho), cockpit virtual e até, veja só, um controle de largada no painel para o caso de você levar o SUV para uma pista.
Para famílias que buscam um SUV médio, há espaço com conforto para cinco e até sete lugares se os dois passageiros da terceira fileira forem crianças. Desse modo, há espaço de sobra para a bagagem: são 686 litros de porta-malas com cinco bancos levantados e 216 litros se os sete assentos estiverem em uso.


Conectado, mas uma geração atrás

A central multimídia também é ótima - apesar de não ser a VW Play, a mais moderna e conectada da marca, que só está presente no Nivus, T-Cross e que também vai estar no Taos. Chamada de Discover Media, ela tem sensor de aproximação, espelhamento de tela via CarPlay e AndroidAuto (por cabo) e no porta-luvas encontramos até leitores de cartão SD.
Comparado ao que os principais concorrentes oferecem, só falta um carregador de celular sem fio e um roteador de internet - mas pelo menos esse Tiguan oferece três entradas USB para recuperar a energia do celular, duas no console central e uma para os bancos traseiros.

Conclusão

Como dissemos, o Tiguan hoje está em outro patamar, muito superior àquele visto em 2009, ainda que use praticamente o mesmo motor desde então (nessa versão). É um carro muito maior, mais completo, equipado, esportivo e também moderno. E essa escalada de categorias se deve ao surgimento dos outros SUVs da Volks - como explicamos, casos de Nivus, T-Cross e Taos.
Mesmo em uma faixa de preço superior, ainda assim é um dos carros mais divertidos de se guiar dentre as opções de sua categoria, já que disputa clientes com Chevrolet Equinox Premier 2.0, Peugeot 3008 e alguns SUVs compactos do segmento premium. Se espaço e diversão forem sua prioridade, boa compra e bom divertimento!

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