Entrou e sentiu aquele odor desagradável? Seja mofo, alguma coisa que foi derramada nos bancos e até mesmo se você fuma dentro do veículo, não tem problema. Confira algumas orientações para o seu automóvel usado voltar a ter cheiro de carro novo.
O primeiro passo é achar o que está produzindo o futum. Copinho de café, cascas de frutas e até aquele saquinho de lixo que fica acoplado a alavanca do câmbio podem ser as causas. Verifique ainda se o carpete do interior não está úmido e também o porta-malas.
O problema pode estar no ar-condicionado. Verifique se o filtro não está úmido ou sujo demais. A recomendação é que a peça seja trocada nas revisões do veículo: a cada 10 mil quilômetros ou seis meses se o ar-condicionado é usado de modo severo.
Para melhorar o odor interno veja onde está a entrada do ar-condicionado. Aplique um desodorizador e confira se a fragrância está chegando no habitáculo.
Se o carro está com aquele cheiro de nicotina, há uma simples solução: ar quente (é preciso que o veículo tenha ar-condicionado). Leve o automóvel ao ar livre e ligue o ar-condicionado na temperatura mais alta possível. Deixe o ar interior esquentar e não acione o modo de recirculação. Em 15 minutos o odor deve passar.
A dica para aquele cheiro de mofo é...vinagre! Isso mesmo. Encharque duas toalhas com vinagre e coloque dentro de uma bacia. Posicione uma das bacias na parte da frente e outra nos bancos traseiros. Feche os vidros e espere 24h. No dia seguinte o mofo desaparece.
Caso o vinagre não dê certo, tente com maçã. Pegue duas frutas e as corte na metade. Novamente posicione cada metade em cada banco. Mantenha os vidros do veículo fechado e deixe a maçã atuar durante a noite.