Leilão de carro é bom negócio? Saiba tudo por aqui

Montamos um esquema para te mostrar como funciona a prática de leilões e que muitas vezes o método pode ser interessante

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Redação WM1
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Imagine comprar um automóvel por um valor consideravelmente menor que o preço de tabela. Isso é, resumidamente, como funciona um leilão de carro. Interessante, certo?

Todo mundo sabe que pode acontecer de o carro não estar em boas condições e o negócio não valer tanto a pena.

Mas isso não acontece de forma alguma na Loop, empresa de leilões da Webmotors, já que os modelos leiloados são anunciados somente após uma vistoria completa e rigorosa, e que permite ainda o interessado acessar o laudo cautelar de cada um para saber exatamente o que está comprando. Sem mistério! ​

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Além disso, a Loop deixou de ser uma empresa focada somente em leilões para se transformar, nos últimos anos, em uma autotech focada em inovações e soluções para o ecossistema de veículos, oferecendo soluções tanto para empresas quanto pessoa física que desejam comprar ou vender veículos pontualmente ou em larga escala.

Essa imagem mostra um dos pátios da Loop.
Crédito: Divulgação/Loop
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O que você precisa saber para participar de um leilão de carro?

Assim como comprar um carro seminovo ou usado, é necessário ter uma série de cuidados na hora de fazer a aquisição de um carro de leilão. Por isso, separamos uma série de dicas que vão deixar você pronto para comprar o carro dos seus sonhos, e ideal para o seu bolso, com toda a segurança e praticidade:

1. Origem do carro no leilão

  • Retomada de financiamento: Quando uma pessoa não paga as parcelas de seu financiamento, o banco que realizou a operação pode retomar este bem e vendê-lo para recuperar seu valor.  Para muitos é a mais conveniente origem nos leilões, pois os veículos costumam ter menos avarias ou seja, necessitam de menos reparos, tanto para quem tem como objetivo a venda, quanto para quem arremata para uso próprio.
  • Frotas: outros podem ter se originado de empresas com frotas - estes, aliás, normalmente são ótimas oportunidades, justamente por terem histórico de revisões feitas em dia
  • Judiciais: são aqueles que são apreendidos em processos investigativos e/ou criminais ou de pendências nas justiças trabalhista e cível, que também podem ser boas oportunidades, mas também podem exigir um advogado para questões pós-leilão
  • Clássicos: estes, ao contrário do que estamos acostumados a ver - e aqui falamos do tradicional preconceito que existe sobre leilões - costumam estar no leilão por opção do dono, e não por uma necessidade. São potenciais revendas futuras, e portanto costumam ser valorizados
  • Sinistros: Existem diferentes tipos de sinistro como proveniente de roubos e furtos, os de "pequena monta" - aqueles que sofreram danos leves, que não abalaram monobloco ou estrutura e podem ser cobertos por seguradoras -; os de "média monta" (danos mais graves, normalmente não cobertos pela apólice) e os de "grande monta", os famosos carros que deram perda total (PT), que também são conhecidos no mercado como sucata.
  • 2. Valores estimados de conserto e regularização

    Aqui é dica é simples: se o preço de todos os custos extras, incluindo o montante do arremate, se aproximar do valor de tabela do carro, é provável que o investimento não valha a pena.

    Leilão realizado pela Loop; carros passam por uma vistoria exigente
    Crédito: Divulgação
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    4. Faça uma visita

    Faça uma triagem com seus carros de interesse. Depois, verifique as informações sobre o estado do veículo no edital. Por lei, é permitido fazer uma visitação para conhecer o automóvel.

    Você não pode ligá-lo, mas a lei permite que você possa inspecioná-lo - nesse caso, é uma boa dica levar aquele mecânico de sua confiança, se for possível.

    Observe bem o alinhamento de peças, portas e pneus, se há diferenças de cor entre peças da carroceria, veja se há sinais de reparos no compartimento do motor e do porta-malas e, por fim, se há desgaste nos acabamentos da cabine.

    5. Planeje-se financeiramente

    Depois de calcular quanto quer gastar, veja qual lance máximo entre os veículos selecionados pela triagem está dentro do seu orçamento.

    Se o automóvel for para uso próprio, é um bom negócio se a soma do lance mais os custos corresponderem a pelo menos 20% de "desconto" em relação à média do mercado - na prática, se o carro custa em média R$ 50 mil, seria válido gastar até R$ 40 mil (incluindo arremate, taxas administrativas e custos).

    Já para lojistas, o ideal é obter 35% desse "abatimento”.

    Portanto, leve em consideração não só o preço final do carro, mas também os valores de taxas do pregão e custos que ainda possam estar pendentes no carro, como IPVA, infrações, entre outros. Por regra, IPVA em atraso e multas normalmente são responsabilidade de quem arremata o veículo.

    Existe ainda a comissão do leiloeiro, de 5% sobre o valor arrematado, e uma "Taxa de Pátio", cobrada pelo tempo em que aquele veículo ocupou um galpão, que pode mudar de leilão para leilão, mas custa algo entre R$ 500 e R$ 3 mil.

    Na Loop, esta parte é muito mais simples, pois todas as taxas cobradas estão disponíveis em cada lote, diferente da maior parte dos leilões em que esta informação ou não está disponível ou está em letras miúdas em documentos que ninguém vai ler. Assim como a taxa de pátio que é cobrada apenas quando o arrematante não retira o veículo no prazo acordado.

    O pagamento costuma ser feito à vista em leilões tradicionais, em até 48h. Mas na Loop é diferente, pois o comprador também tem a possibilidade de financiar a aquisição.

    Saiba como fazer o melhor negócio ao comprar um carro de leilão.
    Crédito: Divulgação
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    O que é a Loop?

    A Loop surgiu como uma tradicional empresa de leilões de carro e, com seu sucesso, também deu origem ao  Loop Revenda, que apareceu como uma solução para lojistas abastecerem seus estoques com veículos de qualidade, com ótimos preços e sem marcação de leilão - com o detalhe de ser aplicada em uma plataforma ágil e segura.

    Quando "nasceu", o objetivo da Loop  era simples: revolucionar as jornadas de transações de veículos no Brasil, do início ao fim, de forma rápida, simples, transparente e segura.

    Deu certo. De 2014 até hoje, já foram mais de 1.600 leilões e cerca de 70 mil veículos vendidos. Em torno de 180 mil clientes já estão cadastrados nas plataformas da Loop.

    E, como dissemos, os serviços da Loop são diversos, e não apenas de leilões. Estes são os extras:

    • Anúncios
    • Revendas
    • Financiamento
    • Negociação de frota
    • Vistorias
    • Seguros
    • Transporte (remoção, transferência, logística e recebimento)
    • Soluções para desmobilização corporativa
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