Seis anos após seu lançamento, o Lamborghini Urus já pode ser considerado uma espécie de "salvador". Isso porque, hoje, o SUV tem filas e filas de espera - algumas previstas só para 2026 - e encheram os cofres da empresa, que pertence à Audi.
Curiosamente, foi exatamente isso que aconteceu com a Porsche duas décadas atrás. No começo dos anos 2000, quando a empresa alemã lançou o Cayenne para fugir da falência, a estratégia também deu certo. Não tem jeito: os SUVs vieram para ficar.
O Lamborghini Urus é o modelo mais vendido da marca desde que foi lançado. O fato de ser um SUV não mudou em nada o interesse do público - muito menos a notícia de que ele passou a ser um PHEV (híbrido plug-in) na última remodelação. As vendas nunca estiveram melhores.
A Lamborghini diz que tem pedidos de Urus suficientes para se manter ocupada até o final de 2025 - o que explica o fato de a empresa dizer que só aceitará novas encomendas a partir do início de 2026.
O SUV, importante lembrar, é feito exatamente sobre a mesma plataforma de Porsche Cayenne, Audi Q7 e Q8, Bentley Bentayga e Volkswagen Touareg.
Quando nasceu, entre o final de 2017 e o início de 2018, o SUV usava um motor V8 4.0 biturbo de até 620 cv de potência e 60,1 kgf.m de torque, com câmbio automático de oito marchas e tração integral. Hoje, a versão PHEV une o conjunto V8 e um elétrico e, juntos, entregam 800 cv e 71,5 kgf.m - a 1.750 rpm.
A marca italiana vendeu incríveis 10.112 unidades em 2023 e deve ter números ainda melhores este ano - entre janeiro e setembro, dados globais da empresa apontam 8.411 registros, aumento de 8,6% na comparação com os primeiros nove meses do ano passado.