Para que você possa vender o seu veículo ou comprar um usado, ou seminovo, será necessário passar pela vistoria veicular ou vistoria de transferência. Essa etapa é fundamental para garantir que o veículo está adequado para a venda e apto para rodar com toda a segurança.
No momento da vistoria, você deve estar atento a alguns pontos para que o veículo não reprove ou que você tenha alguma surpresa desagradável antes de vender o veículo.
Está em busca de um veículo novo? Encontre a melhor oferta na Webmotors
A vistoria de transferência, como o nome já diz, é uma vistoria que acontece no momento da transferência do seu veículo para um novo dono ou quando ocorre a mudança de Estado e/ou cidade. O objetivo da vistoria é verificar diversos equipamentos do veículo para garantir que tudo está em ordem.
Além da verificação das questões de segurança e boas condições para circulação, também acontece a verificação da documentação para verificar que não há adulterações, ou mesmo que o carro não é um veículo clonado, ou roubado.
De forma geral, são analisados:
No caso dos carros, os itens de segurança que devem apresentar bom funcionamento e estado de conservação são:
Essa é uma das principais dúvidas que surgem na hora de comprar ou vender um veículo, e a resposta é “depende”. Não há uma obrigatoriedade de nenhuma das partes, então depende de como foi feita a negociação.
Normalmente, o vendedor deve se responsabilizar por quitar as dívidas pendentes do veículo e o comprador arca com os custos da vistoria.
Para não ser pego de surpresa, fique atento aos pontos que podem causar a reprovação do seu veículo durante a vistoria.
Caso a transferência seja de moto, alguns pontos que podem reprovar na vistoria de transferência são:
Caso o seu veículo não seja aprovado na vistoria de transferência, é preciso manter a calma. O primeiro passo é entender os motivos para a reprovação, que deverão estar escritos no laudo.
Após compreender os motivos que levaram à reprovação na vistoria de transferência, é preciso tomar as medidas necessárias para corrigir todos os problemas antes de levar novamente o veículo para ser vistoriado.