Ser dono de um veículo significa se preocupar com tudo que envolva o modelo, literalmente. Entre esses cuidados, muitos motoristas têm uma dúvida importante: quanto tempo dura uma bateria de carro? De acordo com especialistas, em média, a durabilidade da bateria do carro pode ser de dois ou três anos. Mas tudo depende do cuidado do motorista.
Deixar luzes ligadas com o motor desligado ou manter o farol aceso de forma automática ao dar partida contribuem para um menor tempo de vida útil da bateria - conheça mitos e verdades sobre a bateria do carro.
Além disso, a marca da bateria está diretamente ligada à durabilidade do equipamento. Quanto melhor for, a tendência é de a vida útil ser maior — pode até mesmo ultrapassar a média citada acima. Em compensação, também pode começar a dar problemas com apenas um ano de uso, se a bateria for ruim.
Você já parou para pensar na importância da bateria automotiva? Principal fonte de energia, ela é um dos componentes mais importantes do nosso carro e, por isso, é fundamental sempre estar atento às suas condições para que o veículo funcione normalmente.
Constituída de placas de chumbo (positivas e negativas) e solução de ácido sulfúrico (eletrólito), os componentes ficam instalados dentro de uma caixa plástica. Localizada embaixo do capô dos veículos convencionais, a sua manutenção deve ser feita por especialistas para evitar futuros contratempos.
Como adiantamos acima, alguns fatores são responsáveis por prejudicar a vida útil da bateria do seu carro, e consequentemente o quanto ela dura. Para piorar, muitas vezes algumas das razões para o desgaste são ações que os motoristas realizam de forma tão automática que sequer imaginam que podem causar problema. Para ajudá-lo, listamos alguns motivos que desgastam em excesso as baterias automotivas.
Você já deve saber que esquecer faróis e lâmpadas acesos ou deixar o som ligado com o carro desligado são fatores que contribuem para uma menor vida útil das baterias automotivas. Realmente, essas são as principais causas que aumentam o desgaste da peça e, consequentemente, diminuem a sua longevidade.
Pode parecer que não, mas deixar o veículo parado por diversos dias sem ligar o motor nenhuma vez é mais um fator que reduz quanto tempo dura a bateria de carro.
O recomendado é dar partida e ficar alguns minutos com o carro em funcionamento. Caso você use pouco, procure ligá-lo ao menos uma vez por semana.
Vivemos em um país tropical. Durante o ano, algumas regiões registram sempre temperaturas altas, enquanto outras, em determinados períodos, o clima chega a ser negativo. E as baterias tendem a ter um desgaste maior quando ocorrem os dois extremos: muito frio ou muito calor.
No frio, a tendência é a bateria puxar mais energia para manter sua plena funcionalidade. Já quando as temperaturas são altas, a tendência é de as ligas de chumbo se corroerem mais rapidamente e o componente ter um menor tempo de vida útil.
Se você for daqueles motoristas que adoram cuidar e estar antenado sobre todos os componentes do seu veículo, aqui vão algumas dicas para que a bateria do seu carro tenha o tempo máximo de durabilidade - e você economize com a manutenção.
Como mostramos anteriormente, são pequenos deslizes, como esquecer faróis ligados, que diminuem o quanto tempo dura a bateria. Portanto, estar sempre atento antes de trancar o carro é a principal recomendação para aumentar a durabilidade.
Baterias recondicionadas são aquelas coletadas quando já estão no fim da vida e modificadas para voltarem a funcionar. Para isso, é feita a troca de eletrólito. Em outros casos, as baterias são abertas e as placas desmontadas para serem colocadas em outra peça, com eletrólito novo.
Por serem vendidas por preços bem abaixo do convencional, inicialmente, as baterias recondicionadas parecem boa opção. No entanto, logo após pouco tempo de uso, o motorista irá notar que não valeu a pena e precisará trocar a peça novamente.
Especialistas recomendam a revisão do carro a cada 10 mil quilômetros percorridos. Ao levar o veículo para o técnico verificar óleo, realizar o rodízio dos pneus e outros ajustes, ele também irá acompanhar a vida útil da bateria automotiva. Se necessário, pode limpar os terminais da peça ou sugerir a troca.
Ter o melhor para o seu veículo traz mais segurança e durabilidade. Com isso, ao escolher as melhores marcas de bateria de carro, você garante maior durabilidade e evita dores de cabeça com o componente.
Cada uma delas tem linhas e garantias diferentes. Vale avaliar caso a caso qual é a melhor opção para o seu veículo. Se precisar de ajuda, procure por um especialista no assunto para te orientar na escolha.
A prática não é a escolha mais recomendada por especialistas, principalmente se você pensa em ter a maior durabilidade possível do componente. Porém, se a peça falhar em uma estrada, por exemplo, e esse for o único recurso para chegar em casa, realize a chupeta na bateria automotiva.
No entanto, ao voltar para casa, já procure por uma loja especializada em baterias e verifique o que aconteceu com a peça. Caso seja necessário, troque por uma nova e evite problemas de desgaste no veículo ao usar um componente danificado.
Quando a vida útil da bateria do seu carro acaba, é hora de trocá-la. Mas você sabe como fazer o descarte do componente atual? Por ser produzida com diversos componentes químicos, colocar a bateria automotiva em qualquer lixo é extremamente prejudicial ao meio ambiente.
Caso você tenha experiência e faça a troca da peça por conta própria, encontre um descarte adequado para se desfazer da bateria. Se não souber, leve para um local especializado e deixe que o profissional substitua e descarte o componente.