Quando vamos comprar um carro, sempre ouvimos o mesmo conselho: "não deixe de consultar a Tabela FIPE antes de fechar negócio". E quando vamos vender, a pergunta é sempre a mesma: "será que vão pagar Tabela FIPE". Então logo nos perguntamos: "quem" é essa tal de Tabela FIPE que parece ser tão importante na hora de negociar um veículo? A gente explica!
A Tabela FIPE foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e é reconhecida por divulgar preços médios de mercado de carros, motos e caminhões, novos, seminovos e usados, em todo o Brasil, para servir de parâmetro em negociações e avaliações dos automóveis. Por isso é tão importante sempre consultá-la antes.
A Tabela FIPE é realmente uma base extremamente confiável e de longa tradição no mercado brasileiro. No entanto, o preço que ela traz é apenas uma base, pois, para transações, além das estimativas da tabela, leva-se em consideração outros fatores como conservação do veículo, opcionais, revisões concluídas, entre outras especificidades que podem influenciar uma oferta.
Por isso não deixe de consultar a Tabela FIPE sempre que estiver pesquisando um carro ou uma moto para comprar, e também para ter uma ideia de qual o valor do seu veículo seminovo ou usado no mercado antes de anunciá-lo na Webmotors. Combinado?
Veja também
E não deixe de anunciar seu carro usado na Webmotors para vender de forma rápida e tranquila.