O Peugeot 2008 foi um dos destaques do mercado brasileiro em outubro com um crescimento em vendas de 62,7% em relação a setembro. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em outubro foram 1.743 SUVs emplacados da marca francesa contra 1.073 no mês anterior.
Apesar do crescimento realmente forte e expressivo, o 2008 ainda está muito distante dos líderes. No mês passado, por exemplo, o Peugeot foi apenas o 20° SUV mais vendido do país - levando em consideração todos os utilitários esportivos.
Para se ter uma ideia da montanha complicada que o 2008 precisará escalar para estar entre os grandes, o T-Cross, SUV líder de emplacamentos em outubro - e que também é o líder no acumulado do ano - emplacou 9.176 unidades. Isso significa que o Peugeot vendeu cinco vezes menos que o Volkswagen.
O modelo da marca francesa, definitivamente, não tem a intenção de ser o SUV mais vendido do Brasil. No entanto, para quem não havia passado de 364 emplacamentos por mês entre janeiro e agosto, chegar a 1.073 unidades comercializadas em setembro e bater 1.746 em outubro são motivos, sim, importantes para comemorar.
Para renascer no mercado brasileiro, o Peugeot 2008 mudou. Passou a contar com novo visual com linhas muito mais arrojadas, e também com novo conjunto mecânico. Atualmente, o SUV é vendido em três configurações a combustão, todas com motor 1.0 turbo de três cilindros (130 cv de potência máxima) e câmbio automático, e uma elétrica. Os preços partem de R$ 139.990 e chegam a R$ 269.990 (opção elétrica).
Com relação às dimensões, o novo 2008 tem 4,30 metros de comprimento, 2,61 metros de distância entre os eixos, 1,77 metro de largura e 1,54 metro de altura. O porta-malas tem capacidade máxima para bons 419 litros.