Os SUVs são os queridinhos dos brasileiros há algum tempo. No primeiro mês de 2025, por exemplo, mais de 58% dos carros novos emplacados foram utilitários esportivos, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
No entanto, não são todos que têm condições financeiras para colocar um SUV novo na garagem, concorda?. Por isso, o WM1 separou cinco modelos usados bem legais que custam menos de R$ 100 mil.
Detalhes mais do que importantes: estes carros têm o Selo Vistoriado, um serviço da Webmotors oferecido às concessionárias e aos lojistas que disponibiliza o laudo cautelar do veículo nos anúncios, trazendo todos os detalhes e mais segurança para quem quer comprar. Em outras palavras, pode comprar de olhos fechados.
E vamos começar com os dois pés na porta: Chevrolet Tracker na versão topo de linha Premier.
Trata-se da geração anterior do SUV, que continua sendo vendido no Brasil e que muitos ainda cultuam por conta da performance. Isso mesmo! Este Tracker é equipado com motor 1.4 turbo de quatro cilindros, flex e injeção direta de combustível, que desenvolve até 153 cv de potência e 24,5 kgf.m de torque (etanol). O câmbio é automático de seis marchas.
Com 4,26 metros de comprimento, 2,55 m de distância entre os eixos e porta-malas com capacidade para 306 litros, o Chevrolet Tracker Premier 2018 ou 2019 já traz sistema de entretenimento com espelhamento do celular, por exemplo. Airbags frontais, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro, monitoramento de pontos cegos, teto solar, rodas de liga leve de 18 polegadas, sistema Start&Stop e bancos revestidos com couro também vinham de fábrica.
Outro SUV que faz muito sucesso entre os usados e seminovos é o Honda HR-V, e vamos focar na configuração EX. Aqui, assim como com o Tracker, estamos trazendo a geração anterior e antes do facelift de meia-vida que o carro sofreu.
Na primeira geração, a configuração é equipada com propulsor 1.8 aspirado de quatro cilindros, bicombustível, que entrega 140 cv de potência máxima e torque de 17,4 kgf.m (com etanol). O câmbio é automático do tipo CVT, que simula sete marchas.
Com espaço interno interessante graças aos 2,61 metros de entre-eixos (4,29 m de comprimento) e porta-malas para bons 437 litros, o HR-V Touring 2017/2018 trazia de série airbags frontais, laterais e de cortina, sensor de estacionamento traseiro, espelhamento do smartphone, rodas de liga leve de 17 polegadas e freio de estacionamento eletrônico, entre outros.
Kia Sportage é o terceiro SUV da nossa lista. O modelo da marca sul-coreana tem motor flex 2.0 aspirado de quatro cilindros, que entrega interessantes 167 cv de potência e 20,2 kgf.m de torque (com etanol). A transmissão é automática de seis marchas.
O porte dessa geração do Sportage chama muito a atenção por conta dos seus 4,48 metros de comprimento, 2,67 m de distância entre-eixos e impressionantes 503 litros de capacidade do bagageiro. Airbag duplo, câmera de ré, monitoramento da pressão do pneus e rodas de liga leve de 17 polegadas estão na lista de equipamentos de série, entre outros.
Que tal o SUV mais vendido do Brasil na atualidade? Por menos de R$ 100 mil é possível comprar um Volkswagen T-Cross na versão intermediária Comfortline ano/modelo 2019/2020, exatamente quando o utilitário esportivo compacto foi lançado.
Nesta versão, o T-Cross é equipado com motor flex 1.0 turbo de três cilindros e injeção direta de combustível, que gera potência máxima de 128 cv e torque de 20,4 kgf.m (etanol). O câmbio é automático de seis marchas.
Na lista de equipamentos, o T-Cross tem airbags frontais, laterais e de cortina, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, central multimídia com espelhamento do celular, controlador de velocidade (piloto automático) e rodas de liga leve de 17 polegadas, entre outros.
O Volks mede 4,19 metros de comprimento, 2,65 m de distância entre-eixos, 1,56 m de altura e 1,76 de largura. O porta-malas leva até 373 litros.
O Jeep Compass também é um best-seller. O SUV médio acumula bons números de vendas desde o seu lançamento. Aqui, vamos falar da configuração Longitude entre os anos de 2017 e 2018.
O modelo é um dos maiores da nossa lista, medindo 4,41 metros de comprimento, com 2,63 m de distância entre-eixos, 1,81 m de largura e 1,63 de altura. O bagageiro, por sua vez, leva até 410 litros.
Na versão Longitude 2017 e 2018, o motor é um 2.0 de quatro cilindros, aspirado e flex, que desenvolve até 166 cv de potência e 20,5 kgf.m de torque (etanol). A transmissão é automática de seis marchas.
Na lista de itens de fábrica podemos destacar duplo airbag frontal, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado de duas zonas, sistema Start&Stop, central multimídia com tela que espelha o celular e rodas de liga leve de 18 polegadas, entre outros.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade