A Citroën acaba de lançar no Brasil o SUV compacto C3 Aircross. Produzido em Porto Real (RJ), este é o segundo modelo da família C-Cubed, que inclui também o hatch C3 de terceira geração. E chega para mexer com os concorrentes.
O modelo estreia no mercado brasileiro em três versões, com preços de R$ 109.990 (opção Feel), R$ 119.990 (Feel Pack) e R$ 129.990 (Shine).
Inicialmente, será comercializada apenas a variação de cinco lugares. A configuração para sete ocupantes chega no início de 2024. A única opção de conjunto mecânico disponível para o modelo é o motor 1.0 turbo flex, de 130 cv, combinado com um câmbio automático CVT, com sete marchas simuladas.
Confira aqui as primeiras impressões do modelo e, abaixo, o que oferecem os principais concorrentes do novo Citroën C3 Aircross em suas variações de cinco lugares.
Também produzido na fábrica de Porto Real (RJ), o Peugeot 2008 Allure custa os mesmos R$ 109.990 do primo C3 Aircross na versão de entrada Feel.
Oferece um visual externo mais caprichado (com direto a rodas de liga leve) e interior bem acabado. Tem uma bela posição de guiar, além de um bom porta-malas de 402 litros.
Mas o motor 1.6 de 120 cv e o câmbio automático de seis marchas entregam um desempenho inferior. A cabine também é menos espaçosa. Sem contar que esse 2008 de primeira geração foi lançado no Brasil em 2015 e sente o peso da idade.
Na versão intermediária Feel Pack, o C3 Aircross é um pouco mais caro que o Renault Duster na configuração de entrada Intense (R$ 118.690).
O SUV compacto da Renault ainda é referência em porte (4,38 m de comprimento) e espaço interno para passageiros, além de oferecer um porta-malas de 475 litros (pouco menor que os 489 litros do Citroën).
Mas o motor 1.6 aspirado de 118 cv entrega desempenho inferior e só pode ser combinado ao câmbio manual de cinco marchas nesta versão. Com uma lista de equipamentos bem parecida com o SUV da Citroën, fica devendo os airbags laterais.
Em sua versão de entrada Turbo T270, o Jeep Renegade é mais barato (R$ 125.990) - e é um dos concorrentes mais baratos que o C3 Aircross Shine.
Mais sofisticado, é também mais completo e tem um conjunto motriz mais potente (1.3 turbo de 185 cv e câmbio automático de seis marchas).
Por outro lado, com 4,27 m de comprimento e 2,57 m, oferece uma cabine mais apertada e um porta-malas com menor capacidade, de 385 litros.
SUV compacto mais vendido do Brasil até outubro, o Chevrolet Tracker está posicionado acima e se encontra com o C3 Aircross apenas na versão de entrada Turbo, que parte de R$ 130.920.
Mesmo sem bancos de couro ou rodas de liga leve, o Tracker basicão tem os seis airbags, coluna de direção regulável em profundidade e a chave presencial que o Citroën não tem.
O Tracker tem um motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas bem espertos, embora com desempenho inferior. Em espaço interno e porta-malas (393 litros), o SUV compacto da Chevrolet também fica atrás do utilitário esportivo da Citroën.
O SUV-cupê Volkswagen Nivus parece um carro de outra categoria. Mas na versão Comfortline custa R$ 900 a mais (R$ 130.890) que o C3 Aircross na versão de topo Shine.
Equipado com motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas, tem desempenho bem parecido, mas um pacote de equipamentos bem superior, com seis airbags, ar-condicionado automático, frenagem autônoma e controlador adaptativo de velocidade.
Por outro lado, o Nivus é um carro de dimensões menores (4,27 m de comprimento e 2,57 m de entre-eixos), que oferece menos espaço na cabine e um porta-malas também com menor capacidade (415 litros).
O SUV compacto da Nissan tem três versões na mesma faixa de preços do C3 Aircross. A mais cara é a Advance, que sai por R$ 132.990.
É apenas um centímetro mais curto que o Citroën e tem cabine com bom espaço interno e porta-malas bem adequado (432 litros).
A lista de equipamentos também é mais recheada, com itens como os airbags de cortina e o ar-condicionado automático que não estão disponíveis nem como opcionais para o Aircross mais caro. A coisa pega é no motor 1.6 de 113 cv e no câmbio CVT, que entregam um desempenho bem inferior ao do carro da Citroën.
Com preços que partem de R$ 135.390 na versão de entrada Comfort, o Hyundai Creta é consideravelmente mais caro que o C3 Aircross Shine.
Mas é um carro bem equipado, com itens como seis airbags, multimidia e rodas de liga leve. Além disso, tem uma construção bem refinada.
O motor 1.0 turbo de 120 cv e o câmbio automático de seis marchas têm respostas bem ágeis, mas um nível abaixo do proporcionado pelo Aircross. A cabine de passageiros também é ampla e o porta-malas leva muita coisa (422 litros). Porém, mais uma vez, um patamar abaixo do Citroën.