Basalt é o tiro certo da Citroën, e números provam

O Basalt, SUV mais barato do Brasil, foi o responsável por fazer as vendas da Citroën crescerem 38%

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Basalt é o tiro certo da Citroën, e números provam
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O primeiro trimestre de 2025 trouxe um marco para a Citroën no Brasil. Com 1,8% de participação de mercado, a marca teve sua melhor performance desde 2014. Mas o que realmente chama atenção é o crescimento expressivo: 38% a mais que no mesmo período de 2024. Esse salto tem um grande responsável, que atende pelo nome de Basalt.

O SUV mais acessível do Brasil registrou 4.621 unidades vendidas entre janeiro e março. Apenas em março, foram 1.714 emplacamentos, seu melhor mês desde o lançamento, em outubro de 2024. Esse desempenho ajudou a impulsionar toda a linha de SUVs da Citroën, resultando em um aumento de 337% no segmento B-SUV, onde o Basalt e o Aircross estão posicionados.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Preço e espaço são os principais atributos do Basalt

O Basalt chegou ao mercado com uma estratégia certeira: ser um SUV acessível sem abrir mão do espaço interno, e claro, do estilo diferenciado dos SUVs.

Março de 2025 foi o melhor mês de vendas do Citroën Basalt desde o lançamento, em outubro de 2024
Crédito: Divulgação
toggle button

A introdução do Basalt no mercado brasileiro não apenas aumentou as vendas da Citroën, mas também fortaleceu a presença da marca no segmento de SUVs compactos. Com 4,4% de participação no B-SUV, a Citroën finalmente ganhou mais espaço em um dos nichos mais disputados do mercado brasileiro.

Se o ritmo continuar assim, 2025 pode ser o ano da virada definitiva da Citroën no Brasil. A grande questão agora é: será que o Basalt manterá esse fôlego nos próximos meses? Entre os rivais do modelo estão o Fiat Pulse e Renault Kardian. Em março, estes modelos  venderam 3.048 unidades e 2.269 unidades, respectivamente, números bem mais expressivos que os do modelo da Citroën.

O que o SUV mais barato do Brasil tem?

O Citroën Basalt é o terceiro e último membro da família C-Cubed, que inclui também o hatch C3 e o SUV Aircross. Baseado na plataforma modular CMP, o modelo tem foco no custo-benefício, assim como os irmãos menores.

O carro mede 4,34 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,59 m de altura e tem entre-eixos de 2,65 metros. Apesar do entre-eixos ligeiramente mais longo do Aircross (2,68 m), o Basalt é 2 cm mais comprido.

O porta-malas tem capacidade para 490 litros. É um dos maiores porta-malas entre os dos SUVs compactos do mercado brasileiro, e um dos pontos altos do SUV.

Com capacidade para 495 litros, o porta-malas também é um dos pontos altos do SUV
toggle button

O que impulsiona o SUV mais barato do Brasil

O Basalt é oferecido em duas configurações de motor e câmbio. A versão de entrada é equipada com o 1.0 aspirado de três cilindros e 75 cv de potência, que é combinado com um câmbio manual de cinco marchas.

Já as versões mais caras da linha têm o 1.0 turbo, também de três cilindros e que desenvolve 130 cv de potência. Esse propulsor é casado com um câmbio automático CVT com sete marchas simuladas.

Com o motor 1.0 aspirado, o Basalt registra médias de consumo de até 14,6 km/l (estrada) e 13 km/l (cidade). O motor turbo permite ao SUV-cupê rodar até 13,7 km/l (estrada) e 9,6 km/l (cidade).

Ainda com o motor mais potente, o Basalt acelera de zero a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge 199 km/h de velocidade máxima.

Versões e equipamentos do Citroën Basalt

  • Feel 1.0 manual: (R$ 92.990): rodas de liga leve de 16 polegadas, painel digital de sete  polegadas, airbags laterais, multimídia com tela de 10 polegadas, câmera de ré, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, alarme e banco do motorista e volante com regulagem de altura.
  • Feel Turbo 200 (R$ 100.990): os mesmos da Feel 1.0 manual, mais câmbio automático CVT.
  • Shine Turbo 200 (R$ 106.990): todos os itens da Feel Turbo 200 mais ar-condicionado automático digital, sensor de estacionamento traseiro, rodas de 16 polegadas com acabamento diamantado, faróis de neblina, controlador automático de velocidade, bancos de couro e skidplate dianteiro e traseiro. Opcional: pintura bitom com teto em Preto Perla Nera.
  •  

    Comentários