Os carros automáticos caíram no gosto dos brasileiros. Com veículos de entrada passando a oferecer versões com este tipo de transmissão, uma parcela maior dos consumidores obteve acesso a esta comodidade realmente importante – especialmente no anda-e-para dos congestionamentos das grandes cidades.
Por isso, montamos uma lista atualizada dos dez carros automáticos mais baratos do Brasil. Nesse nosso ranking, o recém-lançado Citroën Basalt já faz parte, e com duas versões! Outro detalhe interessante é que, além das configurações do novo SUV-cupê da marca francesa, outros quatro carros de marcas da Stellantis. Modelos da Volkswagen, Chevrolet e Toyota completam a lista.
O que chama a atenção nesta lista atualizada é que apenas três carros automáticos custam, hoje, menos de R$ 100 mil. Detalhe: os dois primeiros colocados - que empatam tecnicamente - são da mesma montadora.
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O Onix é o único representante da Chevrolet neste top 10. O hatch é equipado com bloco 1.0 flex de três cilindros, aspirado, que desenvolve potência máxima de 116 cv (e/g) e torque de 16,8 kgf.m (e)/16,3 kgf.m (g). A transmissão é automática de seis velocidades (conversor de torque).
O Basalt chegou muito competitivo, realmente. Na lista dos carros automáticos mais baratos do Brasil a versão intermediária Shine Turbo 200 AT aparece na nona posição, com preço de R$ 104.990. Assim como a First Edition, o Basalt Shine tem motor 1.0 turbo de três cilindros, flex, de 130 cv (e)/125 cv (g) e torque de 20,4 kgf. (e/g). O câmbio é automático do tipo CVT (continuamente variável), que simula sete marchas.
O primeiro Fiat a participar dessa seleta lista é o Cronos, em sua versão de entrada Drive automática. Aqui também deixamos de lado os motores turbo de três cilindros para destacar um bloco 1.3 aspirado de quatro cilindros, flex, de 108 cv (e)/87 cv (g) de potência e torque de 13,7 kgf.m (e)/13,2 kgf.m (g). No caso do Cronos, o câmbio é automático do tipo CVT (continuamente variável).
O Volkswagen Polo Sense é o sétimo carro automático mais barato do Brasil, partindo de R$ 102.990. No caso do modelo fabricado em São Bernardo do Campo (SP), o propulsor é um 1.0 turbo de três cilindros, flex, que gera uma potência máxima de 116 cv (e)/109 cv (g) e torque de 16,8 mkg.f (e/g). A transmissão é automática de seis marchas.
O Fiat Argo Trekking, que custa R$ 101.990, tem mesmo conjunto mecânico do Cronos Drive 1.3 Flex AT: propulsor 1.3 aspirado de quatro cilindros, flex, de 108 cv (e)/87 cv (g) de potência e torque de 13,7 kgf.m (e)/13,2 kgf.m (g), e transmissão automática CVT.
Na configuração Allure Turbo 200 AT, o Peugeot 208 - que ganhou novo visual recentemente - sai por R$ 101.990. No hatch fabricado na Argentina, o casamento motor e câmbio é o mesmo do Basalt, ou seja, motor 1.0 turbo flex, de três cilindros somente, que gera 130 cv (e)/125 cv (g) e torque de 20,4 kgf. (e/g). O câmbio é automático CVT.
Na quarta colocação vamos ter um empate técnico, já que o Toyota Yaris (hatchback) e Yaris Sedã têm exatamente o mesmo preço na versão de entrada XL. Os dois modelos são equipados com o mesmo conjunto mecânico, representado pelo motor 1.5 flex de quatro cilindros, aspirado, que desenvolve 110 cv (e)/105 cv (g) e torque de 14,9 kgf.m (e)/14,3 kgf.m (G). A caixa de transmissão é automática CVT
O Fiat Argo Drive 1.3 AT Flex já ocupou a posição de carro automático mais barato do Brasil em um passado não muito distante. No entanto, com a chegada de novas versões e novos modelos, acabou caindo para o terceiro lugar. Por R$ 98.990, o hatch traz sob o capô o confiável "coração" 1.3 aspirado de quatro cilindros, flex, que desenvolve 108 cv (e)/87 cv (g) de potência e torque de 13,7 kgf.m (e)/13,2 kgf.m (g). A transmissão é automática do tipo CVT.
O Brasil chega ao fim de 2024 com dois carros na posição de carro automático mais barato do Brasil. E não por acaso, ambos são da Citroën: Basalt Feel Turbo 200 AT e C3 You! Turbo 200 AT. Até poucos meses atrás, o C3 era o primeiro colocado sozinho, mas um recente reajuste de R$ 1.000 fez o hatch empatar com o SUV de entrada, que manteve o mesmo preço.
Os dois modelos, no entanto, têm o mesmo conjunto mecânico: 1.0 flex turbo de três cilindros com 130 cv (e)/125 cv (g) e torque de 20,4 kgf. (e/g). O câmbio é automático CVT.