O Basalt é o SUV mais barato do Brasil. O modelo da Citroën é anunciado no site oficial da marca com preços a partir de R$ 89.990. No entanto, o fato de ter um valor atraente para o bolso do consumidor não garantiu, pelo menos em novembro, um bom sucesso em vendas.
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgados na terça-feira (3), apenas 912 unidades do Basalt foram emplacadas no período.
No entanto, o que chama a atenção neste número é que deste total somente 11 unidades foram comercializadas no varejo, revelando uma estratégia da Citroën, pelo menos neste início de ciclo do SUV, focada nas vendas diretas, como acontece com a maioria dos hatches de entrada (Volkswagen Polo, Fiat Argo e Hyundai HB20).
Com relação a outubro, quando o Citroën emplacou 370 unidades, o crescimento do Basalt foi de interessantes 146,5%. Novembro, porém, é o primeiro mês completo de vendas do SUV, e isso deve ser considerado nessa análise. Vamos observar dezembro e o início de 2025 para entender melhor qual será a estratégia da marca francesa para o modelo.
O Basalt é a arma da Citroën para brigar com Fiat Pulse e Renault Kardian. No entanto, os concorrentes desfrutam de números mais interessantes de vendas, especialmente pelo fato de já estarem no mercado há mais tempo.
Em novembro, o Kardian foi o grande destaque com 4.287 unidades emplacadas. Essa foi a primeira vez que o Renault passou da marca dos 4 mil carros vendidos em um único mês, e também a primeira vez que ficou na frente do Pulse, que registrou 3.188 emplacamentos.
O quarto integrante dessa disputa será o Volkswagen Tera. O modelo totalmente desenvolvido para o mercado brasileiro ainda não tem data oficial de lançamento, mas tudo indica que sua estreia será em março de 2025.
Vamos aguardar...