O Latin NCAP divulgou os resultados da quarta rodada de crash tests de 2024: o SUV Citroën C3 Aircross tirou nota zero nos testes de colisão, enquanto a nota do Toyota Corolla baixou de cinco para quatro estrelas.
No teste impacto frontal, a proteção ao tórax do motorista no C3 Aircross foi considerada "marginal", que é uma pontuação intermediária dentro dos critérios do Latin NCAP, enquanto a proteção do peito do passageiro foi considerada "fraca", que é a segunda pior pontuação dos testes.
O Latin NCAP pontuou ainda que, no teste de impacto lateral, houve "intrusão relevante no habitáculo", enquanto o banco forneceu proteção considerada "deficiente" ao pescoço dos ocupantes adultos no teste de chicotada cervical.
Outros pontos criticados pela organização que avalia a segurança dos veículos vendidos na América Latina são a ausência de um sistema de frenagem autônoma e também dos airbags de cortina - sistemas de segurança que não são oferecidos nem mesmo como opcionais na versão Shine, que é a topo de linha do modelo -, além da impossibilidade de desativação do airbag frontal do passageiro.
Este último ponto, aliás, é polêmico. A desativação do airbag é fundamental para o transporte de crianças e a instalação de um assento infantil na dianteira. Duas situações que são proibidas pelo Código de Trânsito Brasileiro nesse tipo de veículo.
Procurada, a Stellantis afirmou em nota que "reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que seus modelos comercializados atendem todas as regulamentações vigentes. A segurança de um carro é um conjunto pensado desde o início do desenvolvimento, e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. A variante da plataforma CMP permite ao Aircross ter uma carroceria robusta com ampla proteção ao habitáculo.
O Toyota Corolla passou por um teste de auditoria e a nota do modelo baixou de cinco para quatro estrelas. Os fatores que provocaram essa queda na nota foram os airbags de cortina com menor cobertura que no carro avaliado em 2022 e uma marcação de advertência de airbags no assento dianteiro do passageiro fora dos requisitos do Latin NCAP.
Aqui, porém, vale uma observação feita pelo próprio Latin NCAP: o Corolla avaliado em 2022 era uma unidade produzida no Brasil, na fábrica de Indaiatuba (SP). Já o exemplar usado nessa bateria mais recente de crash tests era uma unidade vendida no México. País que recebe o modelo da Toyota importado dos Estados Unidos.