O Basalt começa a dar sinais de que, sim, poderá ser um problema para Renault Kardian, Fiat Pulse e, futuramente, Volkswagen Tera. De outubro para novembro, o SUV cupê da Citroën registrou um crescimento vigoroso em vendas de aproximadamente 130%!
De acordo com dados preliminares divulgados na sexta-feira (29) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em novembro o Basalt já acumula 847 unidades emplacadas – a tendência é que este número cresça um pouco, já que ainda faltam alguns dias de vendas para serem computados neste mês.
Quando comparamos com outubro, período em que o Citroën teve somente 370 unidades comercializadas, o Basalt crava um aumento muito interessante de 128,9%. Vale observar os próximos meses para ver se o crescimento continuará forte. Vamos ver...
Importante analisar que a Citroën tem uma estratégia de preço muito arrojada para o Basalt. O modelo é atualmente o SUV mais barato do Brasil, e todas as suas versões têm valores realmente competitivos em comparação com seus adversários diretos.
A versão de entrada Feel com motor 1.0 aspirado e câmbio manual é oferecida atualmente por R$ 89.990. Já a topo de linha Shine com motor 1.0 turbo e transmissão automática é anunciada oficialmente no site da Citroën por R$ 104.990.
Apesar do forte crescimento em vendas, o Basalt precisa de muito mais se quiser desafiar seus principais adversários, Renault Kardian e Fiat Pulse. Os dois modelos têm apresentado nos últimos três meses médias de emplacamentos superiores a 3 mil carros.
Especificamente em novembro, por exemplo, o Kardian surpreendeu a todos – até mesmo o Pulse – e registrou até o momento 3.913 SUVs vendidos. Já o Fiat tem, no mesmo período, 2.899.
Outro que está garantido para entrar nessa briga animada entre Basalt, Kardian e Pulse é o Volkswagen Tera. O novo SUV da fabricante alemã deverá estrear no mercado brasileiro entre março e abril de 2025. Mais um produto da plataforma MQB-A0, o Tera será feito na planta da Volks em Taubaté, interior de São Paulo, e estará posicionado abaixo do Nivus.