O Fiat Fastback, lançado no início deste mês, "está fazendo enorme sucesso", de acordo com Grupo Stellantis. O SUV-cupê teve 5.400 unidades vendidas em dez dias, entre os dias 14 e 24.
Vale lembrar que a expectativa da empresa era de emplacar de 2.500 a 3.000 veículos por mês (ou seja, cerca de 1.000 carros a cada dez dias).
"As vendas iniciais normalmente são mais aceleradas, então era esperado que neste primeiro mês o resultado ultrapassasse o volume mensal médio previsto. Mas ainda assim tivemos números muito significativos, que demonstram todo o potencial de vendas do Fastback", afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.
"A versão mais comercializada foi a Limited Edition Powered by Abarth, o que mostra que acertamos em oferecer uma opção mais esportiva. Temos grande expectativa de que o Fastback possa ocupar uma posição de destaque no segmento dos B-SUVs", complementa o executivo.
O Fiat Fastback é um dos protagonistas no reposicionamento da Fiat no mercado e passa a ser o topo de gama entre veículos de passeio da marca - segundo a Fiat, "com um novo patamar de percepção do valor".
O carro foi desenvolvido sobre a plataforma MLA, a mesma do Pulse. Totalmente modular, é uma das mais modernas e versáteis da Stellantis.
O Fastback vem de série com uma ampla lista de equipamentos, como itens de auxílio à condução (sistema de frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e comutação automática dos faróis); freio de mão eletrônico; quadro de instrumentos digital de 7 polegadas; e central multimídia de até 10,1 polegadas.
Vale destacar que o carro ainda tem o maior porta-malas da categoria, com impressionantes 600 litros de capacidade (516 litros de acordo com o método VDA de medição).
O SUV-cupê compacto tem duas opções de motorização e de transmissão. Nas versões Audace e Impetus, motor Turbo 200 Flex com 130 cv e 20,4 kgf.m de torque em conjunto com câmbio CVT; já na Limited, é o propulsor Turbo 270 Flex com 185 cv e 27,5 kgf.m e câmbio automático de seis marchas - o mesmo conjunto utilizado por Toro, Renegade, Compass e até pelo Commander.
Segundo a marca, com esse trem-de-força mais poderoso ele pode acelerar de zero a 100 km/h em 8,1 s e chegar a 210 km/h.