O Chevrolet Onix Plus é atualmente o sedã mais vendido no Brasil e, somente isso, já é uma das razões para comprar o compacto da marca da gravata. Afinal, é um claro indicativo de que qualidades não faltam para o modelo.
Um dos elementos que ajudam a explicar o desempenho do Onix Plus no mercado é o fato de o três volumes da Chevrolet oferecer um pacote bastante atraente pelo preço, sem cometer deslizes graves. Diferente do que acontece com alguns dos seus concorrentes, que se destacam em alguns pontos e pecam em outros.
Mas, como em todo automóvel, algumas características podem ser importantes na sua decisão de "passar" direto pelo modelo e optar por algum dos concorrentes. Quer saber quais? Veja nas próximas linhas as três razões para comprar e três para não ter o Onix Plus na versão de topo Premier. Confira também o nosso teste completo com o modelo.
Com 4,47 m e entre-eixos de 2,60 m, o Onix Plus é um dos maiores sedãs compactos do mercado brasileiro. O reflexo dessas medidas é visto no interior da cabine.
O sedã da Chevrolet oferece um amplo espaço para os passageiros. Principalmente no banco traseiro, onde o espaço para as pernas é bom e permite que dois adultos viajem com bastante conforto.
Um dos destaques do Onix Plus é o seu pacote de equipamentos. Começando pela lista de itens de segurança, todas as versões saem de fábrica com seis airbags e controles eletrônicos de tração e estabilidade.
Já a versão topo de linha Premier tem ainda faróis com acendimento automático, carregador de celular por indução, central multimídia chave presencial e controlador automático de velocidade de cruzeiro.
Como opcionais, o sedã pode sair de fábrica ainda com assistente de estacionamento automático (exclusivo na categoria), monitor de pontos cegos, multimídia com Android Auto, Wi-Fi nativo e projeção sem fio, além do ar-condicionado automático digital.
Mas, diferente do que se pode imaginar, o impacto desses itens no preço não é tão grande. Mesmo completo, o Onix Plus Premier ainda é um carro com custo-benefício bem favorável. Básico, parte de R$ 110.580. Com todos os opcionais, vai a R$ 115.080.
Não que falte desempenho. O Onix Plus nessa versão Premier tem um motor 1.0 turbo de 116 cv e um câmbio automático de seis marchas que garantem um rendimento mais do que adequado para a proposta do modelo.
Mas o aspecto mais interessante do sedã é o seu baixo consumo de combustível. Segundo o Inmetro, com gasolina o sedã da Chevrolet registra médias de consumo de 12,3 km/l (cidade) e 16,8 km/l (estrada).
A Chevrolet claramente quis privilegiar a cabine de passageiros na divisão do espaço do Onix Plus. O resultado é que o sedã tem um porta-malas de 469 litros. Volume que é um dos menores do segmento.
Mas qual é o efeito prático disso? Uma família com filhos pequenos e que não costuma rodar com porta-malas lotado dificilmente vai se incomodar com essa capacidade menor que a de concorrentes como o Honda City (519 litros), Volkswagen Virtus (521 litros) e Fiat Cronos (525 litros).
Por outro lado, se você costuma viajar com o carro lotado ou precisa do maior porta-malas possível, então é importante dar uma olhada nos concorrentes antes de fechar negócio.
Acima de 2 mil rpm, o motor 1.0 turbo agrada pelas respostas ágeis, que combinam bem com o sistema de suspensão, com acerto mais firme, para garantir o passeio seguro nas estradas mais sinuosas.
Agora, se você é daqueles que não se animam tanto em pisar fundo no acelerador e valorizam o conforto em rodagem, o Onix Plus pode te incomodar. A suspensão mais firme não faz tanta diferença em pisos regulares. Mas nas ruas com asfalto ruim é que você vai notar o acerto menos voltado ao conforto do modelo da Chevrolet.
Se você valoriza o prazer ao dirigir, faça um test drive com o Onix Plus e com concorrentes como o Hyundai HB20S antes de fechar negócio e tire as suas próprias conclusões.
O Chevrolet anda bem é e econômico. Mas o atraso nas respostas abaixo de 2 mil rpm pode não agradar. Assim como a possibilidade de fazer trocas de marcha manuais no câmbio automático apenas na posição "L" e usando um incômodo botão na alavanca.