Pesquisar sobre o carro 0 km é importante. Mas não só pelo preço final do automóvel. É preciso estar atento a outras questões, como consumo, valor do seguro e, principalmente, custo de manutenção.
Para quem quer um sedã compacto, separamos os cinco modelos com as revisões mais em conta do mercado. Consideramos a somatória das três primeiras manutenções com preço fixo (10.000 km, 20.000 km e 30.000 km), de acordo com os dados dos próprios fabricantes e com base no estado de São Paulo.
Veja os sedãs com manutenção mais barata:
Na versão 1.0 aspirada, o sedã é o que apresenta o menor custo de manutenção nas três primeiras revisões. Mas as demais configurações do modelo da marca sul-coreana também não são muito mais caras nesse sentido: R$ 1.185,17 na 1.6 e R$ 1.193,77 na 1.0 turbo.
O modelo da Nissan está prestes a ganhar nova geração, mas sempre se destacou pelo baixo custo de pós-venda e continua a figurar entre os sedãs com manutenção mais barata. As três primeiras visitas à concessionária com o modelo 1.0 ficam pouco mais caras que o HB20S. O versa 1.6 também tem baixo custo: R$ 1.257.
O Etios é o terceiro sedã compacto do mercado com as revisões mais em conta. Tanto com motor 1.3, quanto como com o 1.5, o modelo da marca japonesa se destaca pelas manutenções obrigatórias com preços bastante interessantes.
A Toyota sempre foi uma marca com fama de que não dá problema. Mas também se mostra bem competitiva no que diz respeito à manutenção, com dois sedãs nesta lista. O Yaris, seja manual ou com câmbio CVT, cobra pouca coisa a mais que o Etios nas três primeiras visitas à concessionária.
O modelo foi renovado em 2019 e mantém a pegada de manutenção competitiva. Na configuração 1.0, cobra um total de R$ 1.307,48 nas três primeiras revisões com preço fixo. O modelo 1.6 é pouca coisa mais caro na manutenção: R$ 1.485,77.
O sedã da Volks passa dos R$ 2 mil na somatória das primeiras revisões, desde a variante 1.6 manual. Contudo, a marca tem uma promoção para as versões Highline e GTS, com as três primeiras visitas “grátis”. No entanto, “itens adicionais” são recomendados nessas manutenções, como filtros de ar e anti-pólen, além do fluido dos freios. Com isso, a Highline tem custo de R$ 340,32 e a GTS, de R$ 383,32.