Você viu com exclusividade aqui no WM1 que a Peugeot deve lançar em setembro um 208 Turbo. Ele vai usar o mesmo motor 1.0 de até 130 cv que já equipa os Fiat Pulse e Fastback, e que recentemente passou a equipar a Strada.
Atualmente, o Peugeot 208 é vendido com motor 1.0 de três cilindros flex nas versões de entrada e com um 1.6 de quatro cilindros, flex, que rende até 120 cv e 15,7 kgf.m de torque, nas mais caras. Ambos são aspirados.
Hoje, são quatro versões: Like, Style, Active e Roadtrip. Os preços começam em R$ 84.990 e chegam a R$ 105.990. Com a estreia da versão turbo, a expectativa é que a nova configuração passe a ser a mais cara, custando algo perto de R$ 110 mil. E com quais carros ela vai concorrer?
As versões turbinadas do Polo entram nessa disputa. Atualmente, existem três configurações com o motor 1.0 TSI: uma sem sobrenome, apenas chamada de Polo TSI; o Polo Comfortline; e o Polo Highline.
Os preços dessas três variantes do carro da Volks variam entre R$ 100.990 e R$ 117.990 - lembrando que a versão inicial, nesse caso, pode ter câmbio manual. São 128 cv e 20,4 kgf.m de torque máximo.
Exatamente na faixa de preço em que o Peugeot 208 turbo deve entrar.
Oferta Relacionada: Marca:VOLKSWAGEN Modelo:POLO
O carro mais emplacado da Chevrolet é outro que entra nessa lista. Tem cinco versões movidas pelo motor 1.0 turbo de três cilindros, que entrega até 116 cv de potência e 16,8 kgf.m de torque.
Os preços variam entre R$ 97.750 e R$ 113.450.
A Chevrolet, há algum tempo, deixou de oferecer a antiga geração do Onix (que havia mudado o nome para "Joy") e hoje tem sete versões, sendo duas com motor aspirado e cinco turbinadas.
Oferta Relacionada: Marca:CHEVROLET Modelo:ONIX
O terceiro concorrente direto é o HB20 turbo, que nesta semana chegou à linha 2024 com onze versões. Destas, seis são turbinadas (e usam o sobrenome TGDI). Os preços variam entre R$ 98.990 e R$ 119.590.
O motor turbo do carrinho da Hyundai rende 120 cv e 17,5 kgf.m, e pode ser gerenciado por uma caixa de câmbio manual de cinco marchas ou por uma automática de seis velocidades.
Reparou como os valores e até os dados de potência e torque são praticamente "tabelados"? É por isso que o carrinho da Peugeot deve abusar do fato de que será o mais potente da categoria.
Fiat Argo, Honda City e até Toyota Yaris também poderiam entrar nessa lista, mas foram descartados justamente por não terem versões com motorização turbo.