Qual a economia com o Corolla Cross híbrido?

Veja quando é possível poupar com gasolina ao optar pela versão eletrificada, no lugar da configuração a combustão

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Qual a economia com o Corolla Cross híbrido?
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O segmento de híbridos e elétricos cresce no Brasil. Os dados mais recentes mostram como o consumidor está aberto ao investimento em um carro mais caro, tendo em vista tanto as vantagens econômicas quanto as ecológicas que o veículo com o tipo de propulsão mista pode gerar. E uma das estrelas desse segmento hoje no Brasil é o Toyota Corolla Cross híbrido.

Para melhor entendimento, de acordo com o último levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os modelos que mais se destacam no segmento são os Hybrid Electric Vehicle (HEVs). Ou seja, carros de propulsão mista (combustão e elétrica), onde a propulsor zero emissão de carbono é regenerado de acordo com a condução.  A categoria teve uma participação de mercado de 68% do total de híbridos e elétricos vendidos no país no último trimestre.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Nesse segmento, os líderes de mercado brasileiro são os carros da Toyota, o Corolla sedã e o Corolla Cross, SUV médio da montadora japonesa que foi lançado no primeiro trimestre de 2021, ou seja, há um ano.

Mesmo com meses de desvantagem após o lançamento, o Toyota Corolla Cross encerrou 2021 como o segundo SUV médio mais vendido do ano, atrás apenas do Jeep Compass, que também acaba de ganhar versão híbrida.

HEVs são os líderes da categoria, e Corolla Cross é o mais vendido deles
Crédito: Divulgação
toggle button

Toyota Corolla Cross é vendido em seis versões

De volta ao modelo japonês, o SUV é vendido em uma gama de versões a combustão e opções híbridas.

Preço do Toyota Corolla Cross 2023

  • XR 2.0 – R$ 158.780
  • XRE 2.0 – R$ 170.250
  • GR-Sport 2.0 (Monotone) – R$ 188.490
  • GR-Sport 2.0 (Dualtone) – R$ 189.990
  • XRV Hybrid – R$ 192.380
  • XRX Hybrid – R$ 200.160
  • As versões iniciais contam com motor 2.0 Dual VVT-iE, que gera 177 cv de potência e 21,4 kgf.m de torque quando abastecido com etanol.

    Nesse caso, o veículo tem um tanque de combustível de 47 litros, que gera uma autonomia de 376 km com etanol e 541 km com gasolina, no ciclo urbano. Na estrada, a resposta aumenta para 423 km com etanol e 602 km com gasolina.

    Já as configurações mais caras contam com a motorização mista da marca, que também é vista no sedã e o extinto Prius.

     SUV da marca japonesa foi lançado no primeiro trimestre de 2021
    Toyota Corolla Cross
    Legenda: SUV da marca japonesa foi lançado no primeiro trimestre de 2021
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    As versões mais completas têm embaixo do capô o motor 1.8 litros VVT-i flex, de 101 cv de potência e 14,5 kgf.m de torque, também com etanol. O propulsor trabalha em conjunto com dois motores elétricos que geram mais 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque ao Toyota Corolla Cross.

    Sobre a autonomia, a configuração híbrida pode gerar dados mais interessantes no percurso urbano, sendo de 425 km com etanol e 612 km com gasolina.

    Na estrada a média diminui, tendo em vista que a falta de frenagens no perímetro não regenera as baterias dos motores elétricos. Dessa forma, a autonomia rodoviária é de 346 km com etanol e 500 km com gasolina.

    Diferença de preço entre as versões chega a R$ 29.910

    Ao analisar o preço entre as versões mais completas de cada motorização, ou seja, a XRE com motor 2.0 e a XRX Hybrid - portanto sem considerar as configurações esportivas GR-Sport - a diferença chega a R$ 29.910.

    Dito isso, a reportagem apurou quanto o proprietário de cada veículo gastará com combustível em um ano. Para os cálculos, foi considerada a autonomia média de cada versão no perímetro urbano, com gasolina.

    Diferença de preços entre as versões a combustão e híbrida é de quase R$ 30 mil
    toggle button

    Para chegar ao resultado é necessário levar em consideração o preço médio do combustível. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural (ANP), na última semana, a gasolina anotou preço médio de R$ 7,192.

    Para concluir, é preciso levar em consideração o fato de que um carro brasileiro roda cerca de 12,9 mil km em um ano, de acordo com dados do mercado automotivo.

    No caso da configuração 100% a combustão, o tanque de 47 litros é capaz de render autonomia de 541 km na cidade quando o combustível usado é a gasolina. Para encher o tanque, então, seriam gastos R$ 338,024.

    As versões híbridas possuem um tanque de combustível de 36 litros. Com isso, para gerar a autonomia de 612 km, será necessário um investimento de R$ 285,12 a cada abastecimento completo.

    Com isso, em um ano, o investimento em combustível do Corolla Cross XRE 2.0 após 12,9 mil km rodados será de R$ 8.060 (23,84 tanques cheios). Já a versão XRX Hybrid, durante o mesmo período - portanto para a mesma quilometragem percorrida - terá exigido um valor de R$ 6.009 (21,07 tanques cheios)

    Ou seja, após um ano de uso (sempre se considerarmos os 12,9 mil kms percorridos nesse período), a vantagem da versão híbrida sobre a configuração a combustão irá gerar uma economia de R$ 2.051 para o comprador, além de ter de ir menos vezes ao posto de combustível. E de ter gerado menos emissões ao meio ambiente.

    Versão híbrida vai economizar mais de R$ 2 mil em combustível em um ano de uso
    Crédito: Divulgação
    toggle button
    Comentários