As chamadas montadoras premium, até pouco tempo atrás, eram quase inacessíveis para boa parte do público. Porém, com o tempo, aqueles sedutores símbolos de empresas sofisticadas, que aeram admirados de longe na ponta do capô ou na grade dianteira, deixaram de ser mero sonho e se tornaram realidade.
Novos modelos de carrocerias e a própria escala de produção tornaram modelos de fabricantes como Mercedes-Benz, Audi, BMW e Volvo mais próximas de novos clientes. Não que tenham se tornado carros mais baratos, mas hoje é possível encontrar, por exemplo, opções de sedãs de marcas de luxo até R$ 200 mil. Separamos quatro delas.
O sedã tem desenho bastante arrojado, mas sem perder o estilo clássico peculiar do fabricante alemão. O conjunto mecânico com motor turbo e caixa automatizada de dupla embreagem é um dos destaques - esse propulsor, a propósito, vai equipar futuramente o Nissan Kicks e o Renault Duster.
O modelo mais barato é o A200 Style - não é o mais em conta da marca no país porque tem o cupê de quatro portas CLA 180, de R$ 147.990. Mas o Classe A Sedan "de entrada" já vem com o MBUX, o sistema multimídia que inclui duas telas integradas de 7" e câmera de ré. Destaque ainda para o Assistente de Frenagem Ativo, que freia o carro sozinho para minimizar ou evitar uma colisão.
A Volvo por muito tempo foi considerada uma marca de qualidade e segurança, mas lhe era negada a entrada no Olimpo dos fabricantes de luxo. Isso mudou nos últimos anos, depois que a empresa sueca passou para as mãos da chinesa Geely e começou a ser tratada como merece. Ganhou novas plataformas, motores eficientes e mecânica apurada.
Com isso, o S60 é um dos sedãs de marcas de luxo que não devem nada aos alemães. Desde a variante Momentum, além do espaço generoso, tem motor turbo bem disposto e o aparato de segurança que é tradição na montadora. Inclusive, com itens semi-autônomos, como controle de cruzeiro adaptativo com frenagem de emergência, monitoramento de faixa e alerta de colisão frontal.
O A3 Sedan é daqueles carros bons de dirigir. Tem ótimo acerto dinâmico, não é muito grande, oferece conforto e um desempenho convincente com o motor turbo flex e a transmissão automática de seis velocidades. E é o exemplar mais barato entre os sedãs de marcas de luxo.
A configuração Prestige Plus começa em R$ 158.990 e sai de fábrica com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, faróis de xênon, sistema start/stop e sensor de ré. Porém, equipamentos de condução semi-autônoma, central multimídia mais elaborada, só como opcionais.
Outro Audi da lista de sedãs de marcas de luxo mais baratos do mercado é o A4. Com bom espaço interno e acabamento requintado, esbanja desempenho com seu motor turbinado de 190 cv em conjunto com a ágil transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas.
A Prestige é a mais em conta da linha. Tem o nível de equipamentos do A3 Sedan que citamos anteriormente, mas agrega itens como chave presencial, vetorização de torque, roda-livre, central multimídia mais completa, ar bizona, bancos de couro e wi-fi a bordo. Mas também deve bossas de condução semi-autônoma.