Por conta das fortes vendas de Polo, T-Cross e Nivus, a Volkswagen se tornou a segunda marca com maior número de emplacamentos no Brasil em 2023, relegando a Chevrolet para a terceira posição. A Fiat continua líder – e com uma boa vantagem.
Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgados nesta quarta-feira (2), a Fiat acumulou, de janeiro a julho, 251.291 unidades vendidas, o que representou 21,85% do market share – levando em consideração apenas automóveis de passeio e comerciais leves.
A Volkswagen, que teve o Polo como carro mais vendido em junho e julho, e T-Cross e Nivus como os dois SUVs mais emplacados do mês passado, atingiu a marca de 179.977 unidades vendidas, ou 15,65% de participação do mercado.
A Chevrolet, que fechou o primeiro semestre na segunda colocação, caiu para terceiro com 15,54%, com um total de 178.714 emplacamentos em 2023.
As vendas em julho também foram fundamentais para duas marcas atingirem posições interessantes no ranking das que mais vendem.
A Peugeot, por exemplo, desbancou a irmão francesa Citroën e ingressou no top 10 no acumulado do ano. Segundo a Fenabrave, a marca do leão acumulou 17.993 unidades vendidas, garantindo a 10ª posição e 1,56% de participação.
Quem também subiu e apareceu pela primeira vez no top 20 foi a chinesa Great Wall Motors (GWM). Com o SUV Haval H6, a marca chegou a 3.115 emplacamentos, o que lhe assegurou a 20ª colocação e 0,27% de participação.