Podia ser o do seu pai, avô, ou até mesmo de um tio. Mas é difícil de encontrar algum apaixonado por carros que não teve pelo menos um exemplar do Volkswagen Gol na história da família.
Prestes a se despedir do mercado depois de mais de 42 anos de sucesso, o Gol vai receber uma homenagem da Volkswagen na forma da série especial Last Edition, com produção limitada e preços que devem beirar os R$ 100 mil.
E você? Já pensou em como fazer a sua homenagem? Que tal aproveitar a deixa para comprar aquele Gol esportivo ou aquela versão rara do modelo? Confira os carros bacanas que estão disponíveis no estoque da Webmotors.
O Gol GT foi a primeira versão esportiva do hatch compacto. Além do visual invocado com rodas de liga leve de 14 polegadas, interior exclusivo, faróis auxiliares e um spoiler dianteiro, tinha sob o capô um motor 1.8 de 99 cv - potência ótima para a época.
Um anunciante de São Caetano do Sul (SP) pede R$ 45,9 mil por um GT aparentemente muito bem conservado exemplar do Gol GT, de 1986.
O vendedor não dá muitos detalhes no anúncio, mas destaca que o hatch tem 52.100 quilômetros registrados no hodômetro de cinco dígitos.
Os Gol GTI e GTS dos anos 1980 viraram objetos de desejo e valorizaram muito nos últimos anos. Tanto que é bem difícil achar um exemplar íntegro dessas versões por menos de R$ 50 mil.
Por esse motivo, me chamou a atenção um exemplar do GTS 1988, equipado com o motor 1.8 S de 99 cv, e anunciado por R$ 37,9 mil por um vendedor de São Paulo (SP).
As fotos revelam um carro bem cuidado e original, embora o vendedor seja sincero e destaque que existem algumas coisas a fazer. De qualquer forma, parece um ótimo ponto de partida para aquele projeto de restauração.
E já que estamos perto da Copa do Mundo, que tal um exemplar comemorativo da Copa de 1994? Embora tenha sido nela que a seleção brasileira garantiu o tetra, o Gol Copa daquele ano estava longe de ser uma das versões especiais mais celebradas do modelo da Volkswagen.
Mas não deixa de ter os seus encantos. Partindo da versão básica CL com o motor 1.6 AP, o Gol Copa 1994 tinha um visual incrementado com lanternas traseiras fumê, faróis de milha e aerofólio traseiro, além de rodas de 14 polegadas.
Um vendedor de São Bernardo do Campo (SP) pede R$ 30 mil por um exemplar já incrementado do modelo, com rodas de liga leve de 18 polegadas, suspensão de rosca e mecânica preparada. Uma opção interessante para os que gostam dos "quadrados" mexidos.
O Gol GTI 16V "G3" é considerado o ponto alto da linha do hatch da Volkswagen. Além do potente motor 2.0 16V de 145 cv, tem visual muito interessante e um pacote de equipamentos completo, com direito a airbag duplo e freios a disco nas quatro rodas.
O preço desse conjunto de fatores é que os GTI "G3" não são carros baratos, já que eram carros difíceis de ver na época e hoje se contam nos dedos os exemplares bem conservados e em estado original.
Um desses carros é oferecido por R$ 49,9 mil por um anunciante de São José do Rio Preto (SP). Descrito como "muito conservado e sem detalhes" pelo vendedor, o esportivo tem 164 mil quilômetros e aparenta estar bem bonito.
O Gol Vintage é, sem dúvidas, uma das séries especiais mais raras do Volkswagen. Revelada em 2011, teve apenas 30 unidades numeradas. Todas com a carroceria na cor branca com elementos na cor preta e com rodas de liga leve exclusivas.
Mas o elemento mais especial dessa série limitadíssima era a guitarra Tagima que fazia parte do pacote e podia ser ligada ao sistema de som do veículo por meio de uma entrada especial.
A extrema raridade faz com que seja possível encontrar carros pouquíssimos rodados dessa versão. O problema é o preço. Um vendedor de Vinhedo (SP) pede R$ 119,9 mil por um carro com 4.950 quilômetros. Encara ou passa?