Mesmo depois dos recentes lançamentos de modelos elétricos, a Volvo acredita que ainda tem uma certa fama de "fabricante de carros para coroas". Por isso, vai investir em um novo modelo: o EX30.
Também elétrico, o novo carro será o menor e mais barato da marca - que aposta que, assim, renovará um pouco sua clientela, ao atrair um público mais jovem.
O EX30 é um SUV compacto. Foi mostrado parcial e disfarçadamente, via teaser, durante a apresentação do irmão maior EX90 no ano passado. Agora, seu lançamento foi confirmado para o próximo mês de junho.
A Volvo diz que, apesar de ser menor que os XC40 atuais, o EX30 "terá bom tamanho, será seguro e terá boa autonomia". As palavras são do CEO da Volvo, Jim Rowan, em recente entrevista ao site australiano CarSales.
Para ele, o EX30 atrairá não só o púbico jovem que a Volvo cobiça, mas também alguns de seus próprios clientes tradicionais, que já precisam rodar muito e até desejam um carro mais compacto.
Para atrair a turma sub-20, que está comprando seu primeiro carro, a marca criará um plano de assinatura para o EX30. A previsão é de no mínimo três meses, mas podem aparecer planos mais extensos.
As especificações técnicas do EX30 ainda são um mistério, mas o carro deverá herdar alguns componentes dos XC40 - que atualmente têm autonomia para 460 km e usam bateria de 69 kWh.