A Volkswagen apresentou nesta quinta-feira, em São Paulo, a linha Pepper 2018. E ao contrário do que acontecia anteriormente, em que o visual levemente esportivo contemplava apenas o Fox, desta vez Saveiro e up! também passam a integrar a família dos ‘pseudoapimentados’. Os modelos chegam às concessionárias até o fim de julho.
Baseado na versão High up!, que deixa de existir, e equipado com o elogiado motor 1.0 TSI Flex de três cilindros de até 105 cv de potência máxima e 16,8 kgf.m de torque (transmissão manual de cinco marchas), o up! Pepper custa R$ 57.900 e chega para ocupar o coração dos órfãos da extinta versão Speed up!. Os opcionais são a pintura (R$ 1.363) e o Composition Phone (R$ 1.720).
Como diferenciais, a série oferece, por fora, rodas de liga leve de 15 polegadas diamantadas e escurecidas, teto, spoiler traseiro e teto em preto ninja, grade frontal com friso vermelho e cromado. Os espelhos retrovisores externos também ganham destaque com cor diferente ao da carroceria: vermelhos para as configurações Preto Ninja, Branco Cristal e Prata Sirius, e pretos para Vermelho Flash. E não podemos esquecer dos tradicionais adesivos que fazem alusão à configuração nas portas dianteiras e tampa do porta-malas.
Por dentro a aposta foi no revestimento preto do teto, quebra-sóis e colunas - tonalidade utilizada pela maioria dos esportivos e superesportivos. Os bancos são revestidos em couro sintético, e tanto a manopla do câmbio quanto as saídas de ar e o volante multifuncional (revestido em couro) têm detalhes em vermelho. Tudo na medida e sem exageros.
E apenas para não deixar passar, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 9,3 segundos e a velocidade máxima é de 183 km/h, quando abastecido com etanol.
O outro novato do clã Pepper é a Saveiro, que parte de R$ 67.810 na opção com cabine estendida e R$ 71.090, na cabine dupla. Por fora, as novidades são praticamente as mesmas do up! Pepper, mas com moldura das caixas de rodas em preto. Já os adesivos da série especial estão nos para-lamas dianteiros e tampa da caçamba. Destaque também para o filete preto de lanterna a lanterna no rodapé da mesma tampa. Teto pintado em Preto Ninja e os sistemas de infotainment Composition Touch (R$ 1.590) e Discover Media (R$ 2.690) são opcionais. Teto Preto Ninja e pintura metálica saem por R$ 1.400 e R$ 1.448, respectivamente.
O conjunto mecânico traz motor 1.6 de até 104 cv e transmissão manual de cinco marchas. A Saveiro Pepper está disponível em quatro cores: três sólidas (Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Flash) e uma metálica (Prata Sirius).
O ‘veterano’ Fox Pepper não foge muito das características de seus irmãos. Retrovisores externos com coloração diferente a da carroceria, rodas de liga leve de 15 polegadas (rodas de 16 polegadas com design diferenciado são opcionais), grade em colmeia com friso vermelho que remete ao Golf GTI, faróis escurecidos também com detalhe em vermelho, e adesivos que remetem à série especial espalhados estrategicamente pela carroceria.
A traseira da raposa apimentada recebeu atenção especial. O parachoque tem difusor preto e a saída de escapamento tem ponteira dupla. Teto preto e teto-solar são opcionais, assim como o sistema de infotainment Composition Media e Discover Media.
O interior trabalha com volante multifuncional revestido em couro e bancos em couro sintético com o nome da série especial costurado no banco. As saídas de ar contam com contorno em vermelho, mesmo tom aliás do painel das portas – algo que ficou bastante exagerado (poderia ter adotado a mesma filosofia discreta do up! Pepper ou da Saveiro Pepper).
Infelizmente, não será a versão Pepper que garantirá ao Fox o motor 1.0 TSI. No entanto, também não terá o fraco 1.6 da Saveiro. Para a raposa, o propulsor será o 1.6 MSI de até 120 cv de potência. A transmissão pode ser manual de seis marchas (R$ 61.090) ou automatizada I-Motion (R$ 64.490), de cinco velocidades. Controles de tração e estabilidade são de série, também.