CARDE: um museu como você nunca viu antes

Prestes a ser inaugurado em Campos do Jordão (SP), espaço conta a história do Brasil através dos automóveis

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. CARDE: um museu como você nunca viu antes
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O caro leitor já deve ter visto e lido sobre muitos museus de automóveis. Talvez até já tenha visitado alguns. Mas agora surge, aqui no Brasil, um novo museu que é diferente de tudo o que já se viu.

Chama-se CARDE e fica em Campos do Jordão (SP), tradicional destino dos paulistanos que curtem friozinho, vinho e boa gastronomia. Agora eles - e todos os que curtem automóveis - têm mais um motivo para visitar a cidade.

CARDE é uma sigla para Carros, Arte, Design e Educação. E a proposta do novo museu é o que o torna absolutamente diferente: narrar a história do Brasil por meio dos automóveis.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Parte da Fundação presidida por Lia Maria Aguiar, uma das três filhas de Amador Aguiar (1904-1991), fundador do Bradesco, o CARDE tem curadoria de vários especialistas, como da professora Heloísa Starling, de história, do professor Felipe Scovino, de arte, e de Carlos Castilho, de história e design automotivo. Já a curadoria da história automotiva é de João Pedro Gazineu. Na exposição, estão automóveis adquiridos pela fundação - inclusive do famoso colecionador Og Pozzoli (1930-2017) - e da coleção particular de Luiz Goshima, que também é diretor da instituição

Já na entrada, uma curiosidade: lado a lado, tratores fabricados pela Lamborghini e pela Porsche
Crédito: Roberto Dutra
toggle button

O museu fica em uma linda área de 200 mil m², cheia de araucárias, e tem imponentes 6 mil m² de área construída. O acervo rotativo inclui 100 automóveis históricos - selecionados entre 500! -, que ilustram o desenvolvimento cultural, político e econômico do país no século 20.

Os carros estão expostos em nove "salas" compartimentadas, porém interligadas, onde o visitante encontra também monitores touchscreen, hologramas e aparatos de luz e som que intensificam a contemplação dos veículos com uma experiência sensorial diferenciada.

Vai uma corrida aí? Num ponto de táxi cenográfico, eis o Renault Teimoso - versão simples do Gordini
Crédito: Roberto Dutra
toggle button

O projeto dos ambientes foi feito pelo renomado artista plástico, decorador, cenógrafo e arquiteto Gringo Cardia e equipe. Sim, ficou fascinante e vale cada minuto da visita.

As salas são temáticas. Há a que mostra Carros Governamentais, a da história do Automobilismo Brasileiro e a dos Visionários Brasileiros, entre outras. Nessa última, justo destaque para João Augusto Conrado do Amaral Gurgel.

Impossível eleger o mais fascinante!

São tantos automóveis emblemáticos que é impossível escolher um favorito. Estão lá, entre muitos outros:

O Willys Itamaraty em versão alongada, com o enorme entre-eixos de 3,45 m
Crédito: Roberto Dutra
toggle button

  • Um Willys Itamarati série especial com carroceria desenvolvida com a Karmann Ghia e produzida pela Willys-Overland do Brasil. Lançado em 1966 no 5º Salão do Automóvel de São Paulo, tinha motor de seis cilindros e 132 cv, 3,45 m de entre-eixos e serviu ao governo de São Paulo.
  • O Gurgel Itaipu E-400 foi uma espécie de precursor dos carros elétricos
    Crédito: Roberto Dutra
    toggle button

    • Um Gurgel Itaipu E-400, legítimo precursor dos carros elétricos tão em voga hoje em dia. Apresentado em 1981, tinha motor Villares de 10 kW e 12 baterais de 12 Volts para rodar entre 80 e 100 quilômetros com cada carga, a uma velocidade máxima de 80 km/h.
    • O acesso à cabine da Romi Isetta 300 De Luxe era feito por uma porta frontal
      Crédito: Roberto Dutra
      toggle button

      • Uma Romi-Isetta 300 De Luxe, modelo considerado o primeiro automóvel de passeio fabricado em série no Brasil. A produção começou em 1956, em Santa Bárbara D´Oeste (SP), e o minicarro tinha porta dianteira, motor BMW e consumo médio de 25 km/l. Foam feitas cerca de 3 mil unidades até 1961, quando saiu de linha.
      • O Willys Interlagos Berlineta nº 22 da Equipe Willys foi pilotado pela lenda Bird Clemente
        Crédito: Roberto Dutra
        toggle button

        • Dois Willys Interlagos Berlineta da equipe Willys. São as versões de competição do modelo de rua, que por sua vez é a versão brasileira do Renault Alpine A108. A equipe Willys dominou o automobilismo brasileiro nos anos 1960, venendo provas como as 500 Milhas de Porto Alegre e os 500 quilômetros de Interlagos. Passaram pela equipe nomes como Emerson e Wilson Fittipaldi, José Carlos Pace e Bird Clemente. Com Bird ao volante, o carro nº 22 foi o primeiro carro brasileiro a vender uma prova no exterior - as 200 Milhas de El Pinar, no Uruguai, em 1964.
        • O Lincoln Model K 7 Passenger Touring transportou várias celebridades
          Crédito: Roberto Dutra
          toggle button

          • Um Lincoln Model K 7-Passenger Touring de 1938, que só teve cinco unidades desta configuração produzidas naquele ano. O carro da exposição foi encomendado por Adhemar de Barros, ex-governador de São Paulo, e transportou Getúlio Vargas, Charles de Gaulle, Papa João Paulo II e a Rainha Elisabeth II.
          • Uma das joias da exposição, o Hispano Suiza 30-40 Hp Series 95 foi fabricado em 1911
            Crédito: Roberto Dutra
            toggle button

            • Um Hispano-Suiza 30-40 HP Series 95 fabricado em 1911 (sim, isso mesmo: há 113 anos!), na Espanha, que foi encontrado pelo colecionador Roberto Lee nos fundosde uma oficina no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Pertencia ao mecânico Sr. Gatti desde os anos 1920.
            • Imponente e lindo, o Duesenberg Model J Limousine 1 de 1930 tem motor de 265 cv de potência
              Crédito: Roberto Dutra
              toggle button

              • Um incrível Duesenberg Model J Limousine de 1930, que tem motor de oito cilindros em linha, 6,9 litros e 265 cv de potência. Além disso, sua carroceria é exclusiva, feito pela encarroçadora Willoughby, de Utica, Nova Iorque.
              • O chamativo Cord L 29 Cabriolet não fez muito sucesso em sua época, mas hoje é impressionante
                Crédito: Roberto Dutra
                toggle button

                • Um exótico Cord L-29 Cabriolet na cor vermelha. O mdoelo só foi comercializado entre 1929 e 1932, pois não fez lá grande sucesso por ser mais caro e menos potente que seus concorrentes da época, mas hoje é um dos carros mais impressionantes da exposição
                • Quase uma carroça sem cavalos, o Cadillcac Model M Coupe foi construído há 117 anos
                  Crédito: Roberto Dutra
                  toggle button

                  • Um Cadillac Model M Coupe, que é totalmente diferente do que nos acostumamos a ver e pensar quando imaginamos um Cadillac: construído em 1907 - portanto, há 117 anos -, é quase uma carroça sem cavalos. O motor é monocilíndrico e gera 10 cv de potência. O nome homenageia o fundador da cidade de Detroit, Antoine de la Mother Cadillac
                  • Quem não se lembra do Aston Martin DB85 sendo dirigido pelo agente 007 James Bond?
                    Crédito: Roberto Dutra
                    toggle button

                    • Um Aston Martin DB5, que é considerado o mais belo carro já feito pela marca. É um dos Aston Martin que ficaram famosos nos filmes do agente britânico 007, James Bond, e teve apenas 1.059 unidades produzidas
                    • Atrações complementares

                      Além de tudo isso, o ambiente é ornado por obras de arte de nomes brasileiros famosos como Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Djanira da Motta, Franz Krajcberg e Vick Muniz, entre outros.

                      Além da exposição dos automóveis em todo esse contexto, o CARDE também promove ações educativas e sociais, como um pioneiro curso de restauração de carros antigos.

                      O CARDE será aberto para o público no próximo dia 28 de novembro. Os ingressos custarão R$ 120 por pessoa. Informações: www.carde.org.br ou contato@carde.org

                      Serviço:

                      CARDE

                      Abertura para o público: 28/11/2024

                      Ingressos: R$ 120

                      Local: Rua Benedito Olímpio Miranda nº 280 - Bairro Alto da Boa Vista - Campos do Jordão (SP)

                      Site (em construção): carde.org

                      E-mail: contato@carde.org

                      Instagram: @carde.museu

                      Telefone: (12) 3512-3547

                       

                      Comentários