O caro leitor já deve ter visto e lido sobre muitos museus de automóveis. Talvez até já tenha visitado alguns. Mas agora surge, aqui no Brasil, um novo museu que é diferente de tudo o que já se viu.
Chama-se CARDE e fica em Campos do Jordão (SP), tradicional destino dos paulistanos que curtem friozinho, vinho e boa gastronomia. Agora eles - e todos os que curtem automóveis - têm mais um motivo para visitar a cidade.
CARDE é uma sigla para Carros, Arte, Design e Educação. E a proposta do novo museu é o que o torna absolutamente diferente: narrar a história do Brasil por meio dos automóveis.
Parte da Fundação presidida por Lia Maria Aguiar, uma das três filhas de Amador Aguiar (1904-1991), fundador do Bradesco, o CARDE tem curadoria de vários especialistas, como da professora Heloísa Starling, de história, do professor Felipe Scovino, de arte, e de Carlos Castilho, de história e design automotivo. Já a curadoria da história automotiva é de João Pedro Gazineu. Na exposição, estão automóveis adquiridos pela fundação - inclusive do famoso colecionador Og Pozzoli (1930-2017) - e da coleção particular de Luiz Goshima, que também é diretor da instituição
O museu fica em uma linda área de 200 mil m², cheia de araucárias, e tem imponentes 6 mil m² de área construída. O acervo rotativo inclui 100 automóveis históricos - selecionados entre 500! -, que ilustram o desenvolvimento cultural, político e econômico do país no século 20.
Os carros estão expostos em nove "salas" compartimentadas, porém interligadas, onde o visitante encontra também monitores touchscreen, hologramas e aparatos de luz e som que intensificam a contemplação dos veículos com uma experiência sensorial diferenciada.
O projeto dos ambientes foi feito pelo renomado artista plástico, decorador, cenógrafo e arquiteto Gringo Cardia e equipe. Sim, ficou fascinante e vale cada minuto da visita.
As salas são temáticas. Há a que mostra Carros Governamentais, a da história do Automobilismo Brasileiro e a dos Visionários Brasileiros, entre outras. Nessa última, justo destaque para João Augusto Conrado do Amaral Gurgel.
São tantos automóveis emblemáticos que é impossível escolher um favorito. Estão lá, entre muitos outros:
Além de tudo isso, o ambiente é ornado por obras de arte de nomes brasileiros famosos como Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Djanira da Motta, Franz Krajcberg e Vick Muniz, entre outros.
Além da exposição dos automóveis em todo esse contexto, o CARDE também promove ações educativas e sociais, como um pioneiro curso de restauração de carros antigos.
O CARDE será aberto para o público no próximo dia 28 de novembro. Os ingressos custarão R$ 120 por pessoa. Informações: www.carde.org.br ou contato@carde.org
CARDE
Abertura para o público: 28/11/2024
Ingressos: R$ 120
Local: Rua Benedito Olímpio Miranda nº 280 - Bairro Alto da Boa Vista - Campos do Jordão (SP)
Site (em construção): carde.org
E-mail: contato@carde.org
Instagram: @carde.museu
Telefone: (12) 3512-3547