Você já viu aqui no WM1 uma série de matérias culturais sobre carros ligados à arte, principalmente a filmes ou a músicas. Falamos sobre músicas com nomes automotivos, canções nacionais sobre automóveis e até sobre carros famosos do cinema.
Publicamos até uma lista com dez longas-metragens ligados ao assunto para assistir em casa.
São provas de que o universo automotivo é frequentemente conectado ao cultural - você já viu, por exemplo, os personagens do filme "Carros" na vida real?
Pois hoje vamos mudar o foco e mostrar o contrário: cinco automóveis ou versões especiais de carros criados para homenagear filmes ou séries. Lembra de algum outro? Deixe no campo de comentários!
Atenção: nossa lista vai mostrar automóveis que surgiram antes, durante e depois do lançamento do filme - como o superesportivo do Pantera Negra, logo abaixo, que foi utilizado nas gravações e depois virou uma série especial do cupê Lexus LC500.
Se você curte o belíssimo cupê azul que vemos no primeiro filme do herói - nas cenas em que sua irmã guia o veículo na Coreia do Sul (remotamente de Wakanda, por meio de uma versão holográfica do automóvel, tudo graças à tecnologia de vibranium) -, boa notícia: ele existe de verdade.
Trata-se de um Lexus LC 500, vendido em série pela marca de luxo japonesa. Foram 100 unidades no total, todas vendidas em 2018, ano de lançamento do filme.
O superesportivo é equipado com motor V8 5.0 a gasolina de 478 cv e 55 kgf.m de torque e câmbio automático de dez marchas. A única diferença é que o carro real, claro, não tem as modificações de vibranium.
O filme policial de 1968 com Steve McQueen é histórico na vida do muscle car norte-americano. No longa, o protagonista utiliza um Mustang GT daquele mesmo ano na cor verde, adaptado para as filmagens - com grade frontal pintada de preto, pintura desgastada e motor mais potente, capaz de emitir um ronco mais grave que o original.
O carro se transformou em um veículo histórico e emblemático por causa do longa-metragem. Como resposta, o "troco" da Ford foi lançar uma edição do Mustang de geração anterior em homenagem ao filme, em 2018, chamada... Bullitt. O modelo mais novo tem câmbio manual (uma caixa Tremec de seis marchas), painel retrô em reverência ao clássico e motor V8 de 481 cv.
Como surgiram esses 15 cv a mais (o Mustang GT original tinha 466 cv)? Simples: o motor recebeu o coletor de admissão do Shelby GT350 e uma nova entrada de ar para ganhar a potência extra. Com isso, a velocidade máxima também aumentou em 13 km/h, para 263 km/h.
Curiosamente, essa não foi a primeira vez que a marca apresentou uma versão para homenagear o filme - na realidade, a prática da fabricante norte-americana acontece desde 2001, quando a empresa elaborou pela primeira vez uma versão inspirada no clássico modelo de "Bullitt".
A saga intergaláctica da franquia Star Wars é um verdadeiro fenômeno dentro do mundo automotivo - em 2020, por exemplo, a Yamaha lançou duas versões especiais do scooter NMax inspiradas em personagens da obra de George Lucas.
Acredite: o histórico de carros que homenageiam a série de filmes é gigante. Toyota, BMW, Mazda, Volkswagen e Honda são empresas do setor automobilístico que já fizeram alguma condecoração à obra.
Mas para nossa lista selecionamos um pacote de personalização visual que a Nissan criou para o crossover Juke, no Japão, em 2013: o Stormtrooper (o tradicional soldado do império galáctico). Veja a imagem abaixo e entenda a homenagem.
O carro-conceito abaixo, chamado Vision AVTR, foi inspirado no filme Avatar, obra cinematográfica de James Cameron, e apresentado por ele mesmo na CES de 2020.
De acordo com a Mercedes, o modelo nasceu para "remodelar o conceito de luxo moderno". Além disso, muita coisa nele segue a filosofia de homem conectado à natureza apresentada pelo filme.
Tudo no supercarro é pensado de forma artesanal e individual: desenho futurista, equipamentos de última geração, superfícies que interagem com os ocupantes, rodas que se movimentam para os lados (e não só para a frente), formatos orgânicos e até materiais veganos. Para se ter ideia, o carro sequer tem volante, já que, na teoria, seria - ou será - totalmente autônomo
Por isso não houve, até hoje, informações de motor, câmbio etc. Como falamos no lançamento, o protótipo é o estudo do que a Mercedes imagina para o futuro, portanto dados técnicos não existem.
Não podia faltar em nossa lista, obviamente, a relação de amor e confiança que o agente secreto 007 tem com os carros da Aston Martin. Depois de tanto utilizar modelos da marca britânica nas histórias de seus filmes - foram quatro grande aparições em 25 episódios da série -, nada mais justo que a empresa criar versões para homenagear Bond, James Bond.
Apesar de já ter feito isso algumas vezes, a Aston mostrou em 2020 uma nova reverência ao agente: versões exclusivas do Vantage e do DBS Superleggera vendidas pela divisão "Q" - de automóveis especiais feitos à mão - da empresa.
O primeiro foi inspirado no modelo Vantage V8 original, de 1987, do filme Marcado Para a Morte. Tem motor V8 e só 100 unidades. Já o DBS Superleggera, menos ainda: apenas 25 carros foram feitos com as mesmas especificações do Vantage V8 - cada um com acabamento em fibra de carbono e rodas de 21 polegadas, também em referência ao modelo original, utilizado no filme de 1987.
O cliente que quis um deles precisou pagar caro: o Vantage 007 Edition custava aproximadamente R$ 1,14 milhão na Inglaterra (valor em conversão direta de Libras para Real, sem taxas de importação ou impostos) e o DBS Superleggera 007 Edition não saiu por menos de R$ 2 milhões (também no preço local do Reino Unido).