Em 2018, o Ford Territory deu as caras no Brasil apenas como visitante, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Agora, ele chega para ficar: o utilitário esportivo que está posicionado entre o EcoSport e o Edge foi lançado hoje no Brasil. Ele virá em apenas duas versões (SEL de R$ 165.900 e Titanium, de R$ 187.900). O objetivo é bem claro: rivalizar com Jeep Compass e Volkswagen Tiguan AllSpace.
E o WM1 já testou o Ford Territory. Para saber como ele anda, assista ao vídeo abaixo. Daqui a pouco você também terá o teste completo aqui no canal de notícias da Webmotors!
Desenvolvido na China, o Ford Territory chegará com apenas uma opção de motorização - por sinal, bem diferente das dos rivais. O motor 1.5 turbo rende 150 cv de potência máxima e 22,9 kgf.m de torque e é sempre aliado a uma transmissão do tipo CVT, que simula oito velocidades.
Segundo a Ford, esse conjunto rende ao SUV aceleração ligeiramente mais lenta que seus principais rivais: 11,8 segundos para chegar aos 100 km/h. Com objetivo de ser 100% urbano, o Territory não tem opção de tração integral. Já o consumo de combustível fica na casa dos 9,2 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.
Já no espaço, o Territory promete não deixar a desejar. Além dos 4,58 metros de comprimento, ele tem bons 2,71 metros de entre-eixos. Porém, o porta-malas não é dos maiores: são apenas 348 litros de capacidade. Com os bancos traseiros rebatidos, o volume passa para 693 litros. Apesar do grande porte, e diferentemente do Tiguan AllSpace, o Territory não tem versão para 7 passageiros.
Com estes predicados, dá para dizer que a Ford aposta no pacote de tecnologias para convencer os consumidores a levar o novo modelo para casa. De série, todas as versões chegam com seis airbags, faróis e luzes de condução diurnas de LED, faróis de neblina, teto solar panorâmico elétrico, ar-condicionado (sempre digital porém com apenas 1 zona) e central multimídia de 10,1 polegadas.
Com essa tela, o Territory passa a ser o primeiro carro da montadora a oferecer o sistema Apple CarPlay sem a necessidade de conectar o cabo USB para acessar as funções do iPhone - apenas o Bluetooth basta. Há, também, Android Auto, mas, neste caso, é preciso cabear o USB.
Já a versão topo de linha tem os principais diferenciais quando o assunto é tecnologia. Isso porque ela ganha quadro de instrumentos digital de 10 polegadas (resolução 1920 x 720 HD), sistema park assist, câmeras 360 graus, carregamento do celular por indução, banco do motorista com ajustes elétricos, além de aquecimento e resfriamento dos dois bancos dianteiros.
A cereja do bolo fica com o pacote de recursos de assistência ao motorista, que também é de série na Titanium. Ele inclui monitoramento de ponto cego, alerta de mudança involuntária de faixa, sistema de frenagem de emergência e sistema ACC com Stop & Go.
Também são diferenciais do Territory topo de linha o teto pintado de preto, o revestimento de couro na cabine e as rodas de liga leve com aros de 18 polegadas (na versão de entrada, elas têm 17").
A central multimídia de 10,1 polegadas permite ao motorista fazer os ajustes do sistema de som, acessar as configurações do carro, utilizar o Apple CarPlay ou Android Auto e regular o sistema de ar-condicionado.
Para ajustar a tela a cada um desses diferentes usos, o motorista pode utilizar um recurso inédito na categoria. Trata-se de uma divisão da tela em quatro quadrantes. Isso permite aos passageiros ver quatro telas de uma só vez. Porém, também é possível aumentar uma das telas. As outras três, por sua vez, diminuem e têm as funções adaptadas para o novo tamanho de exibição.
O Territory também será o primeiro modelo da Ford brasileira a oferecer um recurso de conectividade do carro com o celular do motorista. Para isso, é preciso instalar o app FordPass Connect, que será gratuito no primeiro ano de uso.
Pelo aplicativo, é possível ligar o motor e o ar-condicionado remotamente, conferir a localização onde o carro foi estacionado, ser alertado caso o alarme seja acionado, checar o nível de combustível e pressão dos pneus, além de agendar uma revisão. Porém, a Ford ainda não definiu o valor que cobrará por esse serviço a partir do segundo ano de uso do SUV.
O custo das três primeiras promete ser um pouco mais barato neste modelo em relação aos principais concorrentes. Segundo a Ford, a primeira irá custar R$ 559, a segunda sairá por R$ 469 e a terceira será tabelada em R$ 355. Assim, o total das 3 primeiras revisões fica em R$ 1.383.
O Territory será vendido em seis opções de cores, todas sem custos adicionais: vermelho Vermont, preto Toronto, azul Santorini, marrom Roma e prata Maiorca, além do branco das fotos.
A Ford oferece para os clientes do Territory a opção de blindagem pela empresa Leandrini Blindagens. A promessa é de uma proteção nível 3-A com vidros AGP B33, que manterá a garantia de três anos do SUV. Além disso, são anos de garantia para o material utilizado na blindagem. Por fim, será possível incluir o valor da proteção extra nas parcelas do financiamento do SUV.
Os primeiros 250 interessados a fechar a compra do novo Territory entre 7 e 31 de agosto ganharão as três primeiras revisões grátis, um ano de seguro e receberão o carro em casa, entregue pela Ford.